Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFMG - Biologia Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Biologia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFMG- aa - 2012)Número Original: 2Código: 6388792

Segunda Etapa

Identificação por tabelas (Biologia).t Uso de figuras (Biologia).t Características do uso de produtos do sangue no tratamento da hemofilia .f Identificação dos genótipos dos sistemas sanguíneos menos comum em uma população .f Importância da pergunta sobre tatuagens no corpo para quem doar sangue .f Determinação da frequência de genótipos do sistema ABO em uma população em equilíbrio .f Características do uso de produtos do sangue no tratamento de hemorragias .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2012
Exibir texto da questão

A doação de sangue por adultos é incentivada, exceto quando se trata de portadores de hábitos comportamentais ou enfermidades que possam representar risco aos receptores. 1. As pessoas interessadas em doar sangue são submetidas, inicialmente, a uma entrevista e, posteriormente, têm seu sangue coletado para a realização de alguns testes. Nessa entrevista, pergunta-se, entre outras informações, se a pessoa possui alguma tatuagem no corpo. JUSTIFIQUE a importância dessa pergunta. 2. Em uma amostragem de doadores de sangue da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas/MG), identificou-se a distribuição dos grupos sanguíneos dos sistemas ABO e Rh indicada neste quadro: Grupo sanguineo | Rh positivo (%) | Rh negativo (%) | Total parcial (%) o 42,0 53 47,3 A 32,2 41 36,3 B 11,1 1,4 12,5 AB 3,5 0,4 3,9 TOTAL (%) 88,8 11,2 100,0 Considerando que essa distribuição de fenótipos se assemelha à observada no Brasil e que os alelos envolvidos no sistema ABO sao denominados i, e /°,eno sistema Rh, D e d, faça o que se pede. A) Assinalando a quadrícula apropriada, INDIQUE se você concorda, ou não, com esta afirmativa Nessa amostra da população, a frequência do alelo i é de 47,3%. Concordo. Não concordo. JUSTIFIQUE sua resposta. B) CITE o genótipo menos comum, no Brasil, em cada um dos sistemas indicados. Genotipo do sistema ABO: Genotipo do sistema Rh: 3. O sangue doado à Fundação Hemominas/MG é processado para a obtenção de diversos produtos, identificados, no esquema abaixo, com números romanos — de | a IV -, tendo-se em vista diferentes finalidades de uso: | Sangue total fresco Sangue total centrifugado — , concentrado de hemácias Plasma rico em plaquetas ll \ Precipitado rico em fibrinogenio e Iv fatores de coagulação Considerando as informações contidas nesse esquema e outros conhecimentos sobre o assunto, CITE o número - de HH ou IV - que, no esquema dado, corresponde ao produto do sangue a ser usado nas situações indicadas. JUSTIFIQUE cada uma de suas respostas. Hemorragia: Justificativa: Hemofilia: Justificativa:


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UFMG- aa - 2012)Número Original: 4Código: 6388789

Segunda Etapa

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Com gráfico de barras (biologia).t Classificação da forma de nutrição de seres vivos por meio de processos biológicos .f Uso de heredograma (Biologia).t Análise de uma reação ecológica com base em suas características .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2012
Exibir texto da questão

A classe dos felinos - em que se incluem O gato doméstico, a jaguatirica, a onça e O leão — abriga espécies de diversos tamanhos e hábitos. O gato doméstico é usado como modelo em pesquisas que ajudam no estudo da biologia de felinos selvagens. 1. Dois criadores de gatos possuem, em seus gatis, animais com pelos curtos e com pelos longos, mas a demanda por estes ultimos cresceu. Assim, ambos os criadores deram início a estratégias de cruzamento com a intenção de aumentar o número de gatos com pelos longos nas ninhadas. Analise estes heredogramas, em que estão representados os cruzamentos nos dois gati Legenda O DJ Pelouro ES S Pelo longo S SS 6b hhdhs Gatil | Gatil II Com base nas informações contidas nesses heredogramas e em outros conhecimentos sobre o assunto, FORMULE uma hipótese para explicar por que o criador do gatil II obteve maior proporção de filhotes de pelos longos 2. Acaça de animais para o comércio de peles ajudou a colocar a jaguatirica (Leopardus pardalis) na lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. A) CITE um fator, além da caça, que contribui para a extinção dessa espécie. JUSTIFIQUE sua resposta. Fator: Explicação: B) Analise estes dois gráficos, em que estão representados os hábitos alimentares da jaguatirica e do lobo-guará. o % Ê i É É ê 6 p e & é se e É e E sé NS & & & = SÉ e « | - Jaguatirica II Lobo-guará BE Estação chuvosa [B Estação seca Atenção: Osdados representados nesses dois gráficos foram obtidos nos mesmos ambientes e períodos. Com base nos dados contidos nesses gráficos & em outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE, assinalando com um X a quadrícula apropriada, se você concorda, ou não, com as duas afirmativas - | e II - abaixo. JUSTIFIQUE cada uma de suas respostas. Afirmativa |: Arelação ecológica existente entre a jaguatirica e o lobo-guará é de competição. [| Concordo. [] Não concordo. Justificativa: Afirmativa II: Aseca favorece hábitos onivoros em ambas as espécies. Concordo. Não concordo. Justificativa:


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UFMG - 2008)Número Original: 1Código: 6347225

Segunda Etapa

Características dos processos biológicos que promovem a adaptação espécies .f Uso de figuras (Biologia).t Características do processo de resistência bacteriana à antibióticos .f Características do processo reprodutivo das bactérias .f Características gerais das teorias da evolução .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

Há algum tempo, a resistência a antibióticos vem-se tornando um problema mundial de Saúde Pública, porque dificulta o tratamento de infecções bacterianas. 1. Analise esta figura, em que está representada uma população de bactérias: So Legenda: O Sensível ao antbitico, ampiciina © Resistente ao antibiótico ampiclina Introdução do antibiético ———> ampicilina A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, A) CITE dois fatores evolutivos que atuaram nessa população. Fator evolutivo 1 Fator evolutivo 2: B) EXPLIQUE, de acordo com a teoria neodanwinista, a atuação desses dois fatores evolutivos na população de bactérias representada 2. Analise esta figura, em que está representada uma população de bactérias que, logo após a introdução de antibiótico, se tomou resistente: Introdução do O cosmo mpiina antibiótico > X P ampiolina Ê à E à ê 3 ê n gerações © o tra A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a teoria evolutiva que permite explicar as mudanças observadas nessa população. JUSTIFIQUE sua resposta. Teoria evolutiva: Justificativa: 3. Atualmente, os antibióticos são utilizados em larga escala tanto em países desenvolvidos quanto naqueles. em desenvolvimento. Analise esta tabela, em que está indicada a quantidade de antibióticos utilizada nos Estados Unidos, em diferentes situações: Uso de antibiótico Quantidade de antibióticolano No tratamento de doenças infecciosas "sm gore ha 11,5 x 10" kg Em rações para animais 70x10kg Na agricultura 4.5 x 10%kg A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE uma medida no âmbito da Saúde Pública e uma medida no âmbito pessoal que podem contribuir para minimizar esse grave problema da resistência bacteriana a antibióticos. Medida de Saúde Pública: Medida pessoal: 4. Um dos problemas da resistência a antibióticos consiste na disseminação de genes de resistência entre as bactérias. Analise esta figura, em que estão indicados os mecanismos — 1, IT e HI — de transmissão de genes entre bactérias: Plasmídeo actendago +—) Cromossoma Fragmentos. de DNA A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE esses três mecanismos. Mecanismo I Mecanismo IE: Mecanismo HI:


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UFMG- aa - 2009)Número Original: 4Código: 6389077

Segunda Etapa

Características das gorduras encontradas em alimentos .f Características das gorduras encontrada em células humanas .f Argumentos em torno da ingestão de alimentos calóricos em dietas para perda da massa corporal .f Uso de figuras (Biologia).t Fatores alimentares que provocam problemas de saúde .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2009
Exibir texto da questão

Analise esta figura: ALIMENTAÇÃO | Cuidados com a pizza Excesso de sódio e gordura podem causar es 2 fatias de pizza ‘BATURADAS TRANS oC cramas) res é equivalom ao consumo de sódio de: | T Batavo calabroca o DEM Sprmcras Saretour calabresa E PROBLEMAS =20 pratos ‘Corretour mussarela To15 Soe HPT AB. ps bróois, Extra mussarota Tois mis (0075 DR) O feijão e salada Frascarii colobroso ois ee Vas 1 Frescarin mussarele Pão de açúcar colabresa. Pão de açõcar mussarela Perdigão calabresa 651 mm Perdigão mussarela sor =6,5 pratos TT e7 copio à mianesa, Sep» Soci coloco mesa erpiione | topo sala co matoraze ‘Seo russe a a8 E Na MOret Vala caress ama em 15 eo o cussoros | =1,prato Wal MartiGreat Vales mussareia 740 o mm Po AP wv Limite cirios 20 20 (HOD “com queio ralado “See Fonte: Idec Considerando as informações contidas nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede. 1. Nas dietas populares em que se objetiva a perda de massa corporal, enfatiza-se, de modo especial, a importância da redução tanto do consumo de carboidratos quanto da ingestão de gorduras e proteínas. ARGUMENTE a favor de ou contra a ingestão de pizza em dietas para promoção de perda de massa corporal. 2. Considerando os problemas de saúde indicados na figura acima, A) INDIQUE um fator alimentar que provoca esses problemas. JUSTIFIQUE sua resposta. Fator alimentar: Justificativa: B) CITE um órgão que, possivelmente, é afetado pelo fator alimentar indicado no subitem A, deste item 2. 3. Apesar de a pizza e outros alimentos que compõem os demais pratos mostrados na figura serem, habitualmente, incluídos na dieta do ser humano, os tipos de gordura contidos, especialmente, na pizza não são encontrados em células humanas. EXPLIQUE por que esses tipos de gordura não aparecem nas células humanas.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UFMG- aa - 2010)Número Original: 4Código: 6388859

Segunda Etapa

Identificação de hormônios vegetais por meio de suas ações fisiológicas .f Uso de figuras (Biologia).t Análise dos mecanismos fisiológicos de plantas por consequência da poda .f Características do crescimento e desenvolvimento vegetal .f Características do fototropismo de plantas em diferentes condições .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2010
Exibir texto da questão

Buscando explicar a ocorrência do fototropismo, Charles Darwin realizou, juntamente com Francis Darwin, seu filho, várias experiências, mostradas nas figuras I e II, utilizando sementes de gramíneas. Analise estas duas figuras: x Y w z Raios x Y Ww z de luz I-Na ausência de luz II -Na presença de luz Legenda. X- Coleóptilo com a ponta descoberta W- Coleóptilo com a ponta retirada Y - Coleóptilo coma ponta envolvidaem Z- Coleóptilo com a ponta descoberta e com o papel opaco meio do corpo envolvido em papel opaco 1.A) A partir da análise dessas figuras e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, ELABORE duas conclusões a que se pode chegar com base nos resultados das experiências descritas. Conclusão 1 Conclusão 2: B) REPRESENTE, no espaço próprio da ampliação, a alteração morfológica das células do segmento da planta destacado na figura abaixo. Raios de luz C) EXPLIQUE a ação da substância envolvida no processo representado no subitem B, deste item. 2. Em determinada época do ano, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza poda de árvores das vias públicas da cidade CITE uma consequência dessa prática para as plantas e EXPLIQUE os mecanismos fisiológicos dela decorrentes. Consequência: Explicação: 3. Hormônios vegetais sintéticos podem ser empregados, na agricultura, com diferentes objetivos — entre eles, a obtenção de frutos sem sementes, como mostrado nestas figuras: (HE À “a Considerando a obtenção de frutos sem semente exemplificada, IDENTIFIQUE a fase do ciclo do desenvolvimento da planta em que ocorreu a aplicação do hormônio vegetal. JUSTIFIQUE sua resposta. Fase" Justificativa:


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?