Exercício 7871816

(UECE - 2020)Número Original: 15Código: 7871816

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Fundamentos teóricos do conceito de reprodutibilidade técnica no pensamento de Walter Benjamin .f

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
Exibir texto da questão

Atente para o seguinte excerto, em que o autor, discutindo a significação social do filme, identifica a liquidação do valor da tradição e a deteriorização do que chamava de aura, característica das obras de arte do passado: “... à técnica reprodutiva desliga o reproduzido do campo da tradição. Ao multiplicar a reprodução, ela substitui sua existência Única por uma existência massiva. E, na medida em que ela permite à reprodução ir ao encontro do espectador em sua Situação particular, atualiza o reproduzido. Ambos os processos levam a um abalo violento do que é transmitido — um abalo da tradição, que é o outro lado da crise e da renovação atuais da humanidade. Ambos se pôem em uma relação intima com os movimentos de massa de nossos tempos. Seu agente mais poderoso é o cinema”. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. L&PM Editores. Edição do Kindle. Paginação irregular. Considerando o trecho acima e o que diz Benjamin em seu mais famoso texto, é correto afirmar que A) no que se refere ao processo de criação artística, há uma mudança substancial com o desenvolvimento das modernas técnicas de produção; a novidade é a popularização das obras de arte do passado e seu oferecimento as massas sedentas por cultura. B) a produção artística do passado e a produção e reprodução técnica do mundo contemporâneo, embora substancialmente distintas, preservam o conceito grego de mimesis — representação - em sua inteireza; a diferença estaria no caráter massificador das obras de arte contemporâneas. C) para Benjamin, a sala de cinema pode ser vista como a representação atualizada do conhecido mito da caverna, de Platão. O cinema e sua imensa capacidade técnica teriam transformado o processo de ilusão e aparência muito mais convincentes. D) o cinema, por ser uma arte dependente da técnica, representa uma forma de arte sui generis, oposta à arte tradicional: se a obra de arte da tradição é imitação, cópia da realidade, o cinema é ele mesmo uma nova realidade em si, autônoma e independente, que cria uma segunda realidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E