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6(UFMG - 2008)Número Original: 3Código: 6347227

Segunda Etapa

Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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Analise estas curvas resultantes da análise dos dados obtidos em um experimento desenvolvido para se avaliar a taxa de sobrevivência dos indivíduos de três diferentes populações: > N $ \ É a Wdoce Wade Wade 11. Pássaros m-Mosquios 1- Seres humanos 1. Apartirdessa análise, suponha de que modo esse experimento foi planejado, bem como os tipos de dados ‘que, obtidos ao longo das observações, possibilitaram a construção dessas curvas de sobrevivência. Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE das populações estudadas. A) as caracteristicas. B) os tipos de dados coletados ao longo do experimento. 2. Considerando as informações fornecidas pela curva 1, JUSTIFIQUE a adequada qualidade de vida da população nela representada. 3. Suponha que a curva IIT representa uma população vetora de determinada doença. Com base nessa suposição, CITE a fase da vida dessa população que deve ser controlada para se evitar a disseminação da doença. JUSTIFIQUE sua resposta. Fase da vida: Justificativa:


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7(UFMG - 2008)Número Original: 5Código: 6347223

Segunda Etapa

Relações ecológicas Desarmônicas
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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1. Considerando as possíveis interações alimentares entre insetos e plantas representadas no esquema abaixo, IDENTIFIQUE, em cada um dos quadros em branco, o organismo caracterizado na respectiva coluna Interações alimentares entre insetos e plantas, Planta captura inseto Inseto ataca planta em armadilhas sugando-he a seiva J J 2. Ao capturarem insetos, as plantas incorporam substâncias fundamentais para seu próprio desenvolvimento. IDENTIFIQUE uma dessas substâncias e DESCREVA uma consequência, para a planta, da deficiência de tal substância. Substância: Consequência da deficiência: 3. Analise estas figuras, em que estão representadas diferentes densidades de tricomas em folhas das espécies Ie IT, que são susceptíveis à interação alimentar ilustrada em IIT: Espécie 1 Espécie II mr A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a espécie —T ou IT - mais susceptível à interação alimentar ilustrada. JUSTIFIQUE sua resposta. Espécie: Justificativa: 4. Analise estas figuras: O aparelho bucal do inseto representado em I pode atingir o tecido X ou o tecido Y da planta hospedeira, “ambos indicados no esquema IT. Considerando as informações fornecidas por essas figuras, RESPONDA: Pela análise do líquido que se vê extravasando do abdômen desse inseto, é possível determinar qual dos dois tecidos da planta —X ou Y — o aparelho bucal desse inseto está atingindo? sul] nao [_] JUSTIFIQUE sua resposta. 5. O ataque de uma grande população do inseto representado no item 4 desta questão pode causar danos. irreversíveis à produtividade de uma plantação. Afim de evitarem esses danos, os agricultores costumam utilizar inseticidas no solo. Analise esta tabela, em que está indicado, em relação ao tempo, o efeito de uma aplicação de inseticida sobre a mortalidade de insetos em determinada plantação: Tempo após a aplicação (horas) 1 ]2]4Te 8 12 Mortalidade de insetos (%) oo [1 [5 [12 | 36 | 945 Apartir dessa análise, EXPLIQUE por que, ao longo do tempo, a taxa de mortalidade aumentou.


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8(UFMG- aa - 2009)Número Original: 3Código: 6389081

Segunda Etapa

Ações Antrópicas (Ecologia)
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Leia, com atenção, este texto: Testemunhas da evolução A vida na Terra começou. há cerca de 3.5 bilhões de anos. com o surgimento de seres extremamente simples. semelhantes a bactérias. Apenas em torno de 600 milhões de anos atrás. surgiram organismos mais complexos. Entre eles. havia animais invertebrados que presenciaram grande parte do processo de evolução da vida e, ainda hoje. são testemunhas da contínua transformação do Planeta. Tais seres faziam parte dos primeiros grupos de animais que saíram da água. habitaram a terra firme e colonizaram um ambiente até então inexplorado. Já ocupavam na época. ou seja. há 570 milhões de anos. a posição de predadores na cadeia alimentar. Esses animais são segmentados. vermiformes. possuem apêndices locomotores não-articulados e vivem em ambientes úmidos. Sua cutícula é fina, flexível e permeável: sofrem mudas periódicas e são dotados de aparelho excretor do tipo nefridial. Ciência Hoje, v. 41, n. 245, 2008. (Adaptado) Observe, agora, neste mapa-múndi, as regiões sombreadas, que correspondem à distribuição recente dos invertebrados citados no texto: OS ~ A partir dessa leitura e com base em outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede. 1. Considerando que os registros fósseis mais antigos dos invertebrados tratados no texto foram encontrados na Oceania, EXPLIQUE a distribuição atual desse grupo. 2. Analise estes dois esquemas: ESQUEMA 1 (coma ATO | ) SP ( anTROPODES ANELÍDEOS ESQUEMA II ANIMAIS DO TEXTO ARTRÓPODES A partir dessa análise, INDIQUE o esquema — I ou II — em que está representada, de forma mais correta, a relação evolutiva entre os anelídeos, os animais tratados no texto e os artrópodes. JUSTIFIQUE sua resposta. Esquema: Justificativa: 3. CITE duas características, não referidas no texto, próprias dos artrópodes, que possibilitam a sobrevivência desses animais em ambientes secos. Característica 1: Característica 2:


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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9(UFMG- aa - 2010)Número Original: 2Código: 6388946

Primeira Etapa

Identificação das relações ecológicas
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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O fungo Penicillium, por causar apodrecimento de laranjas, acarreta prejuízos pós-colheita. Nesse caso, o controle biológico pode ser feito utilizando-se a levedura Saccharomycopsis, que mata esse fungo, após perfurar sua parede e absorver seus nutrientes. É CORRETO afirmar que esse tipo de interação é conhecido como A) comensalismo. B) mutualismo. C) parasitismo. D) predatismo.


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10(UFMG- aa - 2010)Número Original: 1Código: 6388945

Primeira Etapa

Ecologia Humana
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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Estes animais costumam estar presentes no dia-a-dia dos seres humanos: Considerando-se esse conjunto de animais, é CORRETO afirmar que todos eles A) pertencem à classe Insecta. B) possuem exoesqueleto de quitina. C) são vetores de doenças. D) têm aparelho bucal sugador.


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