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6(ENEM- BR - 2020)Número Original: 0Código: 8950168

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

Redação
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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TEXTOS MOTIVADORES TEXTO | A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “saúde mental”, pensa em “doença mental”. Mas a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida. A saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2020 (adaptado). TEXTO II TEXTO III A origem da palavra “estigma” aponta para marcas ou cicatrizes deixadas por feridas. Por extensão, em um período que remonta a Grécia Antiga, passou a designar também as marcas feitas com ferro em brasa em criminosos, escravos e outras pessoas que se desejava separar da sociedade “correta” e “honrada”. Essa mesma palavra muitas vezes está presente no universo das doenças psiquiátricas. No lugar da marca de ferro, relegamos preconceito, falta de informação e tratamentos precários a pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e outros transtornos mentais graves. SOCORRO, Saiba mais sobre o problema de saúde que afeta mais de 1 em cada 20 pessoas, mas que continuamos ignorando! oy de pessoas vivem com depressão em todo o mundo Mais de de brasileiros têm depressão ENO) O Brasil é o país ” Achar que a manifestação de um transtorno mental é “frescura está relacionado a um ideal de felicidade que não é igual para todo mundo. A tentativa de se encaixar nesse modelo cria distância dos sentimentos reais, e quem os demonstra é rotulado, o que progressivamente dificulta a interação social. É aqui que redes sociais de enorme popularidade mostram uma face cruel, desempenhando um papel de validação da vida perfeita e criando um ambiente em que tudo deve ser mostrado em seu melhor angulo. Fora dos holofotes da internet, porém, transtornos mentais mostram-se mais presentes do que se imagina. http://www.abrata.org.br. Acesso em: 27 jul. 2020 (adaptado). da América Latina HEIM Depressão é a KER O numero de @ A depressão é a doença mais incapacitante do mundo de afastamento de trabalho no mundo sites de dólares é o valor da perda econômica mundial gerada pelas consequências dos transtornos mentais afetadas pela depressão é 30% mais elevado que o dos homens Todos os dados foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em fevereiro de 2017. Se você precisa de ajuda, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV): 188. Disponível em: https://zenklub.com.br. Acesso em: 27 jul. 2020 (adaptado). PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


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7(ENEM- BR - 2019)Número Original: 0Código: 7456051

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Redação
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
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INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO 1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. 2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas. 3. À redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas. 4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: 4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”. 4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. 4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto. 4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto. TEXTOS MOTIVADORES TEXTO | No dia da primeira exibição pública de cinema — 28 de dezembro de 1895, em Paris —, um homem de teatro que trabalhava com mágicas, Georges Mélies, foi falar com Lumiere, um dos inventores do cinema; queria adquirir um aparelho, e Lumiére desencorajou-o, disse-lhe que o “Cinematógrapho” não tinha o menor futuro como espetáculo, era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas. Mesmo que o público, no inicio, se divertisse com ele, seria uma novidade de vida breve, logo cansaria. Lumiere enganou-se. Como essa estranha máquina de austeros cientistas virou uma máquina de contar estórias para enormes plateias, de geração em geração, durante já quase um século? BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. In BERNARDET, Jean-Claude; ROSSI, Clóvis. O que é Jornalismo, O que é Editora, O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1993. TEXTO II Edgar Morin define o cinema como uma máquina que registra a existência e a restitui como tal, porém levando em consideração o indivíduo, ou seja, o cinema seria um meio de transpor para a tela o universo pessoal, solicitando a participação do espectador. GUTFREIND, C. F. O filme e a representação do real. E-Compós, v. 6, 11, 2006 (adaptado). TEXTO II TEXTO IV DA TELONA 2 AR : o. O Brasil já teve um parque exibidor vigoroso e descentralizado: PARAAS ei ne quase 3 300 salas em 1975, uma para cada 30 000 habitantes, P q : ; ec TELINHAS - =v O 80% em cidades do interior. Desde então, o país mudou. CRESCE O PERCENTUAL DE BRASILEIROS ow . . . QUE FREQUENTAM SALAS DE CINEMA E | — Quase 120 milhões de pessoas a mais passaram a viver nas cidades. O INTERESSE POR FILMES TEM DESTAQUE . ~ . . . NO CONSUMO DE TV. ENTENDA! A urbanização acelerada, a falta de investimentos em infraestrutura Ro urbana, a baixa capitalização das empresas exibidoras, as Sys mudanças tecnológicas, entre outros fatores, alteraram a geografia 2 17 do cinema. Em 1997, chegamos a pouco mais de 1 000 salas. 88%, 17% Com a expansão dos shopping centers, a atividade de exibição 0 . , . . , . dos telespectadores da população frequenta se reorganizou. O número de cinemas duplicou, até chegar as assistem a filmes o cinema’, no total , , , ; o na TV, regularmente atuais 2 200 salas. Esse crescimento, porém, além de insuficiente (o Brasil é apenas o 60º país na relação habitantes por sala), ocorreu de forma concentrada. Foram privilegiadas as áreas de renda mais alta das grandes cidades. Populações inteiras foram 95% | | | | os que foram ao excluidas do universo do cinema ou continuam mal atendidas: dos telespectadores e de filmes na TV vão cpema assistem a o Norte e o Nordeste, as periferias urbanas, as cidades pequenas ao cinema “assistiu nos últimos 30 dias ES médias do interior. Disponível em: www.meioemensagem.com. Disponível em: https://cinemapertodevoce.ancine.gov.br. Acesso em: 12 jun. 2019 (adaptado). Acesso em: 13 jun. 2019 (fragmento). PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


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8(ENEM- BR - 2018)Número Original: 0Código: 6971046

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Redação
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
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1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. 2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas. 3. À redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. 4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: 4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”. 4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. 4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto. TEXTOS MOTIVADORES TEXTO Às segundas-feiras pela manhã, os usuários de um serviço de música digital recebem uma lista personalizada de músicas que lhes permite descobrir novidades. Assim como os sistemas de outros aplicativos e redes sociais, este cérebro artificial consegue traçar um retrato automatizado do gosto de seus assinantes e constrói uma máquina de sugestões que não costuma falhar. O sistema se baseia em um algoritmo cuja evolução e usos aplicados ao consumo cultural são infinitos. De fato, plataformas de transmissão de vídeo on-line começam a desenhar suas séries de sucesso rastreando o banco de dados gerado por todos os movimentos dos usuários para analisar o que os satisfaz. O algoritmo constrói assim um universo cultural adequado e complacente com o gosto do consumidor, que pode avançar até chegar sempre a lugares reconhecíveis. Dessa forma, a filtragem de informação feita pelas redes sociais ou pelos sistemas de busca pode moldar nossa maneira de pensar. E esse é o problema principal: a ilusão de liberdade de escolha que muitas vezes é gerada pelos algoritmos. VERDU, Daniel. O gosto na era do algoritmo. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 11 jun. 2018 (adaptado). TEXTO II TEXTO III Nos sistemas dos gigantes da internet, a filtragem Utilização da Internet de dados é transferida para um exército de moderadores em empresas localizadas do Oriente 6 g Médio ao Sul da Ásia, que têm um papel importante Ft 63,8% A 65,5% no controle daquilo que deve ser eliminado da Cerca de 85», dos jovens de 18 a 24 anos de idade e 25% das pessoas rede social, a partir de sinalizações dos usuários. de 60 anos ou mais de idade utilizaram a internet. Mas a informação é então processada por um Finalidade do acesso à Internet (%) algoritmo, que tem a decisão final. Os algoritmos 94.2 Enviar ou receber 76.4 !ssisira vídeos são literais. Em poucas palavras, são uma opinião yj mensagens de texto, 3ºF inclusive programas, voz ou imagens por séries e filmes 64,7 das pessoas de 10 anos ou mais de idade utilizaram a internet. embrulhada em código. E estamos caminhando aplicativos diferentes os , po. , de e-mail para um estágio em que é a máquina que decide , 7 Conversar por Nea’ 69 Enviarou qual notícia deve ou não ser lida. 13,3 chamada de voz o. 3 receber e-mails a . a Cm ou vídeo (correio eletrônico) PEPE ESCOBAR. A silenciosa ditadura do algoritmo. Disponível em: http://outraspalavras.net. Acesso em: 5 jun. 2017 (adaptado). Internet no Brasil em 2016. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 18 jun. 2018 (adaptado). TEXTO IV Mudanças sutis nas informações às quais somos expostos podem transformar nosso comportamento. As redes têm selecionado as notícias sob títulos chamativos como “trending topics” ou critérios como “relevância”. Mas nós praticamente não sabemos como isso tudo é filtrado. Quanto mais informações relevantes tivermos nas pontas dos dedos, melhor equipados estamos para tomar decisões. No entanto, surgem algumas tensões fundamentais: entre a conveniência e a deliberação; entre o que o usuário deseja e o que é melhor para ele; entre a transparência e o lado comercial. Quanto mais os sistemas souberem sobre você em comparação ao que você sabe sobre eles, há mais riscos de suas escolhas se tornarem apenas uma série de reações a “cutucadas” invisíveis. O que está em jogo não é tanto a questão “homem versus máquina”, mas sim a disputa “decisão informada versus obediência influenciada”. CHATFIELD, Tom. Como a internet influencia secretamente nossas escolhas. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 3 jun. 2017 (adaptado). PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da lingua portuguesa sobre o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


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9(ENEM- BR - 2017)Número Original: 0Código: 6888173

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Redação
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
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TEXTOS MOTIVADORES CAPITULO IV é DO DIREITO À EDUCAÇÃO Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: [...] IV - oferta de educação bilingue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da lingua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas; [...] XII - oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 9 jun. 2017 (fragmento). TEXTO II TEXTO III Matrículas de Surdos na Educação Básica - Educação Especial 30 TEXTO | SOU SURDO E PÓS-GRADUADO = MARKETING. RS TI 25 20 Total (em milhar) a TEM ESPAÇO PARA : Minced aliens) mee 2011 2012 2013 2014 2015 2016 —@— classes comuns (alunos incluídos) —— classes especiais/escolas exclusivas Fonte: Inep. Disponível em: http://servicos.prt4.mpt.mp.br. Acesso em: 3 jun. 2017 (adaptado). TEXTO IV No Brasil, os surdos só começaram a ter acesso à educação durante o Império, no governo de Dom Pedro Il, que criou a primeira escola de educação de meninos surdos, em 26 de setembro de 1857, na antiga capital do País, o Rio de Janeiro. Hoje, no lugar da escola funciona o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). Por isso, a data foi escolhida como Dia do Surdo. Contudo, foi somente em 2002, por meio da sanção da Lei nº 10.436, que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como segunda língua oficial no País. A legislação determinou também que devem ser garantidas, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva. Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 9 jun. 2017 (adaptado). PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


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10(ENEM- BR - 2016)Número Original: 0Código: 6624763

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Redação
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
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TEXTOS MOTIVADORES TEXTOI Em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e com toda a legislação que assegura a liberdade de crença religiosa às pessoas, além de proteção e respeito às manifestações religiosas, a laicidade do Estado deve ser buscada, afastando a possibilidade de interferência de correntes religiosas em matérias sociais, políticas, culturais etc. Disponível em: wrmmprimo br Acesso em: 21 maio 2010 (ragmento TEXTO! O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritiveis. TEXTO Ill 'STEOK, J. Intolerância religiosa é cime de ódio e fere a dignidade. Jornal do Senado. Acesso em: 21 maio 2016 (fragmento) CAPÍTULO | Dos Crimes Contra o Sentimento Religioso Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo Art. 208 - Escamecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa. Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência. BRASIL. Código Penal Disponível em: wnmwlanato gov. Acesso em; 2! meio 201 Cragmento TEXTO IV Ntpkiânc Relgbsa no Brasi réi de ilyões afo basibias são as prhcpai víin as de dbcrin ação Núm ei de denúncias porielgão (2011 a 2014*) O O asteri E > rangóta I 5° aeninch sone om cada 3 dine xelgão não hm ada Espíia E 27 ty: Catélba Hi Ateus o o 2 o Judaia 20% 12%. dos epiódis dos epiódis ‘ ihtadosem 2013 whtados até jil.2014 EBm ra envolveram envobeim vbBnch feia vbBnch feia Outas e ESTA Ponts Gece de Dintoe Hun ance da Pmalénch da Rep@iEa Disponível em: wu folha uol com.br. Acesso em: 31 maio 2016 (adaptado) PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da lingua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


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