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Exercício 6388756

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(UFMG - 2012)Número Original: 1Código: 6388756

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira B

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) Variações Linguisticas
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Leia estes textos, em que se aborda a aprovação pelo MEC do livro Por uma vida melhor e se utem questões relacionadas ao ensino da lingua materna: TEXTO 1 Falando errado Morro e não consigo ver tudo. Na quadra da vida em que nos encontramos, esta expressão popular se torna latente. O Ministério da Educação aprova o uso do livro “Por uma vida melhor”, da “Coleção Viver, Aprender”, cujo conteúdo ensina o aluno a falar errado. É isso mesmo! A justificativa tem uma certa pompa ao criar um novo apêndice linguístico. quando fundamenta que o aluno do ensino fundamental deve aprender a usar a “norma popular da lingua portuguesa”. Os autores da obra defendem o uso da “língua popular” afirmando que a “norma culta não leva em consideração a chamada lingua viva”. Ora, ora! Temos, aí, tempos revolucionários, que implicam novas regras na comunicação e expressão. Há poucas semanas foi o surgimento de projeto de lei que determina a extinção de palavras estrangeiras em escritas oficiais e em publicidades. Agora, em documento oficial — um livro aceito pelo MEC - escreve-se errado para ensinar a falar errado. Assim sendo, não poderemos criticar [...] a quantidade de lastimáveis programas no horário nobre da televisão e outras barbaridades perpetradas à cultura brasileira. SANTOS, Milton. Jornal do Comércio, 17/5/2011. Disponivel em: . (Fragmento) Acesso em: 20 jun. 2011. TEXTO 2 Polêmica ou ignorância? Discussão sobre livro didático só revela ignorância da grande imprensa [..] Polêmica? Por que polêmica, meus senhores e minhas senhoras? Já faz mais de quinze anos que os livros didáticos de língua portuguesa disponíveis no mercado e avaliados e aprovados pelo Ministério da Educação abordam o tema da variação linguística c do seu tratamento em sala de aula. [. Já no governo FHC, sob a gestão do ministro Paulo Renato, os livros didáticos de português avaliados pelo MEC começavam a abordar os fenômenos da variação linguística, o caráter inevitavelmente heterogêneo de qualquer língua viva falada no mundo, a mudança irreprimível que transformou, tem transformado, transforma e transformará qualquer idioma usado por uma comunidade humana. Somente com uma abordagem assim as alunas c os alunos provenientes das chamadas “classes populares” poderão se reconhecer no material didático e não se sentir alvo de zombaria e preconceito. [...] Nenhum linguista sério, brasileiro ou estrangeiro, jamais disse ou escreveu que os estudantes usuários de variedades linguísticas mais distantes das normas urbanas de prestígio deveriam permanecer ali, fechados em sua comunidade, em sua cultura e em sua língua. O que esses profissionais vêm tentando fazer as pessoas entenderem é que defender uma coisa não significa automaticamente combater a outra. Defender 0 respeito à variedade linguística dos estudantes não significa que não cabe à escola introduzi-los ao mundo da cultura letrada e aos discursos que ela aciona. Cabe à escola ensinar aos alunos o que eles não sabem! Parece óbvio, mas é preciso repetir isso a todo momento. [...] O mais divertido (para mim, pelo menos, talvez por um pouco de masoquismo) é ver os mesmos defensores da suposta “lingua certa”, no exato momento em que a defendem, empregar regras linguísticas que a tradição normativa que eles acham que defendem rejeitaria imediatamente, Pois ontem, vendo o Jornal das Dez, da GloboNews, ouvi da boca do sr. Carlos Monforte essa deliciosa pergunta: “Como é que fica então as concordâncias?” BAGNO, Marcos. Disponivel em: . (Fragmento). Acesso em: 20 jun. 2011. 1. EXPLICITE o ponto de vista defendido em cada texto e CITE argumentos que os autores mobilizam para defender sua posição. 2. No final do Texto 2, o autor cita a fala de um jornalista como exemplo que contraria a gramática normativa. A) IDENTIFIQUE a regra gramatical a que se refere o autor e EXPLIQUE por que ela não foi respeitada na fala do jornalista citado. B) REESCREVA a frase do jornalista, de modo a adequá-la à norma do portugues padrão. C) EXPLIQUE por queo autor do texto qualifica a situação de emprego da frase do jornalista como “divertida”.


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