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1(IME- RJ - 2011)Número Original: 13Código: 20612

Discursiva

Morfologia Conjunções
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Questão de Vestibular - IME 2011
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Assinale a alternativa em que a análise da relação de sentido expressa pelo elo coesivo destacado em negrito está EQUIVOCADA. (a) “o resultado será o mesmo em qualquer mensuração, desde que se use um relógio preciso”. (Texto |, 1º parágrafo) Relação de condição: apresenta uma condição relativamente ao que se afirma na oração anterior. (b) “O tempo é independente e completamente separado do espaço. Isso é no que a maioria das pessoas acredita; é o consenso. Entretanto, tivemos que mudar nossas ideias sobre espaço e tempo”. (Texto |, 1º parágrafo) Relação de oposição: apresenta uma argumentação contrária ao que foi dito antes. (c) “Ainda que nossas noções, aparentemente comuns, funcionem a contento quando lidamos com maçãs ou planetas, que se deslocam comparativamente mais devagar, não funcionam absolutamente para objetos que se movam à velocidade da luz, ou em velocidade próxima a ela”. (Texto |, 1º parágrafo) Relação de concessão: introduz uma ideia de quebra de uma expectativa em relação ao que se espera. (d) “mostrou que o conceito de éter era desnecessário, uma vez que se estava querendo abandonar o de tempo absoluto”. (Texto I, 2º parágrafo) Ligação de alternância: introduz uma oração cujo conteúdo exclui o conteúdo da outra. (e) “Como não há força atuando sobre o corpo, a sua velocidade não aumenta, nem diminui, nem muda de direção. Portanto o único movimento possível do corpo na ausência de qualquer força atuando sobre ele é o movimento retilíneo uniforme”. (Texto II, 2º parágrafo) Ligação conclusiva: introduz uma conclusão relativamente ao enunciado anterior.


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2(IME- RJ - 2011)Número Original: 7Código: 20611

Discursiva

Morfologia Pronomes
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Questão de Vestibular - IME 2011
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Observe: “Coesão referencial é aquela que cria, no interior do texto, um sistema de relação entre palavras e expressões, permitindo que o leitor identifique os referentes sobre os quais se fala no texto. Coesão sequencial é aquela que cria, no interior do texto, condições para que o discurso avance.” ABAURRE, Maria Luiza M. & PONTARA, Marcela. Gramática: Texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna,2006. P. 242 (adaptado) Nos 03 (três) fragmentos destacados a seguir, algumas palavras fazem a coesão referencial e outras a coesão sequencial. Fragmento 1 “Essa simples ideia tem algumas consequências notáveis: talvez a mais conhecida seja a equivalência de massa e energia, contida na famosa equação de Einstein E=mc? (...)”. (Texto 1,3º parágrafo) Fragmento 2 “Como não há força atuando sobre o corpo, a sua velocidade não aumenta, nem diminui, nem muda de direção. Portanto o único movimento possível do corpo na ausência de qualquer força atuando sobre ele é o movimento retilineo uniforme” (Texto II, 2º parágrafo) Fragmento 3 “um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se nenhuma força atuar sobre ele.” (Texto II, 3º parágrafo) Indique a opção em que se fez uma ANÁLISE EQUIVOCADA dos elementos coesivos destacados nos fragmentos acima. (a) O uso de flexões do modo subjuntivo seja (fragmento 1) e atuar (fragmento 3), antecedidas pelo advérbio talvez e pela conjunção se, respectivamente, são exemplos de coesão sequencial. (b) O uso do pronome essa (fragmento 1), que retoma um fato explicado anteriormente, e a substituição do termo corpo (fragmento 3) pelo pronome ele são exemplos de coesão referencial. (c) O vocábulo como (fragmento 2) é uma conjunção que se refere ao substantivo corpo e o vocábulo sua (fragmento 2) é um pronome possessivo também relacionado ao substantivo corpo. Os dois elementos analisados são exemplos de recursos coesivos sequenciais. (d) A conjunção portanto (fragmento 2) introduz uma ideia conclusiva em relação ao que foi enunciado anteriormente; a conjunção se (fragmento 3) introduz uma oração condicional e poderia ser substituída pela locução desde que sem prejuízo de significado. Ambas são exemplos de coesão sequencial. (e) Como (fragmento 2) é uma conjunção subordinativa e, portanto, um recurso coesivo sequencial.


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3(IME- RJ - 2010)Número Original: 15Código: 20528

Discursiva

Morfologia Conjunções Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - IME 2010
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Qual dos versos abaixo destacado ilustra com propriedade a afirmação da crítica de que a linguagem do engenheiro e poeta Sousa Andrade é “dominada pela elipse e pelas fusões vocabulares”? (a) E o lago anila seus lençóis d'espelho... (verso 4) (b) Era a Ilha do Sol, sempre florida (verso 5) (c) Ferrete-azul, o céu, brando o ar pureza (verso 6) (d) Pelo areal rolando luminosa... (verso 10) (e) As velas todas-chamas aclaram todo o ar. (verso 11)


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4(IME- RJ - 2010)Número Original: 8Código: 20524

Discursiva

Morfologia Conjunções Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - IME 2010
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A respeito da 22 estrofe, podemos afirmar que (a) o sujeito do 1º verso define-se, também, pelos vocábulos “um dia”. (b) quem se reclina é a própria voz que fala no poema. (c) os vocábulos “a ela” referem-se à “natureza”, do verso 3 da 12 estrofe. (d) o “progresso” é o que se reclina ante às mudanças ocorridas na natureza. (e) o verbo no infinitivo tem como sujeito a palavra “fonte”.


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5(IME- RJ - 2008)Número Original: 10Código: 20389

Discursiva

Morfologia Conjunções Sintaxe
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Questão de Vestibular - IME 2008
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Foram retiradas todas as vírgulas do trecho apresentado abaixo. Leia-o com a finalidade de pontuá-lo corretamente. A chegada dos japoneses ( 1 ) é um bom mote para falar dos outros imigrantes (2 ) que deram cara nova ao país. Primeiro foram os portugueses ( 3 ) que chegaram a partir do século 16. Por volta de 1850 ( 4 ) alemães fundaram comunidades no Rio de Janeiro (5) no Rio Grande do Sul ( 6 ) em Santa Catarina ( 7 ) e no Espírito Santo. Os italianos ( 8 ) aportaram aqui em 1870 (9 ) ocupando o Sul e o Sudeste. Em 1888 (10) com a abolição da escravatura (11) e a maior oferta de empregos na lavoura cafeeira (12) a imigração deu um salto: o Brasil recebeu (13) nada menos (14) que 1 milhão de estrangeiros (15) antes da virada do século. Nova Escola, 1/02/1998. Os números que devem ser substituídos por vírgulas são: A) (IIS (ET (BD; (12). B) (2)(3);(5);(6);(9); (10); (12); (15). C) (4); (5); (6); (9); (10); (13); (14). D) (3); (4); (5); (6); (7); (10); (12); (15). E) (3); (4); (5); (6); (9); (10); (12).


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