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46(ENEM - 2020)Número Original: 25Código: 9021681

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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(repartição) os rituais estoicos do escritório, entre móveis sólidos, ásperos e numerosos módulos, e os funcionários, do rh ou contas a pagar, "boa tarde”, "volte sempre”, as tantas cobranças que o patrão reclama, avulsas, ouvindo a secretária soluçar, aplicada as duplicatas, enquanto convulsionamosnumeros(necessarioedisca-los todos), o monstro é um patrão eletrônico, ao invês de mãos, há troncos telefônicos; inaptos, se matando aos poucos estes homens que trabalham: um por um, inú- teis, caminham na calma ao recinto sanitário, tomam pilulas diante dos próprios rostos, projetados no mictório, findam em suicídios tão limpos quanto burocráticos; as máquinas permanecemasós,semócionemilaços, sem tempo, apenas relógios, sem sonho ou delirio apenasatrapalham,repetindoosmesmos sinos; apenas trabalham, trabalham: com ódio. GUARNIERI, A. Suplemento Literário de Minas Gerais, n. 1 338, set.-out. 2011. Ao correlacionar o trabalho humano ao da máquina, o autor vale-se da disposição visual do texto para (A) © ©) © expressar a ideia de desumanização e de perda de identidade. ironizar a realização de tarefas repetitivas e acríticas. realçar a falta de sentido de atividades burocráticas. sinalizar a alienação do funcionário de repartição. destacar a inutilidade do trabalhador moderno.


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47(ENEM- BR - 2020)Número Original: 44Código: 8950264

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Vou-me embora p'ra Pasárgada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra. Vi pela primeira vez esse nome Pasárgada quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. [...] Esse nome de Pasárgada, que significa “campo dos persas” ou “tesouro dos persas”, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias, como o de L'invitation au Voyage, de Baudelaire. Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda sensação de tudo o que eu não tinha feito em minha vida por motivo da doença, saltou-me de súbito do subconsciente este grito estapafúrdio: “Vou-me embora p'ra Pasárgada!” Senti na redondilha a primeira célula de um poema, e tentei realizá-lo, mas fracassei. Alguns anos depois, em idênticas circunstâncias de desalento e tédio, me ocorreu o mesmo desabafo de evasão da “vida besta”. Desta vez o poema saiu sem esforço como se já estivesse pronto dentro de mim. Gosto desse poema porque vejo nele, em escorço, toda a minha vida; [...] Não sou arquiteto, como meu pai desejava, não fiz nenhuma casa, mas reconstruí e “não de uma forma imperfeita neste mundo de aparências”, uma cidade ilustre, que hoje não é mais a Pasárgada de Ciro, e sim a “minha” Pasárgada. BANDEIRA, M. Itinerário de Pasárgada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 1984. Os processos de interação comunicativa preveem a presença ativa de múltiplos elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nesse fragmento, a função da linguagem predominante é a @® emotiva, porque o poeta expõe os sentimentos de angústia que o levaram à criação poética. O referencial, porque o texto informa sobre a origem do nome empregado em um famoso poema de Bandeira. O metalinguística, porque o poeta tece comentários sobre a gênese e o processo de escrita de um de seus poemas. O poética, porque o texto aborda os elementos estéticos de um dos poemas mais conhecidos de Bandeira. O apelativa, porque o poeta tenta convencer os leitores sobre sua dificuldade de compor um poema.


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48(ENEM- BR - 2020)Número Original: 30Código: 8950231

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Cadeira - 5.£ 1 assento com encosto e pernas, ger para uma pessoa 2 fg lugar de honra ocupado por político, cientista, iterato ete, 3 fg. disciplina; cátedra KOSUTH, J. One and Three Chairs. Museu Reina Sofia, Espanha, 1965. Disponível em: www.museoreinasofia.es. Acesso em: 4 jun. 2018 (adaptado). A obra de Joseph Kosuth data de 1965 e se constitui por uma fotografia de cadeira, uma cadeira exposta e um quadro com o verbete “Cadeira”. Trata-se de um exemplo de arte conceitual que revela o paradoxo entre verdade e imitação, já que a arte não é a realidade, mas uma representação dela. fundamenta-se na repetição, construindo variações. não se define, pois depende da interpretação do fruidor. resiste ao tempo, beneficiada por múltiplas formas de registro. redesenha a verdade, aproximando-se das definições lexicais. ® UVOM


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49(ENEM- BR - 2020)Número Original: 29Código: 8950226

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

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Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
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DECRETO N. 28 314, DE 28 DE SETEMBRO DE 2007 Demite o Gerúndio do Distrito Federal e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, incisos VII e XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA: Art. 1º Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal. Art. 2º Fica proibido, a partir desta data, o uso do gerúndio para desculpa de INEFICIÊNCIA. Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário. Brasília, 28 de setembro de 2007. 119º da República e 48º de Brasília Disponível em: www.dodf.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017. Esse decreto pauta-se na ideia de que o uso do geruúndio, como “desculpa de ineficiência”, indica conclusão de uma ação. realização de um evento. repetição de uma prática. continuidade de um processo. transferência de responsabilidade. VOOS


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50(ENEM- BR - 2011)Número Original: 120Código: 3149

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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Guardar Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la. Em cofre não se guarda coisa alguma. Em cofre perde-se a coisa à vista. Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado. Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela, isto é, estar por ela ou ser por ela. Por isso melhor se guarda o voo de um pássaro Do que um pássaro sem voos. Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por isso se declara e declama um poema: Para guardá-lo: Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda: Guarde o que quer que guarda um poema: Por isso o lance do poema: Por guardar-se o que se quer guardar. MACHADO, G. In: MORICONI, 1. (org). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 A memória é um importante recurso do patrimônio cultural de uma nação. Ela está presente nas lembranças do passado e no acervo cultural de um povo. Ao tratar o fazer poético como uma das maneiras de se guardar o que se quer, o texto © ressalta a importância dos estudos históricos para a construção da memória social de um povo. valoriza as lembranças individuais em detrimento das narrativas populares ou coletivas. reforça a capacidade da literatura em promover a subjetividade e os valores humanos. destaca a importância de reservar o texto literário àqueles que possuem maior repertório cultural. revela a superioridade da escrita poética como forma ideal de preservação da memória cultural. v 89 oo


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