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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEG - 2016)Número Original: 49Código: 9578082

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Epistemologia da Sociologia.g
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Questão de Vestibular - UEG 2016
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Karl Marx e Emile Durkheim são considerados autores clássicos da sociologia. Ambos discutiram a questão das representações. A esse respeito, tem-se o seguinte: a) para Marx, as representações são sempre verdadeiras, tais como a religião e as ideologias vigentes. oO para Marx, as representações são expressões, falsas ou verdadeiras, das relações sociais. O ) para Durkheim, as representações coletivas são categorias inatas do pensamento tal como Kant as concebeu. O para Durkheim, as representações coletivas são sempre falsas, tais como o totemismo e a religião.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Epistemologia da Sociologia.g

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Questões Parecidas

1(UFU - 2022)Número Original: 84Código: 12917824

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Debates sociológicos sobre as influências de Durkheim nos trabalhos e pesquisas dos sociólogos do século XX .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Ao analisar os sistemas de classificação que garantem a preeminência da mão direita, o sociólogo Robert Hertz, aluno de Durkheim, afirma: Portanto, não é porque seja fraca, ou sem poder, que a mão esquerda é desprezada: o contrário é verdade. Esta mão é submetida a uma verdadeira mutilação, que apesar disso não é marcada porque afeta a função e não a forma externa do órgão, porque é fisiológico e não anatômica. Os sentimentos de um canhoto, numa sociedade atrasada, são análogos àqueles de um homem não circuncisado em sociedades nas quais a circuncisão é lei. O fato é que não se aceita ou se cede à desteridade como uma necessidade natural: ela é um ideal ao qual todos precisam conformar-se e o qual a sociedade nos força a respeitar por meio de sanções positivas. HERTZ, Robert. A preeminência da mão direita: um estudo sobre a polaridade religiosa. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 6, p. 99-127, 1980. Essa passagem demonstra a influência da teoria de Durkheim, considerando que Robert Hertz, autor do trecho, A) leva em conta o papel da coerção social como força originada pela livre associação entre indivíduos. B) denuncia o caráter arbitrário e preconceituoso dos fatos sociais, causador da anomia social. C) alinha-se à ideia de que os valores e representações sociais podem ser analisados objetivamente, a partir da dinâmica social. D) concebe a vida social como uma entidade superior e perfeita, embora subordinada à dimensão biológica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFU - 2022)Número Original: 85Código: 12917825

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Conceitos sociológicos sobre a produção humana no modo de produção capitalista na obra de Karl Marx .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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O futuro terá menos empregos e mais trabalho [...]. Com o passar dos anos, os vínculos empregatícios começam a ser desfeitos, abrindo espaço para outras formas de gerar renda que não exigem presença física do funcionário. [...] Formatos tradicionais serão substituídos por contratos esporádicos e temporários, em que o vínculo entre as partes se encerra após a entrega. O expert pode trabalhar em dois, três lugares diferentes participando de projetos distintos. RODRIGUES, Robson G. Tecnologias alteram modelos de trabalho, que passam a ser mais flexíveis. Correio Braziliense, 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2022. Temos de reconhecer que nosso trabalhador sai do processo de produção diferente de quando nele entrou. [...] O contrato pelo qual ele vende sua força de trabalho ao capitalista prova — por assim dizer, põe o preto no branco — que ele dispõe livremente de si mesmo. Fechado o negócio, descobre-se que ele não era “nenhum agente livre”, que o tempo de que livremente dispõe para vender sua força de trabalho é o tempo em que é forçado a vendê-la, que, na verdade, seu parasita não o deixará “enquanto houver um músculo, um nervo, uma gota de sangue para explorar”. MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. Livro I. p. 373-374. A partir da comparação entre a notícia sobre o avanço do modelo de trabalho flexível e as considerações de Marx acerca da posição do trabalhador no mercado capitalista, é correto concluir que, na perspectiva marxista, A) a liberdade de escolha do local em que se realiza o trabalho impede a alienação em relação ao que é produzido. B) as formas flexíveis de trabalho podem aumentar a jornada de trabalho ao eliminarem a distinção entre tempo livre e tempo de trabalho. C) as novas tecnologias possibilitaram a flexibilização da jornada de trabalho, valorizando os direitos trabalhistas. D) os novos modelos de trabalho resolvem a contradição entre trabalho e lazer.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFU - 2022)Número Original: 86Código: 12917826

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações sociológicas sobre o conceito de dominação no pensamento de Max Weber .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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O princípio carismático de legitimidade, interpretado em seu sentido original como autoritário, pode ser reinterpretado como antiautoritário, pois a vigência efetiva da autoridade carismática repousa, na realidade, inteiramente sobre o reconhecimento dos dominados condicionado por ratificação [...]. WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos de sociologia compreensiva. Brasília: Unb, 1994. v. 1. p. 176. Essa análise sobre a relação entre carisma e democracia reflete a preocupação de Max Weber em A) definir a coerção social e a racionalidade como fundamentos de toda forma de poder. B) provar como a burocracia em regimes democráticos nega qualquer crença como fundamento da dominação. C) demonstrar como o autoritarismo se torna legítimo ao se basear exclusivamente no controle violento dos dominados. D) apresentar como toda forma de dominação necessita de uma justificativa para se legitimar entre os dominados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UECE - 2023)Número Original: 33Código: 12798193

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Fundamentos teóricos sobre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica no pensamento sociológico de Émile Durkheim .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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O conceito de solidariedade em Durkheim significa a maneira como as sociedades estabelecem as funções de cada indivíduo e de cada instituição e é o que faz manter a coesão social. Para Durkheim, as sociedades tradicionais são caracterizadas pela organização de um tipo de solidariedade denominada “mecânica”, e as sociedades modernas organizam- se sob a forma de uma solidariedade chamada “orgânica”. Nas sociedades de solidariedade mecânica, os indivíduos vivem de maneira semelhante e, geralmente, ligados por crenças e sentimentos comuns. Existe, nesse tipo de solidariedade, maior consciência coletiva, menos complexidade na divisão do trabalho, mais proximidade entre os seus membros e mais controle sobre as condutas de todos. Diferentemente, nas sociedades de solidariedade orgânica — típicas do mundo moderno —, são muitas as funções e as atividades de indivíduos e instituições sociais, e isso provoca mais complexidade na divisão do trabalho e, assim, o desenvolvimento de menos consciência coletiva e mais isolamento individual. O que mantém coesas as sociedades modernas é a grande interdependência entre as atividades dos membros dessas sociedades. Partindo do exposto, marque a alternativa correta. A) Nas sociedades de solidariedade mecânica, as normas e os costumes morais são mais relaxados, o que incentiva mais individualização. B) Nas sociedades de solidariedade orgânica, a forma como acontece a divisão social do trabalho é que mantém a coesão entre seus membros. C) Nas sociedades modernas com mais divisão do trabalho, há mais coletividade e é maior o grau de controle social sobre cada indivíduo. D) Agrande interdependência das funções divididas de cada membro das sociedades tradicionais é o principal elemento de coesão social.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UECE - 2023)Número Original: 34Código: 12798196

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Considerações sociológicas sobre o conceito de dominação no pensamento de Max Weber .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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De acordo com Max Weber, a dominação é a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato e se funda em motivos de submissão por parte dos dominados. Em outros termos, quando se obedece a uma ordem ou a um mandato, se reconhece como certas as razões da dominação, e ela se torna, assim, legítima. Existem, para Weber, três tipos puros de dominação: a tradicional, a carismática e a racional-legal. A primeira tem nos costumes o princípio legítimo de dominação; a segunda embasa sua legitimidade em dotes e qualidades pessoais; a terceira carrega a marca da impessoalidade, das leis e do pensamento racional como princípios básicos. Exemplos desse último de dominação legítima são as exercidas pelo Estado de Direito e pelas empresas modernas. Partindo do exposto, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. () O tipo de dominação própria do Estado de Direito é denominada de Racional-Legal, uma vez que é exercida em virtude de regras e de estatutos. () | Asformas de dominação estatal e empresarial estão baseadas na crença das qualidades pessoais extraordinárias de uma ou mais pessoas. () A tipificação da dominação que possui caráter comunitário, sendo a sua legitimidade embasada nos costumes, é dita como tradicional. () O princípio de legitimidade da dominação estatal é impessoal, e a obediência está em relação à regra estatuída, e não a uma personalidade. A sequência correta, de cima para baixo, é A) V,F,V,E. B) EV, EV. CO) V,V,F, F. D) V,F,V,V.


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