Busca de Exercícios - UEMA - Conjunções - Crônicas (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Conjunções
  • Crônicas (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEMA - 2018)Número Original: 14Código: 7892374

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Conjunções Crônicas (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
Exibir texto da questão

No penúltimo parágrafo do texto, a pesquisadora do MIT, em sua fala, demonstra a) ceticismo perante o avanço das pesquisas. b) prudência com as inovações tecnológicas. c) criticidade ante às limitações humanas. d) entusiasmo diante da relação homem/máquina. e) dúvida quanto à substituição dos homens pelos robôs.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEMA - 2020)Número Original: 4Código: 7892720

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Crônicas (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Do capítulo Contrariedades, extraiu-se o fragmento que segue. Leia-o para responder à questão. 1 [...] Se tinha alguma virtude, era a de não enganar pela cara. Entre todas as suas qualidades possuía uma que felizmente caracterizava naquele tempo, e talvez que ainda hoje, positiva e claramente o fluminense, era a maledicência. José Manuel era uma crônica viva, porém crônica escandalosa, não só de todos os seus conhecimentos e amigos, e das famílias destes, mas ainda dos conhecidos e amigos dos seus amigos e s conhecidos e de suas famílias. Debaixo do mais fútil pretexto tomava a palavra, e enfiava um discurso de duas horas sobre a vida de fulano ou de beltrano. ALMEIDA, M. A. Memórias de um Sargento de Milícias. Porto Alegre: L&PM, 2015. No fragmento, considerando o contexto da obra, nota-se a presença da conotação enfática quando o narrador emprega a expressão a) “todos os seus conhecimentos e amigos” (L.3/4) b) “crônica viva” (L.3) c) “fútil pretexto” (L.6) d) “amigos dos seus amigos” (L.4) e) “fulano ou de beltrano.” (L.6)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEMA - 2020)Número Original: 3Código: 7892700

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Conjunções

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

O fragmento seguinte integra o primeiro capítulo do livro Memórias de um Sargento de Milícias, intitulado Origem, nascimento e batizado. Leia-o para responder à questão que segue. [...] Os meirinhos de hoje não são mais do que a sombra caricata dos meirinhos do tempo do rei; esses eram gente que temível e temida, respeitável e respeitada; formavam um dos extremos da formidável cadeia judiciária que envolvia todo o Rio de Janeiro no tempo em que a demanda era entre nós um elemento de vida: o extremo oposto eram os desembargadores. Ora, os extremos se tocam, e estes, tocando-se, fechavam o círculo dentro do qual se passavam os terríveis combates das citações, provarás, razões principais e finais, e todos esses trejeitos judiciais que se chamava o processo. [...] ALMEIDA, M. A. Memórias de um Sargento de Milícias. Porto Alegre: L&PM, 2015. No contexto, o fragmento “Ora, os extremos se tocam, e estes, tocando-se, fechavam o círculof[...]”, de acordo com as relações sintático-semânticas, contém o sentido equivalente à a) oposição. b) condicionalidade. c) conformidade. d) comparação. e) finalidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEMA - 2020)Número Original: 14Código: 7892671

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Crônicas (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Há um juizo positivo acerca da mae da Raiza. Esse julgamento, entretanto, é maculado por um certo ceticismo revelado na seguinte expressão: a) “Esquisitissima!” (L.7) b) “[...] para marcar compasso:” [...] (L.9) c) “Quem é que sabe?” (L.9) d) [... |, “batendo impaciente” [...] (L.8) e) [...], “você não sabia?” [...] (L.6)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEMA - 2018)Número Original: 6Código: 7929679

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Crônicas (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UEMA 2018
Exibir texto da questão

NEM TUDO QUE RELUZ E OURO A semiótica é o idioma comum entre arte e criminalística, em mostra sobre violência na América Latina Como representar a violência sem estetizá-la até o nível da banalidade” Feita por uma estudante de criminalística, a pergunta foi dirigida para um fotógrafo venezuelano que, desde 2008, orienta seu trabalho a documentar a violência e suas consequências. Ele apresentava as bases de seu trabalho na série Plomos (2011-2012) no simpósio Arte e Violência na América Latina Hoje, realizado na mais conceituada escola de direito penal de Nova York, em maio. Em suas fotografias, o artista coloca uma lente de aumento sobre objetos brilhantes que, a princípio, parecem esculturas de bronze, mas que na realidade são vestígios de munição, deformados pela violência do impacto. Inevitavel, a pergunta da aluna já havia sido prevista pelas curadoras que organizaram o simpósio e a exposição. Parte dos 15 artistas convidados lida com astúcia com o dilema proposto: como se reportar visualmente a toda violência que está aquém das aparências. [...] Revista Select: Arte e Cultura Contemporânea. Jun/jul 2016. Ed. 30. Ano 05. São Paulo: Acrobática, 2016. (Adaptado) O título Nem tudo que reluz é ouro se relaciona semanticamente ao conteúdo do texto, compondo uma intertextualidade. Com base na relação semântica entre o título e o texto, a) transcreva um fragmento que serve de base para a construção do título. b) explique como o referido título funciona na argumentação do texto.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.