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Resultados

1(UEPA- PA - 2012)Número Original: 10Código: 5999810

Segunda Etapa

Modernismo Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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A violência simbólica, respaldada em noções religiosas, identifica-se ou se deduz em Frei Luís de Sousa, quando: o o Telmo Pais culpa-se por ter desviado seu afeto de D. João de Portugal para D. Maria. D. Madalena põe obstáculos à mudança para o castelo de D. João de Portugal proposta por Manuel de Sousa Coutinho. D. Maria, nos instantes finais da peça, argumenta contra as decisões relativas ao seu destino e de seus pais. D. João de Portugal, em seu retorno imprevisto, abre mão de seus direitos, fundamentado na tese cristã de que o casamento é indissolúvel. Manuel de Sousa Coutinho resolve queimar seu castelo para não entregá-lo nas mãos dos islamitas.


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1(UEPA- PA - 2010)Número Original: 12Código: 6004313

Terceira Etapa

Realismo
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Inscrição Eu via luz em um pais perdido. Aminha alma é languida* e inerme*. Oh! Quem pudesse deslizar sem ruído! No chão sumir-se, como faz um verme *lângi sem força, fraca, doentia *inerme: desarmada, sem defesa A imagem do verme, criatura que se pode analisar cientificamente através de métodos e equipamentos tecnológicos, é metaforicamente empregada por Camilo Pessanha: como representação do cientificismo que marcou sua obra. O para sugerir uma condição do mundo interior, metafísico, conflitante com o mundo exterior, marcado, na segunda metade do séc. XIX, pela racionalidade — técnico- científica. O para fazer referência à superioridade da existência humana dotada de racionalidade, ou seja, da capacidade de harmonizar-se com a realidade social e manipulá-la por meio da tecnologia. O para sugerir o reducionismo da existência ao gozo das investigações científicas. O para provocar no leitor uma visão religiosa da fragilidade humana diante da perfeição do mundo natural.


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1(UEPA- PA - 2010)Número Original: 13Código: 6004227

Segunda Etapa

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Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
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‘Machado de Assis sempre esteve na contramão das certezas objetivas que deram suporte ao pensamento científico da segunda metade do século XIX, isso se percebe nos momentos em que relativiza ironicamente o comportamento de suas personagens. Com base nisso, assinale a opção em que o comentário do autor revela esse procedimento. o o “D. Paula ouviu tudo calada; depois falou também. Concordava que a sobrinha fosse leviana; era próprio da idade.” “Venancinha recolheu-se logo, e, como a luz era agora maior, saiu da sala com os olhos baixos, para que o criado não lhe visse a comoção.” “Conrado riscou um fósforo, acendeu o cigarro, e fez-lhe um gesto de gracejo, para desconversar; mas a mulher teimou.” “D. Camila entrou na casa dos trinta e não lhe custou passar adiante.” “Era o neto. Ela, porém ia tão apertadinha, tão cuidadosa da criança, tão a miúdo, tão sem outra senhora, que antes parecia mãe do que avó; e muita gente pensava que era mãe. Que tal fosse a intenção de D. Camila não o juro eu ("Não jurarás”, MAT. v, 34).


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1(UEPA- PA - 2014)Número Original: 11Código: 6000162

Prosel - Segunda Etapa - Prise SubPrograma XVI

Realismo
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Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
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Assinale a alternativa que contém o trecho em que Machado de Assis utiliza, como recurso literário de comunicação, a prosopopeia. o - (...) Olhe a pamonha da Beatriz; não foi agora para a roça só porque o marido implicou com um inglês que costumava passar a cavalo de tarde? (Capítulo dos Chapéus) Duas ou três amigas, nutridas de aritmética, continuavam a dizer que ela perdera a conta dos anos. (Uma Senhora) Tinha toda a vida nos olhos; a boca meio aberta, parecia beber as palavras da sobrinha, ansiosamente, como um cordial*. (D. Paula) * medicamento que fortalece. Mariana aceitou; um certo demônio soprava nela as fúrias da vingança. (Capítulo dos Chapéus) Nunca encontro esta senhora que me não lembre a profecia de uma lagartixa ao poeta Heine subindo os Apeninos: "Dia virá em que as pedras serão plantas, as plantas animais, os animais homens e os homens deuses.” (Uma Senhora)


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1(UEPA- PA - 2012)Número Original: 10Código: 5996388

Terceira Etapa

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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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Fundamentado no Texto VI, analise os comentários das opções abaixo, assinalando a alternativa correta. O O modo como o narrador conduz a trama em Vidas Secas, alternando a perspectiva da abordagem da realidade que ora é a de Baleia, ora a de Fabiano, ora a de Sinhá Vitória, etc, ou, ainda, utilizando o discurso indireto livre, são formas de democratizar a condução da narrativa evitando que ela seja veículo da violência simbólica que tudo reduz à perspectiva do narrador. O os conflitos entre as personagens de Vestido de Noiva se resolvem comumente pela violência física, exemplo disso é o assassinato de Alaíde, tramado por Pedro e Lúcia, devidamente apurado por jornalistas e policiais. O O sonho de Alaíde, melhor configurado no plano da alucinação, expressa seu desejo de adequar-se às exigências do modelo de violência simbólica exercida na esfera da sexualidade. @ 0 modo de Sinhá Vitória encerrar seu diálogo com o menino mais velho prova que a violência simbólica pode também ser exercida nas relações entre pais e filhos. O As relações amorosas entre Madame Clessi e o colegial se encerram com um ato de violência simbólica.


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