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6(UEMA - 2018)Número Original: 0Código: 7929749

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Redação
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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Uma das marcas de uma cidade é sua capacidade de mudar, de se transformar continuamente. A cidade muda porque mudam as pessoas que a habitam. É preciso saber olhar para o amanhã, respeitando e aprendendo com o passado, mas sem esquecer que o presente é imperativo e nos cobra responsabilidades. A cidade é sua história, suas lutas, suas glórias, como também é o novo que se insurge, atualizando-a aos olhos do tempo. MOLEC CNT attend ts aay, MEIRELES, B. Nossa São Luís. São Luis: Amaphoto, 2013. Com base na leitura do texto acima e no mosaico de imagens que ilustram a cidade de São Luís, faça uma reflexão sobre as ideias neles contidas, acrescente as suas em um texto dissertativo-argumentativo, com clareza e argumentação pertinente, em prosa, de, no mínimo, 15 linhas, acerca do tema: É POSSÍVEL CONCILIAR TRADIÇÃO E MODERNIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE CIDADÃ? e Dê um título à sua redação. e Utilize a norma padrão da língua. e Não copie trechos do texto base. e Escreva de modo legível e na folha apropriada para a redação. e Obedeça ao que consta no Edital nº104/2017 — REITORIA/UEMA, a respeito da correção da Produção Textual. Item 11.7 Será atribuída a nota zero à prova de produção textual do candidato que: a) identificar a folha destinada à sua produção textual; b) desenvolver o texto em forma de verso; c) desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas); d) fugir à temática proposta na prova de produção textual; e) fugir à tipologia textual proposta na prova de produção textual; f) escrever de forma ilegível; 9) escrever a lápis; h) escrever menos de 15 (quinze) linhas; i) deixar a produção textual em branco.


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7(UEMA - 2017)Número Original: 0Código: 7909195

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Redação
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Questão de Vestibular - UEMA 2017
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Os textos servem como base para refletir sobre o tema que será apresentado e como ponto de partida para você, candidato, desenvolver suas ideias com argumentação consistente. Leia-os antes de elaborar sua redação. Texto | | As autoridades não agiram contra o padre, mas se queixaram ao arcebispado. E o padre José Paulo foi chamado a presença do cônego secretário do arcebispado. O padre ficou amedrontado. [...] O cônego entrou com um passo manso. Os lábios tinham uma linha dura. Não havia nenhuma simpatia humana na sua figura, nos seus traços duros. O padre o viu, levantou- se, beijou humildemente sua mão: — Cônego... — Sente-se padre, temos que conversar. Olhava com os olhos sem expressão o padre. Sentou-se, cruzou as mãos com grande cuidado, afastou sua reluzente batina da batina suja do padre Jose Pedro. — Este arcebispado tem graves queixas contra o senhor, padre. Creio que o senhor já sabe do que se trata... — S0 se é as crianças... — Tem nos chegado bastantes queixas, padre José Pedro. Olhou o padre com olhos duros. Jose Pedro baixou a cabeça. — À viuva Santos, continuou o cônego, queixou-se. O senhor ajudou uma corja de moleques numa praça a valá- la. — Não é verdade, cônego. — O senhor quer dizer que a viuva mentiu? — O que ela disse não é verdade. Eu posso lhe narrar o fato... — Nao me interrompa. Porem agora ha coisa muito mais grave. O senhor sabe o que fez, sabe? — O senhor sabe o que é o leprosario? O cônego não respondeu. — Às vezes tenho que fazer... — (Compactua com os roubos, com os crimes desses perversos. — Que culpa eles têm... Que culpa... — Cale-se. — A voz do cônego era cheia de autoridade. O padre o olhou horrorizado. O cônego virou as costas e foi saindo. — À entrevista está terminada, padre José Pedro. Pode se retirar. Mas o padre ainda ficou parado uns minutos, querendo dizer alguma coisa. Mas não dizia nada, estava como que apatetado... AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. (Com adaptações). Texto IV Vivemos uma guerra civil verbal Enquanto o surto da gripe HINI preocupa os brasileiros, o psicanalista e psiquiatra Jorge Forbes chama a atenção para outro tema, uma crise social do pais que, a seu ver, é tão importante ou mais que a gripe: a falta de dialogo entre as pessoas que estão aferradas a verdades estanques. [...] “Mas não temos vacina para isso, comenta. (MESQUITA, Renata Valéria. IN: Revista PLANETA. Maio 2010, ano 43, Texto Il CARTA DO SECRETARIO DO CHEFE DE POLICIA A REDACAO DO JORNAL DA TARDE Sr. diretor do Jornal da Tarde [...] Pelo exposto ficou claramente provado que a polícia não merece nenhuma critica pela sua atividade em face desse problema. A policia nao tem agido com maior eficiéncia porque nao foi solicitada pelo juiz de menores. Cordiais saudações. Secretario do chefe de polícia (AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. (Com adaptações)). Texto III CARTA DO JUIZ DE MENORES À REDAÇÃO DO JORNAL DA TARDE Exmo. sr. diretor do Jornal da Tarde [...] Não cabe ao juizado de menores capturar os pequenos delinquentes. Cabe velar pelo seu destino posterior. E o sr. dr. chefe de polícia sempre ha de me encontrar onde o dever me chama. Não tenho culpa, porém, de que fujam [...] Por quê? Isso é um problema que aos psicólogos cabe resolver e não a mim, simples curioso da filosofia. De v. exc., admirador e patrício grato, Juiz de menores (AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. (Com adaptações)). Texto V Você precisa escolher um lado? “E importante lembrar que o nosso bem-estar depende também do bem-estar comum. Sinto falta disso na nossa sociedade”, comenta a psicóloga Bel Cesar. [...] Conversas sobre temas controversos devem envolver uma intenção verdadeira das partes de ampliar suas visões, recomenda a psicóloga. Se não, será pura discussão, ou seja, uma disputa contaminada pela raiva e pela luta de o poder para ver quem se impõe melhor e convencer o outro de que é ele que está errado. (MESQUITA, Renata Valéria. IN: Revista PLANETA. Maio 2016, ano 43, ed. 520.) RECORTE TEMÁTICO Como vemos nos textos apresentados, a fala do cônego, um discurso autoritário, se sobrepõe e tenta apagar a fala do padre, um discurso sem prestígio, o que impossibilita um diálogo entre os dois para a resolução de um problema social (Texto |, Capitães de Areia). Ja os trechos das cartas (Textos Il e III), da referida obra, evidenciam justificativas frágeis de seus emissores, calcadas no desinteresse de ambos em dialogarem sobre importante assunto. Por outro lado, os textos da Revista PLANETA (Textos IV e V) tratam da necessidade do dialogo entre as pessoas. A falta de comunicação entre as pessoas, em qualquer grupo social, permite refletir sobre o que afirma o psiquiatra citado na reportagem: vivemos uma guerra civil verbal. * Dialogar — trocar opiniões, comentários etc., alternando papeis de ouvintes e de falantes. (Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa.) PROPOSTA DE REDAÇÃO Com um olhar atento para os fatos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com no mínimo 15 linhas, em que você apresente argumentação fundamentada sobre o tema: DIÁLOGO: ALICERCE PARA AMPLIAR A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS E O CONHECIMENTO NA SOCIEDADE. Atenção: - Ao desenvolver seus argumentos, utilize em um deles uma relação de causa-consequência ou causa-efeito. - À leitura dos textos como base para suas reflexões sobre o tema é indispensável. Instruções Dê um titulo à sua redação. Utilize a norma padrão da lingua. Não escreva a lápis. Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea. Escreva de modo legível e na folha apropriada para a redação. Obedeça ao que consta no Edital nº99/2016 — REITÓRIA/UEMA, a respeito da correção da Produção Textual. Item 11.7 Será atribuída a nota zero à prova de produção textual do candidato que: a) identificar a folha destinada à sua produção textual; b) desenvolver o texto em forma de verso; d) f) escrever de forma ilegível; 9) escrever a lápis; h) escrever menos de 15 (quinze) linhas; |) deixar a produção textual em branco. c) desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente fugir a temática proposta na prova de produção textual; e) fugir a tipologia textual proposta na prova de produção textual; (apenas com números, desenhos, palavras soltas);


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8(UEMA - 2020)Número Original: 0Código: 7893427

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Redação
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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TEXTO 1 “Mas divertir-nos para trabalhar ainda mais, como diz Anácarsis, parece correto, pois o entretenimento é uma espécie de relaxamento porque não podemos trabalhar continuamente. [...] E pensamos que a felicidade depende do lazer, pois trabalhamos para ter direito ao lazer, como fazemos guerra para poder viver em paz: ARISTÓTELES. Os pensadores. São Paulo: Ed. Nova Cultural LTDA, 1996. (Adaptado) TEXTO 2 Por que não brincamos mais? Há crianças que não sabem o que fazer com os brinquedos que encontram dentro dos embrulhos. Perdem o interesse assim que conseguem abri-los. [...] Usar e reutilizar, atos que implicariam a criatividade própria das brincadeiras, está fora de questão. [...] Precisamos nos perguntar sobre o sentido da utilidade e da inutilidade para a vida. Sabemos que não se pode viver sem ela. Quando positiva, a inutilidade corresponde ao reino do lúdico. Forjada pelo capitalismo, ela se torna negativa. A proliferação das bugigangas vem nos mostrar que a brincadeira foi deturpada no reino dos descartáveis, no qual vivemos uma grande alucinação. TIBURI, M. RevistaCult. Nº 231, Ano 21, fevereiro 2018. Editora Abril. (Adaptado) TEXTO 3 Camelôs Abençoado seja o cameló dos brinquedos de tostão: O que vende baloezinhos de cor O macaquinho que trepa no coqueiro O cachorrinho que bate com o rabo Os homenzinhos que jogam boxe À perereca verde que de repente dá um pulo que engraçado E as canetinhas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma. BANDEIRA, M. Libertinagem. São Paulo: Global, 2013. TEXTO 4 Há um menino há um moleque morando sempre no meu coração toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão... Milton Nascimento e Fernando Brant. Bola de meia e bola de gude. (adaptado) Os textos - o do filósofo grego, o da revista Cult, o do poema de Manuel Bandeira e a da letra da música de Milton Nascimento - dialogam entre si. Conforme se depreende da leitura desses textos, a brincadeira, o lazer, o entretenimento sugerem o direito de privilegiar atividades lúdicas (caráter de divertimento) que estimulem a criatividade e uma saudável diversão, “uma espécie de relaxamento porque não podemos trabalhar continuamente” e perder de vista o sentido do prazer e quais são suas consequências. Com base na leitura dos textos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, com clareza e argumentação pertinente, em prosa, de, no mínimo, 15 linhas, acerca do tema A importância do brincar e do divertir-se para o pleno desenvolvimento humano


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9(UEMA - 2019)Número Original: 0Código: 7893234

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

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Questão de Vestibular - UEMA 2019
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Leia os textos a seguir, analisando-os atentamente em relação ao tema antes de elaborar sua produção textual. TEXTO | A era do exibicionismo digital O que leva cada vez mais pessoas a abrir mão de sua privacidade e divulgar detalhes da sua intimidade nas redes sociais, numa exposição sem limites e repleta de riscos? “Ela não anda, ela desfila, é top, capa de revista. É a mais mais, ela arrasa no look. Tira foto no espelho pra postar no Facebook” “Ela é Top”, de MC Bola A letra do FUNK descreve uma típica garota, de formas, gestuais e vestuário superlativos, que, não contente em chamar a atenção por onde passa, registra-se e posta suas fotos nas redes sociais. O PAIS “O ser humano criou a necessidade de NA REDE se expor em um grupo virtual. E possivel O perfil do usuario de ; Fantasi d internet no Brasil criar an asias nesse mundo e uma no imagem daquilo que gostaríamos de ser”, É Porfaixa etária di ical da Nad dep , d 16015 anos Pai E a psicó oga do úcleo e esquisa le 16 a 24 anos 74% Psicologia em Informatica da Pontificia aoe een Universidade Católica de São Paulo (PUC- 35 a 44 anos 46% 45 a 59 anos 31% SP). acima dos 60 anos 8% "A sociedade vive um momento de 94% supervalorização do “eu”, As pessoas 80% constroem a personalidade de forma a io ter mais visibilidade, é uma maneira de se transmitir para o mundo”. 47% | 20% Por classe social “Temos, então, o que muitos críticos Por grau de instrução Analfabeto [educação infantil 1% apontam como a sociedade do espetáculo, - Fundamental 30% na qual comemorações particulares Médio 72% a Superior 93% ganham ares de grandes acontecimentos públicos: Frequência de uso Diariamente - 69% Pelo menos 1 vez por semana 23% Pelo menos 1 vez por mês 7% Menos de 1 vez por mês 1% Fonte: Revista Isto É! 18 de dezembro de 2013, nº 2300. (adaptado) Fonte: Pesquisa TCI Domicílios IBGE É TEXTO Il Saberes o Respeito TEXTO II “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão de conhecimento.” Stephen Hawking Há uma mudança na construção do conhecimento contemporâneo. O saber, hoje, é partilhado pelas redes sociais, pela fofoca, pela divulgação total do eu. Com base na leitura dos textos acima, faça uma reflexão sobre as ideias neles contidas, acrescente as suas em um texto dissertativo-argumentativo, com clareza e argumentação pertinente, em prosa, de, no mínimo, 15 linhas, acerca do tema: HOJE, ABRE-SE MÃO DA PRIVACIDADE E SE COMPARTILHAM ROTINAS E INTIMIDADES NAS REDES SOCIAIS: EXPOSIÇÃO SEM LIMITES E REPLETA DE RISCOS. INSTRUÇÕES - Dê um título à sua redação. ¢ Utilize a norma padrão da língua. - Não copie trechos do texto base. - Escreva de modo legível e na folha apropriada para a redação. Obedeça ao que consta no Edital n.º 213/2018 - GR/UEMA, a respeito da correção da Produção Textual. 11.7 Será atribuída a nota zero à prova de produção textual do candidato que: a) identificar a folha destinada à sua produção textual; b) identificar a folha destinada ao rascunho da produção textual; c) desenvolver o texto em forma de verso; d) desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas); e) fugir à temática proposta na prova de produção textual; f) fugir à tipologia textual proposta na prova de produção textual; 9) escrever de forma ilegível; h) escrever a lápis; |) escrever menos de 15 (quinze) linhas; j) deixar a produção textual em branco.


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10(UEMA - 2016)Número Original: 0Código: 7893052

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Redação
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Questão de Vestibular - UEMA 2016
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Os textos a seguir problematizam questões sociais. No texto |, o capitulo “Baleia, de Vidas Secas, apresenta e representa a condição humana, tentando criar novos caminhos. No texto Il, o critico Hermenegildo Bastos diz que Baleia é figuração dos derrotados, uma consciência ao mesmo tempo individual e coletiva que vive tanto o mundo da opressão, como o sonho de liberdade. No texto III, “Cidade Prevista”, de Drummond, o sonho poético é de “um mundo ordenado, uma pátria sem fronteiras”, em que todo homem carrega a responsabilidade de transformar as injustiças sociais. Texto | Baleia A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caira-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. Então Fabiano resolveu matá-la. Foi buscar a espingarda de pederneira, lixou-a, limpou-a com o saca- trapo e fez tenção de carrega-la bem para a cachorra não sofrer muito. Ao chegar as catingueiras, modificou a pontaria e puxou o gatilho. A carga alcançou os quartos traseiros e inutilizou uma perna de Baleia. Baleia pôs-se a latir e desejou morder Fabiano. Realmente não latia: uivava baixinho, e os ulvos iam diminuindo, tornavam-se quase imperceptíveis. Não poderia morder Fabiano: tinha nascido perto dele, numa camarinha, sob a cama de varas, e consumira a existência em submissão, ladrando para juntar o gado quando o vaqueiro batia palmas. Baleia encostava a cabecinha fatigada na pedra. Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preas. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. Um mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes. RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 127 ed. Rio de Janeiro: Record, 2015. (Com adaptações) Texto I Posfacio Baleia é a figuração dos derrotados, mas transmite universalidade. Uma consciência ao mesmo tempo individual e coletiva vive o mundo da opressão, mas também o sonho de liberdade. O sonho termina em delírio porque nao ha lugar para ele, so pode ser realizado pela transformacao do mundo. Arte e liberdade, como tal se opde ao mundo da opressão em que vivemos. O trabalho literário é, assim, ao mesmo tempo, amaldiçoado porque lembra ao homem, pelo revés, a sua falta de liberdade, mas também o espaço de resistência porque reafirma o horizonte da liberdade. À primeira coisa que nos diz uma obra de arte é que o mundo da liberdade é possivel, e isso nos da força para lutar contra o mundo da opressão. A arte é a antitese da sociedade. BASTOS. Hermenegildo. Posfácio, Inferno, Alpercata: trabalho e liberdade em Vidas Secas. In: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2015. (Com adaptações) Texto III Cidade Prevista lo Irmãos, cantal esse mundo que não verei, mas vira um dia, dentro em mil anos talvez mais... não tenho pressa. Um mundo enfim ordenado, uma pátria sem fronteiras sem leis e regulamentos, uma terra sem bandeiras, sem igrejas, nem quartéis, sem dor, sem febre, sem ouro um jeito só de viver, lo Este pais não é meu nem vosso ainda, poetas. Mas ele sera um dia o pais de todo homem. ANDRADE, Carlos Drummond de. A Rosa do Povo. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. PROPOSTA DE REDAÇÃO Para elaborar sua produção textual, considere a leitura das obras indicadas e dos textos selecionados para compor esta prova. Redija um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, em que defenda seu ponto de vista, de modo coerente, acerca do tema: O MUNDO DA LIBERDADE E POSSÍVEL, E ISSO NOS DÁ FORÇA PARA LUTAR CONTRA A OPRESSÃO E AS INJUSTIÇAS SOCIAIS. Instruções Dê um titulo à sua redação. Utilize a norma padrão da lingua. Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea. Não escreva a lápis. Escreva de modo legivel. Obedeça ao que consta no Edital nº80/2015 — REITÓRIA/UEMA a respeito da correção da Produção Textual. Será atribuída nota zero à prova de produção textual (redação) do candidato que identificar a folha destinada à sua produção textual; desenvolver o texto em forma de verso; desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas); fugir a temática e a tipologia textual propostas na prova; escrever de forma ilegível; escrever menos de quinze linhas; deixar a produção textual (redação) em branco.


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