Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC-CAMPINAS - 2017)Número Original: 50Código: 6887780

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Reformas urbanas e sanitárias.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2017
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2017
Exibir texto da questão

O espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro foi refor- mulado no começo do século xx com vistas à moderni- zação. No decorrer dessa reforma urbanista eclodiu uma revolta popular (A) (B) (C) (D) (E) apelidada de Bota Abaixo, que procurava deter as construções e obras urbanas ordenadas pelo prefeito Pereira Passos, mediante a alegação de que a população mais pobre havia sido transferida para os morros da cidade, sob a promessa, não cum- prida, de que teriam moradias. motivada pela reação de setores populares à impo- sição da vacinação executada de forma violenta por agentes de saúde com o auxílio da polícia, em um contexto de inconformismo causado pela demolição de casebres e cortiços para o embelezamento da cidade. iniciada por marinheiros que, indignados com a permanência de castigos físicos na Marinha, em um momento em que se celebravam os ares modernos do Rio de Janeiro, amotinaram-se e bombardearam parte da região portuária da capital, com o apoio de outros segmentos da população. desencadeada pós a execução de dezoito jovens tenentes lotados no Forte de Copacabana, que haviam se insurgido contra o poder das oligarquias e o autoritarismo dos governantes, cujas mortes cau- saram grande comoção popular e a realização de barricadas na cidade. popularizada como Noite das Garrafadas, uma vez que populares se armaram com pedaços de paus, garrafas e outras armas improvisadas para resis- tirem à ação de sanitaristas e milícias que interdita- ram os bairros pobres da cidade e atearam fogo, a fim de combater as epidemias de febre amarela e varíola.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 31

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Reformas urbanas e sanitárias.g

Exibir Questões - PUC-CAMPINAS

Questões Parecidas

1(FAMERP - 2023)Número Original: 27Código: 12988601

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

Brasil.b Aspectos e características das reformas urbanas empreendidas por Pereira Passos no início do século XX.g Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Exibir texto da questão

Observe a foto, que mostra a Avenida Central, no Rio de Janeiro, em 1905. (In: Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.) A imagem mostra dois aspectos importantes do processo de reurbanização da Capital brasileira, desenvolvido na primeira década do século XX: (A) a redução das desigualdades sociais e a melhoria das condições de higiene e de moradia da população tra- balhadora. (B) a verticalização das edificações e a adoção dos modelos urbanísticos das principais metrópoles norte-americanas. (C) a ampliação da facilidade de circulação de pessoas e mercadorias e a constituição de espaços de sociabili- dade burguesa. (D) a modernização e o alargamento do porto e a permissão de ocupação dos morros pela população pobre da cidade. (E) a implantação de sistema de iluminação pública por lam- piões e a criação do sistema de bondes de tração animal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP- SP - 2009)Número Original: 5Código: 6032

Primeira Fase

Aspectos e características dos conflitos sociais surgidos em torno das reformas sanitárias e urbanas na Primeira República .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
Exibir texto da questão

No início do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a atuação das Brigadas Mata-Mosquitos, a obrigatoriedade da vacina contra a varíola e a remodelação da região portuária e do centro da cidade geraram insatisfações entre as camadas populares e entre alguns políticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e político, assim opinou sobre a vacina contra a varíola: “...não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência, a tirania a que ele se aventura (...) com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte” Considerando esse contexto histórico e as formas de transmissão e prevenção dessas doenças, é correto afirmar que a) a febre amarela é transmitida pelo ar e as ruas alargadas pela remodelação da área portuária e central da cidade permitiriam a convivência mais salubre entre os pedestres. b) o princípio de ação da vacina foi compreendido por Rui Barbosa, que alertou sobre seus efeitos e liderou a Revolta da Vacina no Congresso Nacional. c) a imposição da vacina somou-se a insatisfações populares geradas pela remodelação das áreas portuária e central da cidade, contribuindo para a eclosão da Revolta da Vacina. d) a varíola é transmitida por mosquitos e o alargamento das ruas, promovido pela remodelação urbana, eliminou as larvas que se acumulavam nas antigas vielas e becos. e) a remodelação da área portuária e central da cidade, além de alargar as ruas, reformou as moradias populares e os cortiços para eliminar os focos de transmissão das doenças.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(PUC-CAMPINAS - 2022)Número Original: 38Código: 11760262

Prova Geral e Prova Específica Medicina

Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a Revolta da Vacina no início do século XX .f Rio de Janeiro.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2022
Exibir texto da questão

O Rio de Janeiro, no período em que foi capital do país, foi cenário de várias epidemias e de algumas reformas urbanas que buscavam transformações como as mencionadas no texto. A Revolta da Vacina teve relação com transformações feitas nessa cidade, pois (A) (B) (C) (D) (E) a transferência compulsória da população pobre, do centro da cidade para as áreas periféricas, gerou indignação e des- confiança nesses setores populares, que resistiram à vacinação por considerá-la mais uma forma de opressão, ao ser mui- tas vezes empreendida por forças policiais sem os devidos esclarecimentos. a segregação histórica da população pobre a regiões específicas da cidade, no centro e na zona portuária, em cortiços que foram duramente dizimados por seguidas epidemias, gerou uma explosão social que reivindicava o fim daquele governo, a distribuição de lotes para a construção de moradia e o acesso a hospitais e vacinas. a crença de que as doenças eram causadas pelos chamados “miasmas” suscitou o aterro de regiões pantanosas e a cria- ção do Ministério da Saúde Pública, a cargo do sanitarista Oswaldo Cruz, que executou uma política de eliminação de cor- tiços conhecida como “o bota abaixo”. a abertura de grandes avenidas e a destruição de vários morros pelo prefeito Pereira Passos, sob o argumento de que estes impediam a circulação de ar na cidade, desabrigaram um grande contingente de moradores pobres que, além disso, se revoltaram com o fato de vigorar, nesse período, uma campanha de vacinação que priorizava os ricos. a proximidade do porto com o centro da cidade, densamente povoado e tomado por epidemias, fez com que tripulações de navios estrangeiros, expostas às doenças ao desembarcarem no Rio de Janeiro, protagonizassem uma revolta que exigia vacina gratuita ou a mudança de rota para o porto de Santos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2020)Número Original: 81Código: 9010762

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Processos e fatos históricos sobre a Revolta da Vacina no início do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Chamando o repórter de “cidadão”, em 1904, o preto acapoeirado justificava a revolta: era para “não andarem dizendo que o povo é carneiro. De vez em quando é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem?!”. Para ele, a vacinação em si não era importante — embora não admitisse de modo algum deixar os homens da higiene meter o tal ferro em suas virilhas. O mais importante era “mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo”. CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. das Letras, 1987 (adaptado). A referida Revolta, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro no início da República, caracterizou- se por ser uma (A) agitação incentivada pelos médicos. atitude de resistência dos populares. tática de sobrevivência dos imigrantes. ação de insurgência dos comerciantes. (C) estrategia elaborada pelos operarios. ©) ©


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UECE - 2018)Número Original: 26Código: 7871494

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Aspectos e características das reformas urbanas empreendidas por Pereira Passos no início do século XX.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
Exibir texto da questão

Leia atentamente o seguinte excerto: “Na tentativa de impor “civilidade” ao habitante da urbe, Pereira Passos vai emitindo, ao longo de sua gestão, uma série de proibições relativas a práticas urbanas comuns na cidade: proíbe que se cuspa na rua e nos bondes, proibe a vadiagem de caninos, proíbe que se façam fogueiras nas vias da cidade, que se soltem balões, proibe a venda ambulante de loterias, de exposição de carnes à venda nas ruas, também proíbe o trânsito de vacas leiteiras na cidade e andar descalço e sem camisa. Em uma ação conjunta com tais restrições, Pereira Passos buscou substituir antigas práticas urbanas por novos hábitos tidos como “civilizados”. Desta forma, o prefeito proíbe o entrudo, substituindo-o pela batalha de flores e derruba os quiosques do centro da cidade, estimulando com a sua reforma a abertura de lojas para o chã da tarde”. AZEVEDO, André Nunes de. A reforma Pereira Passos: uma tentativa de integração conservadora. Revista tempos históricos, volume 19, 2º semestre de 2015, p.167. O texto acima diz respeito A) B) C) D) ao processo de transformações ocorridas no Rio de Janeiro com a vinda da Família Real para o Brasil, após a invasão napoleônica em Portugal no início do século XX. ao processo de remodelamento e disciplinarização dos espaços urbanos, típicos das reformas ocorridas em várias cidades brasileiras no período da chamada Belle Epoque. as medidas disciplinadoras impostas ao povo pelos governos militares após a derrubada do governo de João Goulart em 1964. ao modelo de administração proposto pelo Partido Conservador no início da redemocratização pós-64 e adotado, no Rio de Janeiro, pelo então prefeito da cidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?