Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - ETEC - Química Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Química
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ETEC- SP - 2011)Número Original: 33Código: 4962475

Primeiro Semestre

Intradisciplinar Processo de Separação de Misturas Diferença entre Substâncias simples e substâncias compostas .f Diferença entre Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2011
Questão de Vestibular - ETEC 2011
Exibir texto da questão

Durante uma caminhada, um rapaz sente dores fortes e é encaminhado ao hospital, onde o médico suspeita de apendicite e, por isso, solicita um exame radiológico. Nos exames de raios X, algumas estruturas anatômicas são facilmente visualizadas devido à opacidade dos tecidos, por exemplo, os tecidos ósseos Porém outros órgãos apresentam densidade semelhante em toda a estrutura anatômica, impedindo sua perfeita visualização, por exemplo, os intestinos. Para esses exames é necessário o uso de contraste que se consegue pelo uso de substâncias capazes de absorver os raios X, de modo que órgãos internos preenchidos pelo contraste tornam-se brancos no filme de raios X, realçando a imagem da estrutura do órgão. Isto cria a necessária distinção (contraste) entre o órgão examinado e os tecidos vizinhos. O contraste auxilia o médico a visualizar anomalias no órgão sob exame. Uma substância usada como contraste em exames radiológicos é o sulfato de bário (BasO,), porque é um sólido insolúvel em água e em gordura, Sendo eliminado pelo sistema digestório. Considere as afirmações. |. O sulfato de bário (BaSO,) é uma substância composta IL A mistura sulfato de bário e água, usada como contraste, é uma mistura homogênea. Ill. Para se obter o sulfato de bário, da mistura água e sulfato de bário, pode-se realizar uma filtração. É válido o que se afirma em (A) |, apenas. (B) II, apenas (C) le ll apenas (D) Ile Ill, apenas (EL Ile


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ETEC- SP - 2013)Número Original: 11Código: 4960538

Segundo Semestre

UFO (Física) UFO (Química) Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição (Química) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - ETEC 2013
Exibir texto da questão

A temperatura de uma substância, submetida ao processo de banho-maria com água descrito no texto, será (A) (B) © (D) (8) sempre superior a 100°C, porque a fonte de calor é constante. sempre igual a 100°C, porque o calor da água passa para a substância aquecida. sempre inferior a 100°C, porque é a temperatura de ebulição da substância em banho-maria. igual ou inferior a 100°C, porque a temperatura máxima será a de ebulição da água. igual ou superior a 100 “C, porque a água transfere calor constantemente para a substância aquecida.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ETEC- SP - 2012)Número Original: 36Código: 4961755

Segundo Semestre

UFO (Química) Diferença entre Processos Físicos e Processos Químicos Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2012
Questão de Vestibular - ETEC 2012
Exibir texto da questão

A imagem mostra a escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade, criada pelo artista mineiro Leo Santana, instalada em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. (http://www. biografia inf br/carlos-drummond-de-andrade-poeta html Acesso em 10022012) A escultura foi feita em bronze, em tamanho natural, em comemoração ao centenário de nascimento do escritor. Nela observamos a frase do poeta: "No mar estava escrita uma cidade”. Quando o bronze se encontra exposto ao ar, ocorre o fenômeno da oxidação. formando na superfície do metal uma camada cinzento-esverdeada de sais de cobre que, de certa forma, evita maiores estragos na escultura No entanto, a ação continuada da chuva ácida dissolve parte dessa camada protetora e permite uma corrosão mais profunda (tm roposiiva comtivesthsquimica! chavasacidashmávermais Acesso em: 1002.2012. Adaptado) Pensando nisso, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, a frase a seguir O bronze é uma liga metálica constituída principalmente por e . sendo que sua oxidação é um fenômeno — (A) ferro ... carbono ... químico (B) ferro ... carbono .. físico (0) cobre ... carbono .. físico (D) cobre ... estanho .. físico (E) cobre ... estanho ... químico


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ETEC- SP - 2014)Número Original: 38Código: 4959627

Primeiro Semestre

UFO (Química) Solubilidade Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2014
Exibir texto da questão

Uma relação entre a Química e o turismo está na preservação do patrimônio histórico e cultural, principalmente na área de conservação e recuperação de obras de arte. Alguns pigmentos utilizados em obras artísticas podem ser extraídos de produtos naturais, como exemplifica o experimento descrito a seguir. Uma aula com arte Material + Produtos naturais: urucum, nozes, casca de abacaxi, beterraba e cenoura. - Recipiente para levar ao fogo; água; pincéis; papel e formas. Modo de fazer + Coloque cada um dos produtos em um recipiente com água. «Leve ão fogo e deixe ferver até que o líquido, em que o produto está inserido, adquira uma tonalidade forte. + Deixe esfriar e transfira os líquidos para formas individuais de acordo com a coloração adquirida. Pronto! Você já tem os seguintes pigmentos: Urucum — pigmento vermelho Noz - pigmento marrom Casca de abacaxi - pigmento amarelo Beterraba - pigmento rosa Cenoura - pigmento laranja Agora é só os utilizar e dar asas à imaginação. (educadorbrasescola comvorientacoss pigmentos uma-auls artem Acesso em 1608.2013, tapado) Pela análise desse experimento, comprova-se corretamente que os pigmentos são (A) solúveis em álcool. (D) compostos isentos de substâncias químicas. (B) insolúveis em água quente. (B) solúveis em água com o aumento da temperatura. (C) obtidos facilmente em água fria.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ETEC- SP - 2011)Número Original: 14Código: 4962134

Primeiro Semestre

Intradisciplinar Solubilidade Diferença entre Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2011
Exibir texto da questão

Em uma das Etecs, após uma partida de basquete sob sol forte, um dos alunos passou mal e foi levado ao pronto-socorro. O médico diagnosticou desidratação e por isso o aluno ficou em observação, recebendo soro na veia. No dia seguinte, a professora de Química usou o fato para ensinar aos alunos a preparação do soro caseiro, que é um bom recurso para evitar a desidratação. Soro Caseiro Um litro de água fervida Uma colher (de café) de sal Uma colher (de sopa) de açúcar Após a explicação, os alunos estudaram a solubilidade dos dois compostos em água, usados na preparação do soro, realizando dois experimentos: 1. Pesar 50 g de açúcar (sacarose) e adicionar em um béquer que continha 100 g de água sob agitação. IL. Pesar 50 g de sal (cloreto de sódio) e adicionar em um béquer que continha 100 g de água sob agitação. Após deixar os sistemas em repouso, eles deveriam observar se houve formação de corpo de chão (depósito de substância que não se dissolveu). Em caso positivo, eles deveriam filtrar, secar, pesar o material em excesso e ilustrar o procedimento Um grupo elaborou os seguintes esquemas Experimento | Experimento Il = = de sa [E a E fsa) o0gH0 ago Frat eae) (Ema moro vago =a ty oe) sado En (coer) Analisando os esquemas elaborados, é possível afirmar que, nas condições em que foram realizados os experimentos, (A) o sistema | é homogêneo e bifasico (B) o sistema II é uma solução homogênea. (C) o sal é mais solúvel em água que a sacarose, (D) a solubilidade da sacarose em água é 50 g por 100 g de água. (E) a solubilidade do cloreto de sódio (NaCI) em água é de 36 g por 100 g de água.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?