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31(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 5Código: 6464399

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto 4 10 15 20 25 Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Aqui eu não sou feliz Lá a existência é uma aventura De tal modo inconsequente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive E como farei ginástica Andarei de bicicleta Montarei em burro brabo Subirei no pau-de-sebo Tomarei banhos de mar! E quando estiver cansado Deito na beira do rio Mando chamar a mãe-d'água Pra me contar as histórias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Vou-me embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada 30 as 40 Em Pasárgada tem tudo É outra civilização Tem um processo seguro De impedir a concepção Tem telefone automático Tem alcalóide à vontade Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar E quando eu estiver mais triste Mas triste de não ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar — Lá sou amigo do rei — Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada. BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973, pp.127-8. a) Um dos aspectos mais significativos da poesia é a criação de imaginários específicos. A partir dos seguintes versos (Lá a existência é uma aventura/De tal modo inconsequente”), comente com suas próprias palavras o lugar que Pasárgada ocupa como espaço de ressignificação da existência do eu. b) Indique o gênero literário predominante no poema de Bandeira, justificando com aspectos que o caracterizam.


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32(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 5Código: 6464335

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto 5 Mais em paz, comigo mais, Diadorim foi me desinfluindo. Ao que eu ainda não tinha prazo para entender o uso, que eu desconfiava de minha boca e da água e do copo, e que não sei em que mundo-de-lua eu entrava minhas ideias. O Hermógenes tinha seus defeitos, mas puxava por Joca Ramiro, fiel - punia e tergava. Que, eu mais uns dias esperasse, e ia ver o ganho do sol nascer. Que eu não entendia de amizades, no sistema de jagunços. Amigo era o 5 braço, eoaçol Amigo? Aí foi isso que eu entendi? An, não; amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço a outro, e receber, e saírem por este mundo, barganhando ajudas, ainda que sendo com o fazer a injustiça aos demais. Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou — amigo — é que a gente seja, mas sem pre- 40 cisar de saber o por quê é que é. Amigo meu era Diadorim; era o Fafafa, o Alaripe, Sesfrédo. Ele não quis me escutar. Voltei da raiva. ROSA, João Guimarães. Grande sert : veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979, pp. 138-9 a) Determine os distintos conceitos de amigo que podem ser identificados no Texto 5. b) Guimarães Rosa é, sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Considerado a sua obra-prima, Grande sertão: veredas, romance publicado em 1956, representa uma profunda inovação em termos de narrativa, sendo até hoje referência para a nossa literatura. A partir da leitura do Texto 5, destaque e comente dois aspectos que reiteram o que foi afirmado acima.


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33(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 4Código: 6464334

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto 4 A amizade, nos séculos XVIII e XIX, é aceita, valorizada, mas não está em evidência. O amor, o casal e a família ocupam o primeiro plano. As práticas de amizade acrescentam-se a eles, desempenhando muitas vezes papéis se- cundários. A amizade é alegria suplementar, marca de uma eleição, não é uma instituição. Ela estabelece redes de influência, inventa lugares de convivência e laços de resistência enquanto se multiplicam para a maioria as oportuni- 5 dades de encontros e de interações, Todos a dizem essencial: na verdade, é “acessória”. Seu exercício voluntário torna-lhe a existência mais frágil, mais submetida ao acaso. Os valores da amizade parecem tanto mais invocados quanto mais outras obrigações, outras injunções tendem a limitar de fato a possibilidade do seu exercício. A amizade no entanto se exerce, ela ocu- pa, é atuante. Esse exercício da amizade forma e transforma: praticando-o, elaboram-se tanto o si mesmo quanto o 40 entre-si. Indo ao encontro dos outros, é ao encontro de si mesma que a pessoa se lança. Nela se conjugam a alegria comum e o ethos, que eu gostaria de traduzir ao mesmo tempo como uso e como fragmento de ética. VINCENT-BUFFAULT, Anne. Da amizade: uma história do exercício da amizade nos séculos XVIII e XIX. Trad. de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996. p. 9. a) O Texto 4 revela o caráter secundário da amizade nos séculos XVIII e XIX, o que fica explícito em “O amor, o casal e a família ocupam o primeiro plano. As práticas de amizade acrescentam-se a eles, desempenhando muitas vezes papéis secundários.” Transcreva do 2º parágrafo do texto 4 o adjetivo que reitera essa ideia. b) Tendo em vista a regra básica de concordância verbal, identifique o sujeito de “se multiplicam”, no último período do 1 parágrafo do Texto 4 e) No Texto 4, há o predomínio de um determinado tempo verbal. Identifique-o e explique o seu emprego.


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34(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 3Código: 6464333

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Textos Publicitários (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto3 O uso da palavra amigo inicia aos quatro anos de idade; melhor amigo, a partir da infância média e adolescência A amizade infantil caracteriza-se por afeto, divertimento e reciprocidades: mútua consideração, cooperação, bom ma- nejo de conflito, benefícios equivalentes em trocas sociais; gostar um do outro, ou seja, desejar passar mais tempo na companhia prazerosa um do outro. As amizades de crianças mais velhas e adolescentes incluem lealdade, confiança s e intimidade, requerem interesses comuns e comprometimento, tanto para manter os amigos como para formar novas amizades (Bukowski et al., 1996; Hartup, 1989). Amizades adultas caracterizam-se por homogeneidade de traços de personalidade, interesses, sexo, idade, es- tado civil, religião, status ocupacional, etnia, renda, escolaridade, gênero, número de amigos, duração da amizade e tipos (Bell, 1981; Blieszner & Adams, 1992; Fehr, 1996). A maioria das pesquisas aborda adultos jovens, geralmente 10 estudantes universitários entre 18 e 30 anos. Esta tendência não decorre apenas da facilidade para coletar dados nas universidades, mas também do fato de que, nesta etapa, as amizades são mais evidentes. Na adolescência a ami- zade amadurece, passa a envolver confiança, lealdade e intimidade. Na adultez jovem, torna-se mais importante no contraste com o restante da vida adulta, que a restringe com demandas profissionais, românticas e familiares (Ferr, 1996;Rawlins, 1992). ‘SOUZA, Luciana Karine de & HUTZ, Claudio Simon. Relacionamentos pessoais e sociais: amizade em adultos. Psicologia em Estudo. Ma- ringá, PR, v. 13, n. 2, abrijun. 2008. p. 257-265. Disponivel em: . Acesso em 3 ago. 2014. a) Justifique o emprego da vírgula em “O uso da palavra amigo inicia aos quatro anos de idade; melhor amigo, a partir da infância média e adolescência ” b) Reescreva os trechos abaixo atendendo às modificações propostas em cada item a seguir. Faça as alterações neces- sárias. i. As amizades de crianças mais velhas e adolescentes incluem lealdade, confiança e intimidade, requerem interesses comuns e comprometimento. Inicie o trecho com Talvez. Talvez . “Esta tendência não decorre apenas da facilidade para coletar dados nas universidades, mas também do fato de que, nesta etapa, as amizades são mais evidentes.” Substitua o verbo decorrer por ocorrer, mantendo a ideia expressa no trecho. Estatendência ocorre


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35(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 2Código: 6464332

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto 2 Entrevistador: - Queria que você falasse um pouquinho sobre uma coisa que eu sei que é muito importante pra você, a amizade. Galeano: Sim, a amizade é uma forma de amor. E como dizia pra você, acho que se exerce na base da honestidade, porque a outra amizade, a amizade do “amo muito você” e “que lindo você é” não é a verdadeira amizade. Os amigos, 5 quando são amigos de verdade, dizem o que se deve dizer, e isso diz respeito a processos coletivos também. Então, amizade às vezes é difícil sobre essa base, porque atravessa períodos complicados. Mas quando a gente ama de verdade, no amor, na amizade, ama as luzes e as sombras de cada pessoa ou de cada lugar. Trecho de entrevista dada pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano ao jomalista Eric Nepomuceno no programa Sangue Latino. Disponível em: . a) No Texto 2, o entrevistado fez uso de duas metáforas na última frase da sua fala. Identifique essas metáforas e explique o sentido que elas assumem no texto. b) Transforme a fala do entrevistador em discurso indireto, fazendo adaptações necessárias para que o trecho não fique repetitivo.


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