Busca de Exercícios - PUC-CAMPINAS - Reformas urbanas e sanitárias.g Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Reformas urbanas e sanitárias.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC-CAMPINAS - 2022)Número Original: 38Código: 11760262

Prova Geral e Prova Específica Medicina

Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a Revolta da Vacina no início do século XX .f Rio de Janeiro.b


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2022
Exibir texto da questão

O Rio de Janeiro, no período em que foi capital do país, foi cenário de várias epidemias e de algumas reformas urbanas que buscavam transformações como as mencionadas no texto. A Revolta da Vacina teve relação com transformações feitas nessa cidade, pois (A) (B) (C) (D) (E) a transferência compulsória da população pobre, do centro da cidade para as áreas periféricas, gerou indignação e des- confiança nesses setores populares, que resistiram à vacinação por considerá-la mais uma forma de opressão, ao ser mui- tas vezes empreendida por forças policiais sem os devidos esclarecimentos. a segregação histórica da população pobre a regiões específicas da cidade, no centro e na zona portuária, em cortiços que foram duramente dizimados por seguidas epidemias, gerou uma explosão social que reivindicava o fim daquele governo, a distribuição de lotes para a construção de moradia e o acesso a hospitais e vacinas. a crença de que as doenças eram causadas pelos chamados “miasmas” suscitou o aterro de regiões pantanosas e a cria- ção do Ministério da Saúde Pública, a cargo do sanitarista Oswaldo Cruz, que executou uma política de eliminação de cor- tiços conhecida como “o bota abaixo”. a abertura de grandes avenidas e a destruição de vários morros pelo prefeito Pereira Passos, sob o argumento de que estes impediam a circulação de ar na cidade, desabrigaram um grande contingente de moradores pobres que, além disso, se revoltaram com o fato de vigorar, nesse período, uma campanha de vacinação que priorizava os ricos. a proximidade do porto com o centro da cidade, densamente povoado e tomado por epidemias, fez com que tripulações de navios estrangeiros, expostas às doenças ao desembarcarem no Rio de Janeiro, protagonizassem uma revolta que exigia vacina gratuita ou a mudança de rota para o porto de Santos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(PUC-CAMPINAS - 2017)Número Original: 50Código: 6887780

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Reformas urbanas e sanitárias.g


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2017
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2017
Exibir texto da questão

O espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro foi refor- mulado no começo do século xx com vistas à moderni- zação. No decorrer dessa reforma urbanista eclodiu uma revolta popular (A) (B) (C) (D) (E) apelidada de Bota Abaixo, que procurava deter as construções e obras urbanas ordenadas pelo prefeito Pereira Passos, mediante a alegação de que a população mais pobre havia sido transferida para os morros da cidade, sob a promessa, não cum- prida, de que teriam moradias. motivada pela reação de setores populares à impo- sição da vacinação executada de forma violenta por agentes de saúde com o auxílio da polícia, em um contexto de inconformismo causado pela demolição de casebres e cortiços para o embelezamento da cidade. iniciada por marinheiros que, indignados com a permanência de castigos físicos na Marinha, em um momento em que se celebravam os ares modernos do Rio de Janeiro, amotinaram-se e bombardearam parte da região portuária da capital, com o apoio de outros segmentos da população. desencadeada pós a execução de dezoito jovens tenentes lotados no Forte de Copacabana, que haviam se insurgido contra o poder das oligarquias e o autoritarismo dos governantes, cujas mortes cau- saram grande comoção popular e a realização de barricadas na cidade. popularizada como Noite das Garrafadas, uma vez que populares se armaram com pedaços de paus, garrafas e outras armas improvisadas para resis- tirem à ação de sanitaristas e milícias que interdita- ram os bairros pobres da cidade e atearam fogo, a fim de combater as epidemias de febre amarela e varíola.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(PUC-CAMPINAS- SP - 2013)Número Original: 35Código: 19135

Azul (Direito)

Reformas urbanas e sanitárias.g


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2013
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2013
Exibir texto da questão

No início do século XX, a imitação mecânica da Europa a que o texto se refere ainda se fazia notar no Rio de Janeiro, norteando, por exemplo, uma ampla reforma urbana inspirada na capital francesa. No âmbito das medidas ligadas à reforma implementada pelo prefeito Pereira Passos, ocorreu (A) (B) (C) (D) (E) o “afrancesamento” da cidade: a inauguração de es- paços para o lazer e a cultura como o Jardim Botã- nico e o Teatro Municipal, além do estímulo ao inter- câmbio cultural com Paris, do qual resultou a Missão Artística Francesa. a Revolta dos Malês: reação violenta da população negra, especialmente de marinheiros e estivadores capoeiristas, vítimas de maus-tratos e da ação da polícia, que os perseguia para impedir sua circula- ção nas áreas revitalizadas da cidade. o “ponha-se na rua”: lema pelo qual ficou conhecida a desapropriação de moradias insalubres, supostamente infectadas pela febre amarela e previamente identifica- das, pelos sanitaristas, com as letras “P.R.” na entrada. a eleição do cacete: grande tumulto ocorrido na elei- ção para prefeito, findo o mandato de Pereira Pas- sos, uma vez que este tentava se reeleger por meio de fraude eleitoral, provocando a revolta de seus concorrentes e a destruição das umas. o “bota abaixo”: a expulsão de milhares de morado- res de cortiços para a derrubada dos mesmos, viabi- lizando a abertura de avenidas e boulevares, ao pas- so que essa população se transferia para os su- búrbios da cidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.