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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2011)Número Original: 5Código: 9625

Discursivo

Cadeias Alimentares Poluição (Ecologia) (Biologia) Relações Ecológicas (Biologia) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - UERJ 2011
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Alguns seres vivos, em especial animais situados no topo da cadeia alimentar, podem acumular algumas substâncias tóxicas em decorrência de sua alimentação Indique o principal motivo da ocorrência do processo de bioacumulação dessas substâncias Explique, ainda, por que as concentrações de substâncias tóxicas tendem a ser maiores em animais pertencentes a níveis tróficos superiores.


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Cadeias Alimentares - Poluição (Ecologia) (Biologia) - Relações Ecológicas (Biologia) - Populações (Ecologia) (Biologia)

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Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 2Código: 14185

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Cadeias Alimentares Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Ao observar as comunidades aquáticas de um lago. um pesquisador fez a seguinte pergunta: “Qual a influência dos peixes planctófagos (que se alimentam de plâncton) sobre o crescimento populacional de suas presas. o zooplâncton?” Para responder a essa pergunta, o pesquisador montou o seguinte experimento: Selecionou dois tanques, denominando-os de “tanque A” e de “tanque B”. mantendo-os em locais com as mesmas condições ambientais. as quais foram constantes durante todo o experi- mento. No tanque A, ele colocou água do lago. adicionando fitoplâncton. zooplâncton e o peixe planctófago. No tanque B. ele colocou água do lago. fitoplâncton e zooplâncton. Após observações periódicas das populações. o pesquisador construiu os seguintes gráficos para o crescimento popula- cional das presas (zooplâncton) nos dois tanques: densidade populacional densidade populacional ” do zooplâncton no » do zooplancton no g tanque A 3 tanque B > = 3 3 E E 3 8 g 2 5 5 Ê Ê E E ê ê Considerando a cadeia alimentar fitoplâncton — zooplâncton — peixe planctófago. explique o que ocorreu com as densida- des populacionais observadas pelo pesquisador nos dois tan- ques. citando o tipo de crescimento que ocorreu no tanque B.


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2(UNESP- SP - 2010)Número Original: 13Código: 14023

Provas Específicas - Início de Ano

Cadeias Alimentares Relações ecológicas Harmônicas Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Considere o seguinte diálogo entre Charles Darwin e sua pequena filha, Annie: — Quantas abelhas viu hoje? — Acho que nenhuma. — Víuma ou duas. As madressilvas estão florindo e as abelhas gostam dessa flor. Por que não há mais abelhas em nosso jardim? — Não sei. -E por que os ratos que vivem debaixo das cercas saem à noite e destroem os seus ninhos. Sabe por que existem tantos ratos silvestres? — Não. Mas você vai me dizer, não, papai? — É porque a familia Darwin tem um cachorro, e não um gato. — Você está brincando! — Não, não estou. Cães não caçam ratos como os gatos. Daí os ratos destroem os ninhos das abelhas. Por isso existem tão poucas. — Por que tudo é tão cruel? — Sinto muito, mas não sei. (in A viagem de Charles Darwin, produzida pela BBC, Londres, 1978.) No diálogo, podem ser identificadas algumas relações ecológicas interespecíficas, assim como uma determinada cadeia alimentar. Identifique uma dessas relações interespecíficas, indicando as espécies envolvidas e a relação que estabelecem entre si, e descreva a cadeia alimentar implícita no diálogo, indicando o nível trófico que ocupa cada uma das espécies dessa cadeia.


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3(MACKENZIE - 2017)Número Original: 43Código: 6891160

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Características do processo de inversão térmica Características do processo de eutrofização .f Identificação (Biologia) Características do processo de efeito estufa .f Características do processo de chuva ácida .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
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I. Fenômeno provocado por poluentes atmosféricos emitidos pela queima de carvão mineral e diesel, como o dióxido de enxofre, que pode originar o ácido sulfúrico. II. Fenômeno que pode causar mudanças climáticas globais e a elevação do nível dos mares. HI. No inverno, é frequente ocorrer a retenção de poluentes atmosféricos próximos ao solo. IV. Leva à proliferação de bactérias aeróbicas que consomem o gás oxigênio da água, causando a morte de peixes e outros organismos aquáticos. I II, WI e IV correspondem, respectivamente, aos seguintes tipos de eventos poluidores: a) Chuva ácida, efeito estufa, Inversão térmica e eutrofização. b) Chuva ácida, eutrofização, Inversão térmica e efeito estufa. c) Ffeito estufa, chuva ácida, Inversão térmica e eutrofização. d) Futrofização, chuva ácida, efeito estufa e inversão térmica. e) Inversão térmica, eutrofização, efeito estufa e chuva ácida.


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4(UNESP- SP - 2011)Número Original: 61Código: 13836

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Relações ecológicas Harmônicas Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como ale- luias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera. São atraídos por luz e calor, e quando caem no solo perdem suas asas. Machos e fêmeas se encontram for- mando casais e partem em busca de um local onde vão cons- truir os ninhos. São os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operários. Estes últi- mos alimentam toda a população, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento não é digerido, dependem de protozoários intestinais que transformam a celulose em glico- se, para dela obterem a energia. Mas do que se alimentam? Do tronco da árvore de seu jardim, ou da madeira dos móveis e portas da sua casa. Segundo os especialistas, existem dois tipos de residência: as que têm cupim e as que ainda terão. (Texto extraído de um panfleto publicitário de uma empresa dedetizadora. Adaptado.) No texto, além da relação que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas três outras relações ecológicas. A sequência em que aparecem no texto é: (A) sociedade, mutualismo e parasitismo. (B) sociedade, comensalismo e predatismo. (C) sociedade, protocooperação e inquilinismo. (D) colônia, mutualismo e inquilinismo. (E) colônia, parasitismo e predatismo.


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5(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 2Código: 10734

Discursivo

Cadeias Alimentares Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Em um costão da bala de Guanabara existe um tipo de cadeia alimentar que pode ser assim descrito: - a lesma-do-mar se alimenta de um determinado tipo de alga; - microcrustáceos se alimentam do muco que reveste a pele da lesma-do-mar; - pequenos peixes, como o peixe-borboleta e o paru, alimentam-se dos microcrustáceos. Identifique e descreva as relações ecológicas existentes entre: - a lesma-do-mar e a alga; - o peixe-borboleta e o paru.


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