Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEPA - Idade Moderna Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Idade Moderna
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEPA- PA - 2014)Número Original: 18Código: 5982537

Prosel - Segunda Etapa - Prise SubPrograma XVI

Península Ibérica.b Aspectos da repressão cultural no reino de Portugal no contexto do surgimento da tipografia no século XV .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
Exibir texto da questão

Leia o Texto IV para responder à questão Texto IV Produzir e divulgar livros em Portugal, no século XV, estava longe de ser uma tarefa tranquila. Em 1451, no mesmo ano em que Johannes Gutemberg (1400-1468) revolucionava a Europa com a prensa mecânica, o rei Afonso V (1432-1481) promulgava um alvará mandando queimar livros falsos ou heréticos, difundidos ainda como manuscritos. Foi sob este clima de forte repressão cultural que o país adotou a tipografia, por volta de 1490. Durante o reinado de D. Manuel I, entre 1495 e 1521, o ofício ganhou impulso, graças à ação empreendedora de Valentin Fernandes, um alemão de nome lusitano. Essa expansão, porém, não significou o fim da repressão. (ZILBERMAN, Regina. Letras entre a cruz e a espada. In: Revista História. Ano 2, nº 19, 2005, p.68). A censura à publicação de livros no Império Português do século XVI, no contexto de expansão da arte tipográfica na Europa, se explica pelo fato de(a): O difusão das ideias humanistas através de obras de grande tiragem produzidas por escritores renascentistas portugueses como Luís de Camões e Gil Vicente, ferozes opositores da doutrina católica. O preocupação geopolítica de controlar a difusão de ideias religiosas e políticas nas colônias americanas, de modo a conter a notória expansão religiosa protestante na América Portuguesa, como ocorreu com a instalação da França Antártica. O criação da tipografia ser avaliada pelo Tribunal do Santo Ofício como uma ameaça ao domínio ideológico católico na Península Ibérica, já abalado pela forte presença religiosa islâmica. O nova tecnologia ser vista pelo estado português de forma ambivalente: tanto como revolução cultural como instrumento de subversão dos princípios morais da sociedade civil e religiosa. O invenção dos tipos móveis ter sido feita por um alemão protestante, o que assinalava o perigo do domínio político-religioso alemão da nova tecnologia, num contexto de disputa por espaços coloniais entre as potências europeias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEPA- PA - 2014)Número Original: 15Código: 5982538

Prosel - Segunda Etapa - Prise SubPrograma XVI

Imaginário europeu sobre as viagens marítimas e seus significados a partir do século XV .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
Exibir texto da questão

As crenças de navegadores portugueses e espanhóis dos séculos XV e XVI, inspiradas na teologia medieval, de que o Paraíso estava ao alcance dos homens, embora em lugar ainda desconhecido, estimularam as viagens de “descobertas” que incorporaram o Novo Mundo ao espaço geográfico das terras conhecidas pelos europeus. As pistas desta mentalidade estão em obras filosóficas e literárias da Antiguidade Greco- Romana e de autores humanistas, além de novelas de cavalaria. O conteúdo destas obras fazia parte do patrimônio intelectual europeu de fins da Idade Média e fomeceu o quadro mental a partir do qual foram escritas as obras de viajantes europeus que vieram à América no século XVI. A busca do paraíso terrestre, quando da expansão marítima europeia voltada para a descoberta de novas rotas de comércio com o Oriente, significou: O aruptura entre a mentalidade medieval e aquela do Renascimento. a permanência de elementos da mentalidade medieval no período inicial do Renascimento. a confirmação dos relatos bíblicos, que podiam ser constatados com as navegações. a correspondência entre as crenças europeias e os mitos indígenas do Novo Mundo. o uso da justificativa religiosa para o financiamento das navegações pelas Coroas Ibéricas. vo os


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEPA- PA - 2015)Número Original: 21Código: 5982453

Prosel - Primeira Etapa - Prise SubPrograma XVIII

Extermínio dos povos indígenas.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2015
Questão de Vestibular - UEPA 2015
Exibir texto da questão

Leia o Texto IV para responder à questão ” Texto IV Eu acredito que é no contexto dessa guerra crônica que nós devemos examinar o fenômeno peculiar da mandioca brava, o único alimento básico do mundo que é venenoso. Sugiro que a adoção dessa planta representou uma estratégia de defesa específica para uma situação de guerra constante do tipo “guerra de saque”. (BECKERMAN, Stephen. A Amazônia estava repleta de gente em 1492? Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi. Coleção Emilie Snethlage, 1991, p. 149) A incorporação de certos alimentos pelos grupos indígenas americanos, como o citado no Texto IV, representou uma forma de proteção desses grupos porque o: O processo requerido para se tornar comestível é demorado, assegurando que os inimigos de um grupo tenham dificuldade em se prover dos campos de sua vitima. O trabalho exigido para a colheita do produto permite a mobilidade dos inimigos, ilitando combates intensos favorecendo O consumo desse alimento pelos inimigos é determinante, promovendo a morte de parte deles com a ingestão do produto. O esforço realizado para a extração da planta desgasta os invasores, garantindo resultado favorável aos invadidos. O caminho percorrido para atravessar os campos é longo, permitindo a organização eficiente dos defensores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEPA- PA - 2010)Número Original: 16Código: 6004198

Segunda Etapa

Fundamentos do Renascimento
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2010
Exibir texto da questão

Capela Par, Bunelesc, 14 n Brunelleschi (1377-1446) foi um excelente ourives, escultor, matemático, relojoeiro e arquiteto florentino. Ele é mais conhecido, porém, como o pai da engenharia moderna. Ele não somente descobriu a perspectiva matemática como lançou o projeto da igreja em plano central, que veio a substituir a basílica medieval. Somente ele foi capaz de construir o domo da catedral de Florença (figura acima). Sua técnica consistiu em construir duas células, uma apoiando a outra, encimadas por uma clarabóia estabilizando o conjunto. No projeto da capela de Pazzi, ele utilizou motivos clássicos na fachada, ilustrando a retomada das formas romanas e a ênfase renascentista na simetria e na regularidade. (Font STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. RJ: Ediouro, 2002. p. 39.) A arquitetura, da forma, como está descrita ao lado, é um claro exemplo da/do: O renascença italiana, que teve como caracteristicas o apego demasiado ao caráter religioso, como se observa na obra arquitetônica em questão, desprezando as manifestações artítisticas cujo tema envolvesse demasiadamente aspectos referentes ao humano tais como o sofrimento e os prazeres mundanos. O projeto de reurbanização da cidade de Roma, cujo objetivo era o de apagar da cidade a memória da cultura medieval presente na Península Itálica, dominada pela forte presença muçulmana é bizantina, fruto da presença árabe naquela região durante a Idade Média. O paixão que os renascentistas nutriam pelos clássicos, retomados nos elementos como o arco na fachada da Capela em questão, na ênfase de teorias de base racional contidas na matemática e na engenharia e na dependência da aritmética para produzir a beleza e harmonia na arquitetura. O criação de uma nova mentalidade europeia expressa na simetria da constução da fachada da Capela em destaque que se baseava no raciocínio lógico e matemático, e desprezava os aspectos da religiosidade popular dominantes na Cristandade medieval, que considerava a arquitetura uma dádiva dos deuses. O permanência da mentalidade medieval nas produções artísticas e culturais presentes no cenário urbano de Roma, caracterizado pelo predomínio de prédios pertencentes à Igreja como a Capela de Pazzi, em destaque, revelando a principal preocupação dos renascentistas na arquitetura.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEPA- PA - 2010)Número Original: 18Código: 6004196

Segunda Etapa

Iluminismo (História).g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
Exibir texto da questão

Nós, José II, pela graça de Deus eleito Imperador Romano, sempre Augusto, Rei da Germânia, Hungria, Boêmia etc., Arquiduque da Áustria, Dugue de Borgonha e da Lorena etc. (...). Considerando que a supressão da servidão e à introdução de um regime mais maleável estabelecido segundo o exemplo do nosso domínio hereditário da Áustria exerceram a mais útil influência no melhoramento da agricultura e da indústria, e que a razão e a caridade falam a favor desta mudança, decidimos abolir totalmente, de agora em diante, a servidão e introduzir em seu lugar um regime mais flexível de trabalho. (...) Dada em Viena, 1º. de Novembro de 1791. FREITAS, Gustavo. 900 textos e documentos de História. 23.Ed, Lisboa, Plátano, s.d. p. 29. O chamado “despotismo esclarecido”, adotado por algumas “cabeças coroadas” da Europa de fins do século XVIII, está relacionado ao declínio politico do absolutismo. São características desta forma de “despotismo”: a adoção de reformas liberais relativas à participação da sociedade civil na vida política do pais e à expansão do trabalho livre, condicionada a contratos de trabalho entre as partes interessadas. Dentre os desdobramentos das medidas reformistas dos “déspotas esclarecidos” destacam-se propostas voltadas para o “progresso econômico e social”, como: O as revoluções liberais que ocorreram na Europa do século XVIII e impulsionaram a transformação das monarquias absolutistas em monarquias liberais, chefiadas por seus “déspotas esclarecidos”. O a retração do livre comércio pelo continente europeu no século XVIII, o que impediu o desenvolvimento das relações econômicas capitalistas e emperrou a adoção de reformas políticas de caráter liberal. O o declinio das grandes potências colonialistas europeias Portugal e Espanha, que gradualmente abriram espaço para o livre comércio entre países europeus e colônias americanas. O à adoção de relações de trabalho estipuladas segundo princípios capitalistas respeito à propriedade privada, venda da mão-de-obra em troca de salário, obediência à dinâmica de produção de cada fábrica ou manufatura. O a abolição do regime absolutista e a pronta constituição de um Estado Liberal, regulador de relações contratuais de trabalho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?