Capela Par, Bunelesc, 14 n
Brunelleschi (1377-1446) foi um
excelente ourives, escultor, matemático,
relojoeiro e arquiteto florentino. Ele é mais
conhecido, porém, como o pai da engenharia
moderna. Ele não somente descobriu a
perspectiva matemática como lançou o projeto da
igreja em plano central, que veio a substituir a
basílica medieval. Somente ele foi capaz de
construir o domo da catedral de Florença (figura
acima). Sua técnica consistiu em construir duas
células, uma apoiando a outra, encimadas por
uma clarabóia estabilizando o conjunto. No
projeto da capela de Pazzi, ele utilizou motivos
clássicos na fachada, ilustrando a retomada das
formas romanas e a ênfase renascentista na
simetria e na regularidade.
(Font STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da
pré-história ao pós-moderno. RJ: Ediouro, 2002. p.
39.)
A arquitetura, da forma, como está descrita ao lado, é
um claro exemplo da/do:
O renascença italiana, que teve como caracteristicas o
apego demasiado ao caráter religioso, como se
observa na obra arquitetônica em questão,
desprezando as manifestações artítisticas cujo tema
envolvesse demasiadamente aspectos referentes ao
humano tais como o sofrimento e os prazeres
mundanos.
O projeto de reurbanização da cidade de Roma, cujo
objetivo era o de apagar da cidade a memória da
cultura medieval presente na Península Itálica,
dominada pela forte presença muçulmana é
bizantina, fruto da presença árabe naquela região
durante a Idade Média.
O paixão que os renascentistas nutriam pelos
clássicos, retomados nos elementos como o arco na
fachada da Capela em questão, na ênfase de
teorias de base racional contidas na matemática e
na engenharia e na dependência da aritmética para
produzir a beleza e harmonia na arquitetura.
O criação de uma nova mentalidade europeia
expressa na simetria da constução da fachada da
Capela em destaque que se baseava no raciocínio
lógico e matemático, e desprezava os aspectos da
religiosidade popular dominantes na Cristandade
medieval, que considerava a arquitetura uma
dádiva dos deuses.
O permanência da mentalidade medieval nas
produções artísticas e culturais presentes no
cenário urbano de Roma, caracterizado pelo
predomínio de prédios pertencentes à Igreja como
a Capela de Pazzi, em destaque, revelando a
principal preocupação dos renascentistas na
arquitetura.