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Busca de Exercícios - UFMG - Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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  • Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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1(UFMG- aa - 2010)Número Original: 47Código: 6388873

Primeira Etapa

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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É CORRETO afirmar que, no conjunto dos contos de Antes do baile verde, a autora A) aborda abstratamente questões éticas e filosóficas. B) critica a sociedade e as instituições políticas do País. C) estuda, com método e empenho, a família patriarcal. D) põe em evidência a vida interior dos personagens.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UFMG- aa - 2010)Número Original: 45Código: 6388868

Primeira Etapa

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica de Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso. A) Desencontro entre a cronologia dos acontecimentos e a sucessão deles na narrativa. B) Diversidade de perspectivas narrativas em decorrência da variedade de narradores. C) Predomínio, no plano do enredo, de comportamentos determinados por paixões. D) Submissão dos personagens do romance aos apelos da Igreja Católica Romana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UFMG- aa - 2012)Número Original: 1Código: 6388748

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Manhã

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Leia este texto: 10 15 20 E eles não foram felizes para sempre... João e Maria não são mais as crianças ingênuas que se deixavam iludir por uma casa feita de doces no meio da floresta. Adultos, tornaram-se caçadores mercenários que querem vingança contra a bruxa que um dia ameaçou suas vidas. A Bela Adormecida. por sua vez, já não é vítima do feitiço de uma bruxa invejosa. Por vontade própria. ela cai em sono profundo para satisfazer o fetiche dos homens Não, não deu a louca nos contos de fadas. Foi o cinema que decidiu cortar o “felizes para sempre” do roteiro mais popular dessas histórias e recontá-las sob perspectiva mais adulta e, em alguns casos. mais sombria também, como nos exemplos acima. Seguindo “A Garota da Capa Vermelha”. longa bascado no conto Chapeuzinho Vermelho que estreou nos cinemas este mês, pelo menos mais outros seis filmes inspirados em contos de fadas. mas com uma abordagem bem diferente das doces adaptações feitas pela Disney [...]. devem chegar à tela grande entre este ano e o próximo O olhar menos ingênuo e mais pesado que os novos filmes lançam sobre os contos de fadas espelha aspectos da própria atualidade. “A Fera”, por exemplo. que ainda não tem data de estreia no Brasil, traz “A Bela e a Fera” para o século XXI propositalmente. “Eu adorei a ideia de tornar contemporânea a história e ambientá-la em um colégio. O conto trata da forma como se lida com a aparência e achei a escola o cenário ideal para explorar a obsessão que a nossa cultura a nossa juventude têm pelo visual”, comentou o diretor Daniel Bamz, em entrevista de divulgação do filme Essa sintonia com o presente ultrapassa a questão da temática e encontra eco também na própria origem dessas narrativas. cujas primeiras versões. de séculos atrás, nada tinham de infantil Jornal Pampulha, 30 abr.J6 maio 2011, Capa 3. (Fragmento) 1. Com base nessa leitura, JUSTIFIQUE o título do texto. 2. INDIQUE os elementos a que cada um destes termos, ou expressões, faz referencia no texto: Adultos (inha 2): Caçadores mercenários (linha 2): Ela (inha 4): Nos exemplos acima (linha 8): Essa sintonia (linha 20):


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4(UFMG - 2009)Número Original: 45Código: 6347376

Primeira Etapa

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Funções da Linguagem
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa INCORRETA sobre a obra a que se refere. A) A poesia de Meus poemas preferidos, de Manuel Bandeira, mesmo quando recorre a elementos do mundo exterior, é lírica, porque manifesta ingquietudes emocionais e sentimentais. B) Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é uma obra que pertence ao gênero dramático, porque seu texto se estrutura em ações e diálogos próprios para ser representados por atores. C) As narrativas de O conto da mulher brasileira, antologia organizada por Edla van Steen, caracterizam-se como contos, porque são histórias breves, com poucas personagens envolvidas em um pequeno número de ações. D) Ostextos de A alma encantadora das ruas, de João do Rio, caracterizam-se como crônicas, porque, neles, a ordenação dos acontecimentos é presidida pela cronologia — do grego khrónos, que significa tempo”.


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5(UFMG - 2007)Número Original: 6Código: 6347122

Segunda Etapa

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UFMG 2007
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Leia esta passagem: “O aspecto da casa revelava, bem como seu interior, a pobreza da habitação. A mobília da sala consistia em sofá, seis cadeiras e dois consolos de jacarandá, que já não conservavam o menor vestígio de verniz. O papel da parede de branco passara a amarelo e percebia- havia sofrido hábeis remendos. se que em alguns pontos j Outra singularidade apresentava essa parte da habitação: era o frisante contraste que faziam coma pobreza carrança dos dois aposentos certos objetos, aí colocados, e de uso do morador. Assim, no recosto de uma das velhas cadeiras de jacarandá via-se neste momento uma casaca preta, que pela fazenda superior, mas sobretudo pelo corte elegante e esmero do trabalho, conhecia-se tero chique da casa do Raunier, que já era naquele tempo o alfaiate da moda. Ao lado da casaca estava o resto de um traje de baile, que todo ele saíra daquela mesma tesoura em voga: finíssimo chapéu claque do melhor fabricante de Paris: luvas de Jouvin cor de palha; e um par de botinas como o Campas só fazia para os seus fregueses prediletos. Um observador reconheceria nesse disparate a prova material de completa divergência entre a vida exterior e a vida doméstica da pessoa que ocupava esta parte da casa.” ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: DCL, 2005. p.19-20. (Grandes Nomes da Literatura) Com base na leitura dessa passagem, REDIJA um texto, explicando o motivo da “divergência entre a vida exterior e a vida doméstica” do personagem Fernando Seixas, apontada no último parágrafo transcrito.


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