Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - PUC-CAMPINAS - Redação Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Redação
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC-CAMPINAS - 2023)Número Original: 0Código: 14168402

Inverno - Prova geral - Conhecimentos Gerais e Redação

Redação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2023

Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(PUC-CAMPINAS - 2023)Número Original: 0Código: 14168343

Inverno - Prova geral - Conhecimentos Gerais e Redação - Direito

Redação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2023

Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(PUC-CAMPINAS - 2023)Número Original: 0Código: 13005772

Prova Geral e Prova Específica Medicina

Redação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2023
Exibir texto da questão

INSTRUÇÕES GERAIS Dos cuidados gerais a serem tomados pelos candidatos: 1. Leia atentamente a proposta da prova de Redação. 2. Escreva, na primeira linha do Formulário de Redação, o título da Redação. 3. A Redação deverá ser escrita em língua portuguesa e em letra legível, usando, unicamente, caneta esferográfica de tinta preta. 4. Tenha como padrão básico 30 (trinta) linhas. 5. Empregue nível de linguagem apropriado à sua escolha. 6. Estruture seu texto utilizando recursos gramaticais e vocabulário adequados. Lembre-se de que o uso correto de pronomes e de conjunções mantém a coesão textual. 7. Seja claro e coerente na exposição de suas ideias. 8. A Redação não deve conter qualquer registro ou sinalização que permita a identificação do candidato (nome, assinatura, rubrica etc.) em local não destinado a esse fim, podendo acarretar desclassificação do candidato. 9. A Redação será avaliada quanto à adequação ao tema, adequação ao tipo de texto, adequação ao nível de linguagem, coesão e coerência. O candidato que obtiver nota O (zero) em um dos critérios — adequação ao tema, adequação ao tipo de texto ou coerência — será desclassificado do Processo Seletivo. Da Proposta: DISSERTAÇÃO Texto I Cobertura de imunização total no Brasil — 2012/2021 100% 90% 80% 70% 60% 50% [| 40% T T T 1 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 (Queda nas taxas de vacinação no Brasil ameaça a saúde das crianças. Publicado em 07 de mar. de 2022) (Disponível em: butantan.gov.br/. Acessado em: 17 de out. de 2022) Texto II A imunização é a única maneira de garantir que doenças erradicadas não voltem. Para o diretor de Bio-Manguinhos*, Mauricio Zuma, é preciso fortalecer a confiança da sociedade nas vacinas de distribuição pública. “Em 1930 as doenças infeciosas e parasitárias representavam 45,7% dos óbitos do Brasil, índice que caiu para 4,3% em 2010, segundo o Ministério da Saúde. Na década de 1980, sarampo, poliomielite, rubéola, síndrome da rubéola congênita, meningite, tétano, coqueluche e difteria causaram 5,5 mil óbitos em crianças de até 5 anos no Brasil. Em 2009, foram 50 óbitos”, demonstra. (...) Em tempos de excesso de informações e superficialidade de conteúdos, muitas pessoas em todo o mundo, principalmente na Europa, vêm aderindo a um movimento conhecido como anti-vacina. Seja por questionarem a segurança da vacina, por temerem os efeitos colaterais, ou por acreditarem que não estão suscetíveis às doenças, estes grupos estão crescendo cada dia mais, levando países desenvolvidos, como a Itália, a se depararem com surto de doenças há muitos anos erradicadas, como o sarampo. Cabe reafirmar que é inevitável o fluxo de pessoas entre os países, tanto pelo turismo quanto pelos negócios, e o fato de algumas delas não estarem vacinadas pode provocar seu adoecimento e trazer de volta doenças extintas e todos os problemas de saúde pública que elas acarretam. * Bio-Manguinhos: unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável por pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e pela produção de vacinas, kits para diagnóstico e biofármacos voltados para atender prioritariamente às demandas da saúde pública nacional. (Adaptado de: “A queda da imunização no Brasil”. Revista Consensus. Ed. 25, out., nov. e dez. de 2017. Disponível em: www.conass.org.br/. Acessado em: 17 de out. de 2022) Texto III A vacina pode ser vista como uma escolha individual. Todavia, ela é uma medida fundamental para controlarmos populacio- nalmente doenças que não têm cura e que deixam sequelas muito graves em nossa população. A vacina é um ato individual e, ao mesmo tempo, coletivo. Visto que, historicamente, diminuiu incidências de doenças gravíssimas no mundo inteiro. (Adaptado de: GUADAGNIN, Guido, GIROTTO JÚNIOR, Gildo, ARNT, Ana. “De graça até injeção na testa?” (parte 1). Blogs da Unicamp, 07 de dez. de 2020. Disponível em: www.blogs.unicamp.br/. Acessado em: 17 de out. de 2022) Considerando os textos acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A vacinação como um pacto coletivo para assegurar o direito à saúde


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(PUC-CAMPINAS - 2023)Número Original: 0Código: 13005714

Prova geral - Conhecimentos Gerais e Redação - Direito

Redação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2023
Exibir texto da questão

II. INSTRUÇÕES GERAIS Dos cuidados gerais a serem tomados pelos candidatos: 1.Leia atentamente a proposta da prova de Redação. 2. Escreva, na primeira linha do Formulário de Redação, o título da Redação. 3. A Redação deverá ser escrita em língua portuguesa e em letra legível, usando, unicamente, caneta esferográfica de tinta preta. 4. Tenha como padrão básico 30 (trinta) linhas. 5. Empregue nível de linguagem apropriado à sua escolha. 6. Estruture seu texto utilizando recursos gramati- cais e vocabulário adequados. Lembre-se de que o uso correto de pronomes e de conjunções mantém a coesão textual. 7. Seja claro e coe- rente na exposição de suas ideias. 8. A Redação não deve conter qualquer registro ou sinalização que permita a identificação do candidato (nome, assinatura, rubrica etc.) em local não destinado a esse fim, podendo acarretar desclassificação do candidato. 9. A Redação será ava- liada quanto à adequação ao tema, adequação ao tipo de texto, adequação ao nível de linguagem, coesão e coerência. O candidato que obti- ver nota O (zero) em um dos critérios — adequação ao tema, adequação ao tipo de texto ou coerência — será desclassificado do Processo Sele- tivo. Da Proposta: DISSERTAÇÃO Texto I O fechamento das escolas afeta de forma direta toda a população em idade escolar. Porém, crianças e adolescentes pobres são mais profundamente acometidas. Grande parte das crianças de baixa renda encontra na merenda escolar, ofertada pelas instituições públicas de ensino da educação básica, sua única fonte de alimentação saudável e, com a interrupção das atividades escolares, podem não conseguir se alimentar de forma adequada com os recursos disponíveis em seus domicílios. A situação pode ser pior ainda. É possível que parte expressiva das crianças e adolescentes que vivem em famílias pobres padeça de fome na ausência da merenda escolar. (Adaptado de: SILVA, E. R. A., OLIVEIRA, E. R. “A. Proteção de crianças e adolescentes no contexto da pandemia da COVID-19...: Nota técnica, DISOC (Diretoria de Estudos e Políticas Sociais), IPEA, nº 70, p. 7, mai. de 2020) Texto II Em momentos como o atual de isolamento social, quando as famílias têm que residir por períodos longos em tempo integral em residências majoritariamente desprovidas das condições adequadas de habitabilidade, percebe-se o aumento da violência doméstica. O aumento do consumo de bebidas alcoólicas e de outras drogas motivado pelo estresse do confinamento também contribui para a elevação dos conflitos. (Adaptado de: SILVA, E. R. A., OLIVEIRA, E. R. A. “Proteção de crianças e adolescentes no contexto da pandemia da COVID-19...: Nota técnica, DISOC (Diretoria de Estudos e Políticas Sociais), IPEA, nº 70, p. 11, mai. de 2020) Texto III “Quem geralmente faz a denúncia de violência contra a criança e o adolescente é o professor, é o educador, e as crianças longe dos professores e dos educadores não têm quem as proteja e quem faça a denúncia por elas. Então certamente a gente pode dizer, sem medo de errar, que a violência aumentou juntamente com a subnotificação, ou seja, a nossa criança está sofrendo sozinha”, alertou Maurício Cunha, secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. (Adaptado de: “Debate aponta escola como espaço de proteção contra violência infanto-juvenil”. Agência Câmara de Notícias. 10 de mai. de 2021) Texto IV Tipologia de violência contra as crianças relacionada à faixa etária das ocorrências no Brasil: <5 5-10 11-17 18+ Maus-tratos a crianças Bullying Violência juvenil Violência infligida pelo parceiro íntimo Violência sexual Violência emocional ou psicológica e testemunhar violência (Adaptado de: “Comunidade escolar na prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes”. Fundação das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), p. 48, Brasília/DF, jun. de 2022) Considerando os textos acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A escola como espaço de segurança para as crianças e os adolescentes no Brasil pós-pandêmico


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(PUC-CAMPINAS - 2023)Número Original: 0Código: 13005629

Prova geral - Conhecimentos Gerais e Redação

Redação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2023
Exibir texto da questão

INSTRUÇÕES GERAIS Dos cuidados gerais a serem tomados pelos candidatos: 1.Leia atentamente a proposta da prova de Redação. 2. Escreva, na primeira linha do Formulário de Redação, o título da Redação. 3. A Redação deverá ser escrita em língua portuguesa e em letra legível, usando, unicamente, caneta esferográfica de tinta preta. 4. Tenha como padrão básico 30 (trinta) linhas. 5. Empregue nível de linguagem apropriado à sua escolha. 6. Estruture seu texto utilizando recursos gramati- cais e vocabulário adequados. Lembre-se de que o uso correto de pronomes e de conjunções mantém a coesão textual. 7. Seja claro e coe- rente na exposição de suas ideias. 8. A Redação não deve conter qualquer registro ou sinalização que permita a identificação do candidato (nome, assinatura, rubrica etc.) em local não destinado a esse fim, podendo acarretar desclassificação do candidato. 9. A Redação será ava- liada quanto à adequação ao tema, adequação ao tipo de texto, adequação ao nível de linguagem, coesão e coerência. O candidato que obti- ver nota 0 (zero) em um dos critérios — adequação ao tema, adequação ao tipo de texto ou coerência — será desclassificado do Processo Sele- tivo. Da Proposta: DISSERTAÇÃO Texto I O geneticista sueco Svante Pããbo, diretor do departamento de genética do Instituto Max-Planck para Antropologia Evolutiva em Leipzig, Alemanha, teve reconhecido com o Prêmio Nobel 2022 seu trabalho comparando genomas de humanos modernos e neandertais. Pa&bo sequenciou o DNA de ossos fossilizados de várias formas humanas. Minha descoberta favorita dentre suas contribuições é a demonstração de combinação genética entre humanos modernos e neandertais, evidência de que, por definição, éramos apenas variedades da mesma espécie. Com mais tecnologia acumulada na forma de cultura, a variedade sapiens da espécie humana invadiu a Europa e dizimou a variedade neandertal residente; cerca de 60 mil anos mais tarde, a variedade europeia de sapiens invadiu as Américas e dizimou as variedades indígenas residentes. Ambas invasões em massa deixaram evidências no genoma das populações restantes. Uma era mais evoluída do que a outra? Neandertais e sapiens, europeus e povos indígenas americanos coexistiram no planeta enquanto a geografia os manteve separados, cada um vivendo perfeitamente bem em seu canto. Por uma soma de contingências, o progresso tecnológico de cada um seguiu caminhos diferentes; mas, quando as barreiras caem, quem tem mais tecnologia por definição sai ganhando em caso de confronto, como continua acontecendo no mundo moderno. O que também não quer dizer que vence o melhor. "Melhor" depende de referência: melhor para quem? Isso é lógica circular, tal como "sobrevivência dos mais aptos”, quando "apto" é por definição quem sobreviveu. Melhor por qual critério? Concordância com os valores da vez? Eu adoraria que vingassem os comportamentos inteligentes: aqueles que mantêm portas abertas e possibilidades futuras. Aqueles que mantêm todos, e não apenas os ricos, saudáveis, instruídos e capazes de fazer seu próprio futuro. (Adaptado de: Suzana Herculano-Houzel, bióloga e neurocientista da Universidade Vanderbilt-EUA. Disponível em: www.folha. uol.com.br. 03/10/2022) Texto II DARWIN, SE OS PEIXES EVOLUEM, POR QUE | SEMPRE CAEM NA MESMA ARMADILHAZ ME PERGUNTO A MESMA COISA SOBRE OS HUMANOS. (Disponível em: Carlos Ruas. www.umsabadoqualquer.com.br) Texto III Pelo menos 7% dos genes humanos mudaram nos últimos 5 mil anos. Sempre que possível, porém, usamos a cabeça para nos esquivar da luta pela vida descrita por Darwin. A morte ainda impera onde há desigualdade: países pobres sofrem com a desnutrição e com doenças infecciosas. Mas conforme o acesso a vacinas, saneamento básico e tratamento médico se universalizarem, a tendência é a seleção natural sair de cena cada vez mais. (Disponível em: super.abril.com.br. Adaptado) Considerando as ideias apresentadas em I, II e III, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A evolução humana implica progresso técnico e social?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?