Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2020)Número Original: 15Código: 7871816

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Fundamentos teóricos do conceito de reprodutibilidade técnica no pensamento de Walter Benjamin .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
Exibir texto da questão

Atente para o seguinte excerto, em que o autor, discutindo a significação social do filme, identifica a liquidação do valor da tradição e a deteriorização do que chamava de aura, característica das obras de arte do passado: “... à técnica reprodutiva desliga o reproduzido do campo da tradição. Ao multiplicar a reprodução, ela substitui sua existência Única por uma existência massiva. E, na medida em que ela permite à reprodução ir ao encontro do espectador em sua Situação particular, atualiza o reproduzido. Ambos os processos levam a um abalo violento do que é transmitido — um abalo da tradição, que é o outro lado da crise e da renovação atuais da humanidade. Ambos se pôem em uma relação intima com os movimentos de massa de nossos tempos. Seu agente mais poderoso é o cinema”. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. L&PM Editores. Edição do Kindle. Paginação irregular. Considerando o trecho acima e o que diz Benjamin em seu mais famoso texto, é correto afirmar que A) no que se refere ao processo de criação artística, há uma mudança substancial com o desenvolvimento das modernas técnicas de produção; a novidade é a popularização das obras de arte do passado e seu oferecimento as massas sedentas por cultura. B) a produção artística do passado e a produção e reprodução técnica do mundo contemporâneo, embora substancialmente distintas, preservam o conceito grego de mimesis — representação - em sua inteireza; a diferença estaria no caráter massificador das obras de arte contemporâneas. C) para Benjamin, a sala de cinema pode ser vista como a representação atualizada do conhecido mito da caverna, de Platão. O cinema e sua imensa capacidade técnica teriam transformado o processo de ilusão e aparência muito mais convincentes. D) o cinema, por ser uma arte dependente da técnica, representa uma forma de arte sui generis, oposta à arte tradicional: se a obra de arte da tradição é imitação, cópia da realidade, o cinema é ele mesmo uma nova realidade em si, autônoma e independente, que cria uma segunda realidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 1

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Fundamentos teóricos do conceito de reprodutibilidade técnica no pensamento de Walter Benjamin .f

Exibir Questões - UECE

Questões Parecidas

1(UECE - 2021)Número Original: 71Código: 11413871

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Fundamentos teóricos do conceito de reprodutibilidade técnica no pensamento de Walter Benjamin .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2021
Questão de Vestibular - UECE 2021
Exibir texto da questão

Referindo-se a Walter Benjamin, a filósofa Jeanne Marie Gagnebin afirma que "seu primeiro texto traduzido no Brasil foi A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. O ensaio introduz hipóteses essenciais para uma teoria da arte contemporânea, marcada, segundo Benjamin, pela “*reprodutibilidade técnica”, central na fotografia e no cinema, que abole progressivamente “aura” de unicidade e de autenticidade da obra de arte”. Gagnebin, J. M. Walter Benjamin na era da reprodutibilidade técnica. In: Folha de São Paulo, em 07/10/2012. Disponível em: https://m folha.uol.com.br/ilustrissima/2012/10/1164782wa Iter-benjamin-na-era-da-reprodutibilidade-tecnica.shtml. Sobre o conceito benjaminiano de reprodutibilidade técnica, é correto afirmar que A) doravante não podemos mais distinguir, entre as obras imagéticas autorais da tradição, as que são autênticas ou não. B) as obras, cujas técnicas de reprodução são também técnicas de produção, não possuem mais autores nem contexto histórico. C) suas obras diferem das da tradição, porque, à diferença destas últimas, não testemunham uma transmissão cultural. D) se constitui na única possibilidade de obras de arte realmente autênticas na experiência social, cultural e estética atual.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?