Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - PUC-CAMPINAS - Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 1Código: 7061765

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Exibir texto da questão

No texto acima, a autora busca prioritariamente persuadir seu interlocutor acerca da importância de ir à escola e estudar, motivo pelo qual alinha, em linguagem apropriada a uma criança, distintos argumentos cedidos pela pedagogia. cria ilusão de intimidade com o leitor almejado, por meio do uso da segunda pessoa, construindo desse interlocutor a imagem de ser uma criança a quem as obrigações podem pesar. convence, pela solidariedade que lhe manifesta — Mas alguns exageram; E não dá para ser criança sem tempo livre — o estudante-criança a cumprir a tarefa sugerida por especialista adulto: persuadir os pais de que a escola basta para educar plenamente uma pessoa. revela amplo conhecimento tanto da psicologia infantil - Mas conversar de verdade: sem reclamação, chororô, drama — quanto da linguagem típica da criança — como se nota em ir todo santo dia ou superpais — o que confere credibilidade à tese que defende. induz a criança a assumir responsabilidades pertinentes à idade infantil, tanto no sentido de decidir, passo a passo, o que é melhor para si, quanto no sentido de impor seu ponto de vista de modo adulto, como o comprova a atraente inversão da frase Papo sério de filho para pais!


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 2Código: 7061763

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Exibir texto da questão

Para responder a esta questão, considere I o texto verbal de Rosely Sayão e II as tiras que o ilustram, abaixo reproduzidas. Considere também as afirmações apresentadas depois da reprodução. Texto II ARMANDINHO | ” ZE. VAMOS BRINCAR MAS TENHO VINTE . ENTRE A AULA 8 . CHOVEU... O QUINTAL E ALGUÉM PRECISA 5 NO PARQUINHO COM MINUTOS NA MANHÃ DE MANDARIM E Ê NÃO VOU cc meRonTS Sai] ESTÁ CHEIO DE POÇAS “PISAR NELAS! A TURMA? DE TERÇA-FEIRA... A DE VIOLONCELO! 5 O | DE LAMA... / \ | HOJE NAO / POSSO! I. Em II — especificamente no quadro 2 da tira 1 — tem-se exemplo de imagem visual destinada a detalhar o cenário em que se dá o diálogo entre as personagens, sem que isso represente algum outro acréscimo de informação. II. Em II - especificamente no quadro 1, da tira 2 —, por meio do emprego de um substantivo recupera-se assunto central de I, constituindo este recurso um modo de coesão textual entre esses dois tipos de produção. III. Em II — especificamente no quadro 3, da tira 2 —, o verbo auxiliar, que marca o modo como a personagem se relaciona com a ação citada, propicia integração com tema desenvolvido em I. Está correto o que se afirma APENAS em (A) II. (B) IeII. (C) IIeIII. (D) IeIII. (E) III.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 3Código: 7061761

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Exibir texto da questão

Infere-se corretamente acerca do aproveitamento do conto de Andersen, numa obra que examina a biografia do im- perador brasileiro: a narrativa, de maneira original, (A) (B) possibilita indiciar o aspecto teatral, a dimensão sim- bólica do poder político. evidencia que regimes políticos, monárquico, ou não, determinam imutáveis rituais de glorificação. denuncia o caráter impenetrável da camada que fun- de essência e aparência. condena cerimoniais que envolvem chefes de es- tado por implicar luxos desmedidos. propicia clara compreensão de que ritos de consa- gração são nocivos, seja qual for o consagrado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 4Código: 7061560

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Exibir texto da questão

Leia o texto abaixo, que circula na internet. II. HUMIRDADE MINEIRA... NÓIS SEMU ASSIM MESSSSSSSSSS Três paulistas querendo contar vantagem pro mineirim: 1º paulista: — Eu tenho muito dinheiro... Vou comprar o Citibank! 2º paulista: — Eu sou muito rico... Comprarei a Fiat Automóveis. 3º paulista: — Eu sou um magnata... Vou comprar a Usiminas. E os três ficam esperando o que o mineiro vai falar. O mineirim dá uma pitada nu cigarro de paia, ingole a saliva... faz uma “parza”... e diz: — Num vendo... Considerados a tira (IT) e a piada (II) acima transcrita, afirma-se com correção: (A) Ie II se assemelham por um dado estrutural: em ambos, o elemento que condensa o humor é a fala característica da personagem, a do Cebolinha e a do mineiro, respectivamente. (B) Em II, a reprodução de traços típicos da linguagem do mineiro é reservada à descrição das ações dessa personagem, no parágrafo 6, e à sua fala em discurso direto. (C) Considerada a norma padrão escrita, os desvios que caracterizam, em II, a linguagem do nascido em Minas Gerais ex- pressam preconceito, visão desfavorável do mineiro que é reforçada pelo desfecho da anedota. (D) Em TI, no último quadrinho, está expressa a ideia de que a experiência particular da personagem amplia o saber adquirido, o que é comprovado pelo sentido generalizante atribuído à palavra “como”, que, então, equivale a "todas as maneiras com que”. (E) Na produção do humor, em I, desloca-se um conceito próprio do universo adulto para o universo da criança e explora-se o jogo entre a perda da posição estável da mente e a do corpo físico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 3Código: 7061544

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Exibir texto da questão

Descrevem-se corretamente propriedades da história em quadrinhos acima com as seguintes características desse tipo de texto: (A) (B) (C) forma de narração, em sequência dinâmica, de situações representadas por meio de desenhos que constituem pequenas unidades gráficas sucessivas, integradas por legenda que constitui a voz do narrador. quadrinhos que são um conjunto e uma sequência: o bloco de imagens constitui uma série pelo fato de que cada quadro não é autônomo, pois mantém-se aberto a sentidos produzidos pela correlação com os demais. quadros que representam cortes de tempo e espaço, mas sem que haja prejuízo da lógica e da coerência das ações: neste caso, a ligação entre eles se dá por meio da caracterização das emoções das personagens, expressas pelas onomato- peias. composição que tem como finalidade básica a rapidez da sua compreensão, atingida por meio de símbolos, código lin- guístico e elementos pictóricos, em retângulos verticalizados. história em quadrinhos, um dos produtos mais representativos da comunicação de massa na atualidade, em formato tra- dicional — quadros regulares integrados a textos sintéticos apresentados em balões —, com legenda interpretativa (a que aponta para os detalhes relevantes das imagens).


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?