Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEG - Epistemologia da Sociologia.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Epistemologia da Sociologia.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEG - 2016)Número Original: 49Código: 9578082

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Epistemologia da Sociologia.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2016
Exibir texto da questão

Karl Marx e Emile Durkheim são considerados autores clássicos da sociologia. Ambos discutiram a questão das representações. A esse respeito, tem-se o seguinte: a) para Marx, as representações são sempre verdadeiras, tais como a religião e as ideologias vigentes. oO para Marx, as representações são expressões, falsas ou verdadeiras, das relações sociais. O ) para Durkheim, as representações coletivas são categorias inatas do pensamento tal como Kant as concebeu. O para Durkheim, as representações coletivas são sempre falsas, tais como o totemismo e a religião.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEG - 2018)Número Original: 49Código: 9578561

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Fundamentos teóricos das relações entre as religiões com a racionalização da vida econômica e o desenvolvimento do capitalismo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2018
Exibir texto da questão

O sociólogo Max Weber desenvolveu estudos sobre a ética protestante e o espírito do capitalismo. A esse respeito tem-se o seguinte: a) a tentativa de constituir uma ciência da sociedade promoveria um processo de pesquisa multidisciplinar e não especializado e por isso Weber concebia a economia como determinante da cultura e o capitalismo determinante do protestantismo. o processo de racionalização era o fio condutor da análise do capitalismo ocidental por parte de Weber e por isso ele analisou o papel da ética protestante, que apontaria um primeiro momento de racionalização na esfera religiosa. Weber considerava que as ideias dominantes eram as ideias da classe dominante, que, na modernidade, era a classe capitalista, e por isso a ética protestante desenvolvida pelos comerciantes gerou o espírito do capitalismo. a inspiração na dialética idealista hegeliana fez com que Weber focalizasse a questão cultural e desenvolvesse um determinismo cultural segundo o qual o modo de produção capitalista seria produto do protestantismo. a concepção weberiana surgiu a partir de uma síntese da filosofia kantiana e marxista e por isso ele focaliza o processo de formação do capitalismo ao lado do desenvolvimento do protestantismo e do apriorismo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEG - 2019)Número Original: 50Código: 9632435

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Teorias sociológicas clássicas sobre as sociedades e o desenvolvimento do Estado .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2019
Exibir texto da questão

A sociedade moderna é perpassada por conflitos sociais. Os pensadores clássicos da Sociologia desenvolveram um conjunto de ideias que contribuem para a interpretação desses conflitos. Em relação à interpretação dos sociólogos clássicos a respeito dos conflitos sociais, nota-se que a) b) Cc) d) Emile Durkheim considera que os conflitos sociais expressam as desigualdades entre grupos sociais que atuam em trabalhos distintos e nao cooperam entre si. Max Weber considera que os conflitos sociais expressam uma situação de anomia social, ao passo que a sua ausência expressa um estado de solidariedade. Pierre Bourdieu considera que os conflitos sociais expressam um processo de racionalização da sociedade no qual a burocracia e a racionalidade se generalizam. Karl Marx considera que os conflitos sociais expressam lutas entre classes sociais que se encontram em antagonismo diante das relações sociais de produção. Karl Mannheim considera que os conflitos sociais expressam uma relação natural entre dominantes e dominados que perpassa toda a história da humanidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEG - 2021)Número Original: 52Código: 11760140

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões com causas ou consequências (sociologia) Teorias sociológicas sobre a passagem da sociedade feudal para a capitalista nas obras do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2021
Exibir texto da questão

Um dos aspectos importantes na constituição da Sociologia enquanto ciência no século XIX foi o debate acerca das transformações pelas quais a sociedade estava passando naquele período. Com isso, autores considerados clássicos desta ciência, Karl Marx (1818-1883), Émile Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920), desenvolveram distintas concepções acerca da passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista. Desse modo, verifica-se o seguinte: a) b) d) Para Karl Marx, a sociedade passa de um modelo baseado na solidariedade mecânica — pautado pela similaridade de funções — para um modelo baseado na solidariedade orgânica — em que a sociedade é como um organismo em que cada órgão possui uma função específica. A transformação social expressa, para Émile Durkheim, a tomada do poder da burguesia em relação à nobreza, em um processo de conflitos sociais que envolveu a importante atuação da nascente classe proletária. Max Weber considera que, na sociedade capitalista, em detrimento da sociedade feudal, os papéis sociais de cada indivíduo são diferentes entre si, estabelecendo uma interdependência mútua que tem como consequência a coesão social. Émile Durkheim considera que a reforma protestante é um elemento importante para a compreensão da passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista, enfatizando a assimilação do “espírito do capitalismo” pelos valores da religião reformada. Karl Marx considera que a passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista envolveu um processo de revolução social, em que a burguesia se consolidou como nova classe dominante em detrimento da nobreza.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEG - 2022)Número Original: 51Código: 11760207

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões de identificações (Sociologia) Pensadores que estiveram envolvidos com o surgimento e desenvolvimento da Sociologia a partir do século XIX .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2022
Exibir texto da questão

A Sociologia é uma ciência que surgiu a partir da necessidade de compreender as questões sociais no processo de passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista. Neste processo, diversos pensadores desenvolveram ideias que foram se desdobrando até que no século XIX a Sociologia se consolidou como ciência. Dois dos autores clássicos da Sociologia são considerados os principais responsáveis pela institucionalização desta ciência em seus países, ao estabelecerem um objeto de estudo próprio, ou seja, um tema de estudos que particularizava a Sociologia em relação às demais ciências existentes na época. Esses pensadores, seus países e o objeto de estudos próprio da Sociologia foram respectivamente: a) Karl Marx (1818-1883): Alemanha, relações sociais; e Sigmund Freud (1856-1939): Áustria, inconsciente. b) Émile Durkheim (1858-1917): França, fatos sociais; e Max Weber (1864-1920): Alemanha, ação social. c) Charles Fourier (1772-1837): França, cooperativismo; e Louis Blanc (1811-1882): Espanha, associações. d) Robert Owen (1771-1858): Inglaterra, socialismo utópico; e Auguste Comte (1798-1857): França, positivismo. e) Saint-Simon (1760-1825): França, sansimonismo; e Herbert Spencer (1820-1903): Inglaterra, estática e dinâmica social.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?