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Exercício 7946045

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(UFPR - 2020)Número Original: 50Código: 7946045

Primeira Fase

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Leia os versos abaixo, de Gonçalves Dias e Basílio da Gama: O Gigante de Pedra (II, Estrofes 5 e 6) Tornam prados a despir-se, Tornam flores a murchar, Tornam de novo a vestir-se, Tornam depois a secar; E como gota filtrada De uma abóboda escavada Sempre, incessante a cair, Tombam as horas e os dias, Como fantasmas sombrias, Nos abismos do porvir! E no féretro de montes Inconcusso, imóvel, fito, Escurece os horizontes O gigante de granito. Com soberba indiferença Sente extinta a antiga crença Dos Tamoios, dos Pajés; Nem vê que duras desgraças, Que lutas de novas raças Se lhe atropelam aos pés! Gonçalves Dias Com base na análise dos versos acima e na leitura integral de O Uraguaie de Os últimos cantos, considere as seguintes afirmativas: A Tempestade (Estrofes 1-4) Um raio Fulgura No espaço, Esparso De luz; E trêmulo E puro Se aviva, S'esquiva, Rutila. Seduz! Vem a aurora Pressurosa, Cér-de-rosa, Que se cora De carmim; À seus raios As estrelas, Que eram belas, Têm desmaios, Já por fim. O sol desponta Lá no horizonte, Doirando a fronte, E o prado e o monte E océueo mar; E um manto belo De vivas cores Adorna as flores Que entre verdores Se vê brilhar. Um ponto aparece, Que o dia entristece, O céu, onde cresce, De negro a tingir; Oh! Vede a procela Infrene, mais bela, No ar s'encapela Já pronta a rugir! Gonçalves Dias O Uraguai (Canto IV, v. 30-52) Assim quem olha do escarpado cume Não vê mais do que o céu, que o mais lhe encobre A tarda e fria névoa, escura e densa. Mas quando o sol, de lá do eterno e fixo Purpúreo encosto de dourado assento, Co'a criadora mão desfaz e corre O véu cinzento de ondeadas nuvens, Que alegre cena para nossos olhos! Podem Daquela altura, por espaço imenso, Ver as longas campinas retalhadas De trêmulos ribeiros, claras fontes E lagos cristalinos, onde molha As leves asas o lascivo vento. Engraçados outeiros, fundos vales E arvoredos copados e confusos, Verde teatro onde se admira quanto Produziu a supérflua Natureza. A terra sofredora de cultura Mostra o rasgado seio; e as varias plantas, Dando as mãos entre si, tecem compridas Ruas, por onde a vista saudosa Se estende e se perde. O vagaroso gado Mal se move no campo, e se divisam Por entre as sombras da verdura, ao longe, As casas branquejando e os altos templos. Basílio da Gama 1. Embora as “Poesias Americanas” tenham alcançado grande destaque nas leituras posteriores da obra de Gonçalves Dias, em Últimos Cantos elas ocupam um espaço menor do que o conjunto das outras duas partes: “Poesias Diversas” e “Hinos”. No poema “O gigante de pedra”, é a montanha, da sua altura, quem assiste aos acontecimentos da história. Os versos acima citados de O Uraguai, por sua vez, adotam a perspectiva do olhar humano para descrever a natureza O hino “A tempestade” recria em seus versos os efeitos do fenômeno atmosférico que deslumbra o poeta. Nas três estrofes citadas, podem-se perceber os recursos poéticos utilizados: métrica crescente, esquema de rimas diferente a cada estrofe, adjetivos e verbos que vão do claro ao escuro, do tranquilo ao agitado. A reiteração sonora do verbo “tornar”, na mesma posição dos versos iniciais da estrofe 5 de “O Gigante de Pedra”, marca a variação das estações do ano, sendo que a mesma característica é atribuída à montanha na estrofe 2. que se descortina do alto de uma montanha. 3. 4. seguinte e ao longo de todo o poema. 5. A partir de acidentes geográficos de localização precisa, a cadeia de montanhas localizada na atual cidade do Rio de Janeiro e o rio Uruguai, localizado na fronteira sul do país, “O Gigante de Pedra” e O Uraguai narram um episódio específico e datado da história brasileira. Assinale a alternativa correta. ooo ee ee ee ee ee” (D Somente a afirmativa 5 é verdadeira. Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2,3 e 4 são verdadeiras. As afirmativas 1, 2,3, 4 e 5 são verdadeiras.


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