Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2019)Número Original: 12Código: 7871576

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

“[É] uma coisa bem notável que não haja homens [...|] que não sejam capazes de arranjar em conjunto diversas palavras e de compô-las num discurso pelo qual façam entender seus pensamentos; [...] os homens que, tendo nascido surdos e mudos, são desprovidos dos órgãos que servem aos outros para falar, [...] costumam inventar eles próprios alguns sinais, pelos quais se fazem entender por quem, estando comumente com eles, disponha de lazer para aprender a sua língua.” DESCARTES, R. Discurso do método, V. A passagem acima informa sobre a relação entre pensamento e linguagem no racionalismo moderno. Sobre essa relação, pode-se afirmar corretamente que A) a linguagem, quer seja sonora quer seja em sinais, tem a função de fazer o pensamento ser entendido pelos outros. B) a capacidade de produzir discursos, isto é, a linguagem, é o que permite aos homens ter pensamentos. C) o entendimento entre homens se dá através da linguagem, que, todavia, é anterior ao pensamento. D) o pensamento existe independentemente do discurso e, como ocorre entre surdos e mudos, não precisa ser entendido.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2022)Número Original: 60Código: 11574033

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Muito antes de a farmacologia moderna desvendar cienti- ficamente a ação da cafeína sobre o sistema nervoso central, especialmente seu efeito estimulante, as comunidades indí- genas da Amazônia se beneficiavam das propriedades desta substância no alívio da fadiga, por meio do emprego do gua- raná, sem necessariamente compreender sua composição química ou outras possibilidades terapêuticas. (Ediara R. G. Rios et al. “Senso comum, ciência e filosofia — elo dos saberes necessários à promoção da saúde”. Ciência & Saúde Coletiva, 2007. Adaptado.) O excerto ressalta um aspecto importante para o estudo do conhecimento, segundo o qual (A) o senso comum pode engendrar o desenvolvimento de uma teoria científica. (B) as proposições teóricas se sobrepõem às demonstra- ções empíricas. (C) o poder de convencimento é superior ao efeito dos argu- mentos. (D) os usos de cafeína por indígenas têm cunho essencial- mente religioso. (E) o saber é relevante em uma comunidade quando corro- borado pela ciência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UPE - 2023)Número Original: 43Código: 13048977

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (filosofia).g Questões de identificações (Filosofia) Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Observe a gravura do artista surrealista belga René Magritte “A Traição das Imagens”, 1928-9, óleo sobre tela, 60 cm x 81 cm. (Ceci n'est pas une pipe — Isto não é um cachimbo) O quadro apresenta uma crítica a uma noção essencial à filosofia e à teoria do conhecimento desde, ao menos, a obra de Kant. A qual conceito a gravura se refere? a) Epistemologia. b) Representação. c) Sujeito do conhecimento. d) Verdade. e) Objeto do conhecimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UPE - 2017)Número Original: 42Código: 10057937

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (filosofia).g Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2017
Exibir texto da questão

Sobre a Condição Humana, analise o texto a seguir: A natureza é muda. Embora pareça estar expressando algo através de suas formas, suas paisagens, suas tempestades tumultuosas, suas erupções vulcânicas, sua brisa ligeira e seu silêncio — a natureza não responde. Os animais reagem de maneira que têm sentido, mas não falam. Só o homem fala. Só entre os homens, existe essa alternância de discurso e resposta continuamente compreendidos. Só o homem, pelo pensamento, tem consciência de si. (JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico, 1999, p. 46.). Disponivel em: www.permacultura.org.mx No contexto da reflexão sobre a Condição Humana, fica evidente que a) a dimensão da linguagem simbólica é condição preponderante no homem. b) a singularidade da cultura é secundária à condição humana. c) a evolução do homem prescinde da educação para se humanizar. d) pelo pensamento, a condição humana é essencialmente dissociável. e) no ato de pensar e na consciência de si, a condição do homem é idêntica à condição animal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP - 2018)Número Original: 55Código: 7002249

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

Sou imperfeito, logo existo. Sustento que o ser ou é carência ou não é nada. Sustento que uma pessoa com deficiência intelectual é um ser com carências e imper- feições. Sustento que eu, você e ele somos seres com carências e imperfeições. Portanto, concluo que nós, os seres humanos, pelo fato de existir, somos — TODOS - in- capazes e capazes intelectualmente. A diferença entre um autista severo e eu é o grau de carência, não a diferença entre o que somos. A “razão alterada” é um tipo de ra- cionalidade diferenciada que considera as pessoas como seres únicos e não categorizados em padrões sociais que agrupam as pessoas por níveis, índices ou coeficientes. (Chema Sánchez Alcón. “Crítica de la razón alterada”. http:/losojosdehipatia.com.es, 30.10.2016. Adaptado.) De acordo com o texto, “razão alterada” é (A) uma racionalidade tradicional voltada à pesquisa filo- sófica do ser como entidade metafísica. (B) um conceito científico empregado para legitimar pa- drões de normalidade com base na biologia. (C) um conceito filosófico destinado a criticar a valoriza- ção da diferença no campo intelectual. (D) uma metodologia científica que expressa a diferença entre seres humanos com base no coeficiente inte- lectual. (E) um tipo de racionalidade contestadora de padrões so- ciais e dotada de pretensões universalistas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?