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1(MACKENZIE - 2018)Número Original: 48Código: 7016842

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Processos e fatos históricos sobre a independência do Brasil na primeira metade do século XIX .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
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“(...). Conquistar a emancipação definitiva e real da nação, ampliar o significado dos princípios constitucionais foi tarefa delegada aos pósteres”. COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo; Livraria Editora Ciências Humanas, 1979. P.50. A análise acima, da historiadora Emília Viotti da Costa, refere-se à proclamação da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. A análise da autora, a respeito do fato histórico, aponta que a) b) apesar dos Integrantes da elite nacional terem alcançado seu objetivo: o de romper com os estatutos do plano colonial, no que diz respeito às restrições à liberdade de comércio, e à conquista da autonomia administrativa, a estrutura social do país, porém, não foi alterada. a independência do Brasil foi um fato isolado, no contexto americano de luta pela emancipação das metrópoles. Isso se deu porque era a única colônia de língua portuguesa, e porque adotava, como regime de trabalho, a escravidão africana. caberia, às futuras gerações de brasileiros, o esforço no sentido de impor seus valores para Portugal, rompendo, definitivamente, os impasses econômicos impostos à Colônia pela metrópole portuguesa desde o início da colonização. apesar de alguns setores da elite nacional possuírem interesses semelhantes à burguesia mercantil lusitana e, portanto, afastando-se do processo emancipatório nacional, com a eminente vinda de tropas portuguesas para o país, passaram a apotar a ideia de independência. assim como Portugal passava por um processo de reestruturação, após a Revolução Liberal do Porto; no Brasil, esse movimento emancipatório apenas havia começado e só fora concluído, com a subida antecipada ao trono, de D. Pedro II, em 1840.


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2(MACKENZIE - 2015)Número Original: 47Código: 6892641

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
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“A especificidade do Brasil, que se manteve como única monarquia em meio às repúblicas criadas pela independência nas Américas, indica as trajetórias diversas seguidas pelas colônias em sua transição para Estados independentes. Elas indubitavelmente compartilham de algumas características comuns importantes que as vinculam em um processo que varreu o mundo atlântico (...)” Assinale a alternativa que NÃO contém uma das “características comuns” citadas no texto. a) Relacionam-se com as reformas políticas que incitaram a oposição colonial aos governos das metrópoles. b) Surgiram de crises políticas e constitucionais que incitaram o descontentamento com a distribuição de poder. c) Contribuiram para mudanças na estrutura de poder na América, com a distribuição equitativa de participação dos segmentos sociais. d) Inspiraram-se em ideias sobre direitos individuais e soberania popular, nascidas na Europa e em vigor nos Estados Unidos. e) Nasceram no contexto de disputas e guerras travadas entre potências coloniais.


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3(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 49Código: 17191

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Independência do Brasil

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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“Vale dizer que, naquele momento, não se reconhecia com precisão a data oficial da Independência do Brasil. [...] [Alguns] a situavam na convocação da Assembleia Constituinte no Brasil em junho de 1822. O próprio D. Pedro só em 1823 se referiu ao 7 de setembro. Pesava mais [após a obtenção de apoios locais e da pressão portuguesa contra os interesses brasileiros] o grito, o gesto fundador e seu lema [Independência ou Morte], pois o problema residia na legítima autodeterminação de um povo que estabelece o seu governo e proclama a Independência sob o risco de uma morte patriótica que se sacrifica pelo bem público. A aclamação no Rio de Janeiro, com a presença efetiva de D. Pedro, ocorreu em 12 de outubro de 1822, depois que o Senado da Câmara do Rio de Janeiro tomou para si a tarefa de congregar as adesões e investir D. Pedro na condição de rei constitucional. Conciliava-se, aí, a data do aniversário do imperador com o descobrimento da América, reforçando seus vínculos. [...] A coroação de D. Pedro | acontece em 1º de dezembro de 1822, no Rio de Janeiro, depois de várias aclamações, das adesões das Câmaras, do inicio da guerra de Independência. [...] SOUZA, IL.C. 4 independência do Brasil. Considerando o texto, e com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) Aselites brasileiras passaram por um longo processo de acomodação política, ocasionando conflitos com a metrópole e com o povo brasileiro, excluídos de representação. Em virtude disso, para os populares, somente D. Pedro poderia lhes garantir certos direitos. b) A indicação de um descendente da Casa de Bragança para o trono brasileiro revela a intenção de romper, política e economicamente, com as principais monarquias europeias. Assim, tal independência somente seria assegurada e consolidada por Pedro I. c) A busca por legitimação da independência promoveu uma série de ritos e celebrações na corte imperial. Em virtude disso, o Império alcançaria seu auge com o governo de D. Pedro I, responsável direto pela independência brasileira, e sua consolidação. d) A busca por legitimação — interna e externa — da independência brasileira gerou todo um processo de ritos e celebrações em torno da figura de D. Pedro. Porém, a falta de um projeto efetivo ameaçou a consolidação dessa independência, em seus primeiros anos. e) A independência se insere em um contexto maior, de crise do Antigo Sistema Colonial e acomodação política das elites. Assim, a sacralização da figura do imperador demonstrava os anseios populares de que suas condições melhorariam a partir do Império.


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4(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 49Código: 17567

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Divergências Políticas no Processo de Independência

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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No ano de sua independência, o Brasil tinha [...] tudo para dar errado. De cada três brasileiros, dois eram escravos, negros forros, mulatos, índios ou mestiços. Era uma população pobre e carente [...]. O medo de uma rebelião dos cativos assombrava a minoria branca. O analfabetismo era geral. [...]. Os ricos eram poucos e, com raras exceções, ignorantes. O isolamento e as rivalidades entre as províncias prenunciavam uma guerra civil [...]. Laurentino Gomes, 1822 E correto afirmar que a independência do Brasil só não confirmou os temores apresentados no trecho, a) b) porque ao defender a revolução popular de inspiração camponesa, inspirou legisladores como José Bonifácio e Joaquim Nabuco a defenderem a emancipação completa em relação a Portugal. porque o povo conseguiu entender os anseios de D. Pedro e da elite brasileira, ao pegar em armas e defender até a morte uma independência que parecia condenada em sua própria estrutura. porque foi realizada à revelia da população pobre — destacadamente de origem africana e indígena — uma vez que suas simpatias pela Revolução Americana ameaçavam os poderes da elite branca. porque parcelas significativas da elite brasileira se aglutinaram em torno de D. Pedro, a fim de manter as antigas bases de um Brasil colonial na estrutura do novo país que nascia em 1822. porque foi inspirada pela Revolução Francesa e pelas ideias iluministas, no contexto da crise do Antigo Sistema Colonial, sendo liderada pela elite burguesa contra a tirania representada por D. Pedro.


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5(MACKENZIE - 2020)Número Original: 49Código: 7505064

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos da invasão da Espanha pelos franceses no contexto das guerras napoleônicas .f Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
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O quadro acima, “Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808”, de Francisco Goya, retrata um episódio da violenta repressão francesa à resistência popular espanhola, durante a invasão napoleônica no país, entre 1807-1808. Assinale qual afirmativa abaixo relaciona corretamente esse fato com o processo de independência na América espanhola. a) O enfraquecimento da metrópole espanhola, com a intervenção napoleônica, além das renúncias dos reis espanhóis e a coroação de José Bonaparte como imperador da Espanha, impulsionou o movimento por emancipação, liderado pelos criollos. Com a ocupação do território espanhol por tropas francesas, foram organizadas nas colônias as juntas governativas e os cabildos com o intuito de lutarem a favor da invasão napoleônica, com a finalidade de defenderem os princípios iluministas praticados por Bonaparte. Com a restauração da dinastia Bourbon na Espanha, em 1814, e o retorno ao regime absolutista, aumentaram os movimentos separatistas nas colônias, impulsionados pelas ideias iluministas defendidas por Napoleão Bonaparte. Apesar da ocupação do território espanhol por tropas francesas e o uso da violência contra as classes populares, a elite criolla ainda assim apoiou o governante francês, pois lucravam com o monopólio comercial e defendiam a permanência dessa estrutura de exploração. A elite criolla perdeu a liderança do movimento a favor da independência das colônias latino-americanas, para líderes populares, pois não se manifestaram contra a onda de massacres instaurada pelas tropas napoleônicas na Espanha.


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