Os capítulos do romance Inocência, de Visconde de Taunay, são introduzidos por
epigrafes de autores variados, dentre as quais citamos:
1. “Semeai promessas; a ninguém causam desfalque, e o mundo é rico de palavras. / À
esperança quando outros nela creem faz ganhar muito tempo. — Ovídio, A arte de amar
(Capítulo 3)
2. “Sganarelo — De toda a parte vem gente procurar-me, e, se as coisas continuarem assim,
sou de parecer que de uma vez devo dedicar-me à Medicina. Acho que de todos os ofícios é
este o preferível, porque, ou se faça bem ou mal, sempre no fim há dinheiro. — Moliêre, O
médico à força”. (Capítulo 3)
3. “Onde ha mulheres, ai se congregam todos os males a um tempo. — Menandro”. (Capitulo 5)
4. “Considerai a arte da composição das asas da borboleta: a regularidade das escamas,
cobrindo-as, como se fossem penas; a variedade das cambiantes cores; a tromba enrolada,
com que suga o alimento no seio das flores; as antenas, órgãos delicados do tato, que lhe
coroam a cabeça cercada de uma rede admirável de mais de mil e duzentos olhos... —
Bernardin de Saint-Pierre, Harmonias da Natureza’. (Capitulo 21)
5. “Eis que vi um cavalo amarelo, e quem o montava era a morte. — São João, Apocalipse”
(Capítulo 30)
A respeito da relação entre as epigrafes e o texto de Taunay, é correto afirmar:
a) As ideias apresentadas pelas epigrafes não são ensinamentos morais preconizados pelo
romance, já que o narrador e a trama romanesca desautorizam ideias como as das epigrafes 2
e 3, que expressam pensamentos de personagens.
b) Por causa do diálogo construído entre a trama romanesca e as epigrafes de autores
estrangeiros, o romance de Taunay assume um caráter universalizante, o que o distingue dos
romances regionalistas, que tratam de questões nacionais.
e) As epigrafes trazem para o romance ideias alheias que são discutidas pelos personagens,
ao modo dos romances de ideias, nos quais são debatidos fragmentos de discursos de
renomados poetas, ficcionistas e filósofos.
d) O texto ficcional desenvolve as ideias sugeridas pelas epigrafes: a epígrafe 1 serve de
comentário ao episódio no qual Cirino ilude os padres do Colégio do Caraça, estimulando-os a
acreditarem que ele é médico formado.
e) O romance dissemina ideias estrangeiras por meio das epigrafes oriundas de diferentes
culturas e também pelos ensinamentos de Meyer, o naturalista alemão cujas ideias são
responsáveis por civilizar os personagens sertanejos.