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46(UFMG- aa - 2011)Número Original: 2Código: 6388707

Segunda Etapa

Química Ambiental
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Questão de Vestibular - UFMG 2011
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Em 2010, um jornal de Belo Horizonte divulgou dados concernentes a uma pesquisa em desenvolvimento, no Brasil, para a produção de um propelente, à base de peróxido de hidrogênio, H,O,, e de etanol, C,H,OH, a ser usado em foguetes. No sistema em desenvolvimento, as reações, em fase gasosa, são 1 - decomposição do peróxido em água e oxigênio molecular; e II - posterior combustão total do etanol pelo oxigênio. 1. ESCREVA as equações químicas balanceadas das reações I e II, bem como a equação da reação global do processo Equação da reação I Equação da reação II Equação da reação global 2. Namesmamatéria nojornal, afirma-se que, além de outras vantagens, onovo propelente brasileiro implicaria baixo impacto ambiental, pois os gases de escape “são compostos por 90% a 95% de vapor d'água e, o restante, por gás carbônico”. CALCULE as porcentagens de água gasosa, em massa e em volume, nos gases de escape. Cálculo da porcentagem em massa Cálculo da porcentagem em volume Assinalando com um X a quadrícula apropriada, INDIQUE se as porcentagens mencionadas na matéria jornalística estão corretas ou não. estão corretas. As porcentagens mencionadas a não estão corretas. 3. Neste quadro, apresentam-se os valores aproximados das variações de entalpia, por mol e por grama de combustível, das reações de combustão completa do metano e do etanol : Variação de entalpial Variação de entalpial Combustível (imo) (dg) cH, —850 -53 cH,OH — 1300 -28 Com base exclusivamente nas informações desse quadro e assinalando com um X a quadricula apropriada, INDIQUE qual dos dois combustíveis é mais vantajoso, do ponto de vista energético, quando se considera a massa do combustível queimado. O combustível mais vantajoso é o cH, CHOH 4, Na matéria jornalistica mencionada, afirma-se, ainda, que o propelente brasileiro, se concretizado, vai contribuir menos para o aumento do efeito estufa que o metano fóssil usado, com a mesma finalidade, por outros paises. CALCULE a quantidade de energia liberada, por mol de CO, produzido, para cada um dos dois combustíveis referidos no item anterior, desta questão Cálculo referente ao metano Cálculo referente ao etanol Considerando esses valores, bem como o ciclo do carbono, EXPLIQUE por que, independentemente de liberar mais ou menos energia por molde CO, produzido, o propelente brasileiro vai, de fato, contribuir menos para o aumento do efeito estufa.


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47(UFMG- aa - 2011)Número Original: 1Código: 6388706

Segunda Etapa

Relação entre as Concentrações das Soluções
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Questão de Vestibular - UFMG 2011
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Neste quadro, apresentam-se as concentrações aproximadas dos íons mais abundantes em uma amostra de água típica dos oceanos e em uma amostra de água do Mar Morto: Água típica dos oceanos Água do Mar Morto | Concentragao/ | Concentragao/ ion ion (g/L) (mol/L) (g/L) (mol/L) Na* 10,7 0,47 Na* 31,5 1,37 Kt 0,39 0,010 Kt 68 0,17 Mg” 13 0,05 Mg** 36 15 Car 0,40 0,010 Car 13,4 0,33 cm 19 0,54 cr 180 51 Br 0,07 0,0009 Br 5,2 0,065 HCO, | 014 00023 |HCO, | _ Traço Traço so 3 0,03 so> 0,6 0,006 1. Assinalando com um X a quadrícula apropriada, INDIQUE se um objeto que afunda na água do Mar Morto afunda também, ou não, na água típica dos oceanos. JUSTIFIQUE sua indicação. afunda. não afunda. Na água típica dos oceanos, o mesmo objeto Justificativa 2. INDIQUE a fórmula, o nome da família e o período da tabela periódica a que pertence o elemento correspondente ao ânion que apresenta a maior concentração, em mol/L, na água do Mar Morto. Fórmula do ânion Nome da família Período 3. Considerando os íons relacionados no quadro apresentado na página anterior, INDIQUE as fórmulas dos íons dos metais alcalinos e as dos metais alcalinos terrosos. Fórmulas dos íons dos metais alcalinos Fórmulas dos íons dos metais alcalinos terrosos 4. Apartir da concentração, em mol/L, dos cátions e dos ânions presentes na água típica dos oceanos, CALCULE a carga elétrica total dos cátions e dos ânions presentes em 1,0 litro dessa água (Nos seus cálculos, utilize apenas duas casas decimais) Carga elétrica dos cátions Carga elétrica dos ânions 5. Considerando os cálculos efetuados no item 4, desta questão, e assinalando com um X a quadrícula apropriada, INDIQUE se a água típica dos oceanos é, eletricamente, positiva, neutra ou negativa. JUSTIFIQUE sua indicação. positiva A água típica dos oceanos é, eletricamente, neutra Justificativa negativa.


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48(UFMG- aa - 2011)Número Original: 6Código: 6388705

Segunda Etapa

Reações orgânica de Eliminação
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Questão de Vestibular - UFMG 2011
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O NADH eo NAD*, derivados da niacina (vitamina B3), participam da cadeia de transporte de elétrons e de vários outros processos metabólicos. Essas espécies químicas estão envolvidas na conversão do acetaldeido em etanol, promovida pela enzima álcool-desidrogenase, que é representada por esta equação: o o I NH, . Sy SNH. one Se Ne me emima,, ocr + [o . y we j R R NADH NAD* 1. ESCREVA as equações das semirreações de oxidação e de redução que ocorrem na reação acima descrita. Semirreação de redução Semirreação de oxidação 2. Na reação de conversão de aldeído em álcool ocorre a ligação de um íon hidreto, H”, à carbonila do aldeído. Assinalando com um X a quadricula apropriada, INDIQUE se esse íon se liga ao carbono ou ao oxigênio da carbonila. O ion hidreto, HT, liga-se ao átomo de carbono. átomo de oxigênio. Com base na estrutura do grupo carbonila, JUSTIFIQUE sua indicação. 3. Atransferência do íon hidreto, H, da molécula de NADH para a molécula de aldeído ocorre no sítio ativo da enzima. Por métodos químicos ordinários, porém, essa reação não se realiza em solução aquosa. EXPLIQUE por que essa reação de transferência do íon hidreto não ocorre em solução aquosa


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49(UFMG- aa - 2011)Número Original: 5Código: 6388704

Segunda Etapa

Equilíbrio Iônico
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Questão de Vestibular - UFMG 2011
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Para se preparar uma receita caseira de álcool gel, são necessários os ingredientes relacionados neste quadro, nas quantidades indicadas: Ingrediente Massa / g Acido poliacrilico ; 12 (com rede cristalina tridimensional) , Etanol de concentração 96 “GL 700 Trietanolamina 7,0 Água pura Quantidade para completar 1 kg Para ter ação contra microrganismos — como bactérias e virus —, 0 alcool gel, preparado adequadamente, deve ter, no mínimo, concentração de 70 ºGL. 1. O ácido poliacrílico é preparado a partir deste monômero: H,C=CHCOOH INDIQUE duas funções presentes nessa molécula. 2. O monômero representado no item 1, desta questão, polimeriza-se de modo análogo ao etileno. REPRESENTE, por meio de desenho, o fragmento da cadeia de um polímero linear formado a partir de três moléculas desse monômero. 3. Na formulação de álcool gel, a trietanolamina, N(CH,CH,OH),, é usada para ajustar o pH do produto. A) Considerando a definição de ácidos e bases de Bronsted-Lowry, EXPLIQUE como a trietanolamina age no ajustamento do pH da mistura de ácido poliacrílico e álcool. B) Com base na teoria de Bronsted-Lowry, REPRESENTE a reação ácido-base entre uma molécula de trietanolamina e uma molécula de ácido acrílico, que é o monômero do ácido poliacrílico. 4. A recomendação para se substituir álcool líquido por álcool gel deve-se, também, à garantia de maior segurança, já que, em caso de acidentes domésticos e de incêndio, a dificuldade de escorrimento deste produto reduz a área atingida pelo material em combustão. Considerando que as ligações de hidrogênio entre moléculas de álcool, bem como entre essas moléculas e as do ácido poliacrílico, têm intensidades semelhantes, EXPLIQUE por que o álcool gel oferece maior dificuldade de escorrimento.


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50(UFMG- aa - 2011)Número Original: 4Código: 6388703

Segunda Etapa

Reações Químicas
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Questão de Vestibular - UFMG 2011
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Observe este gráfico: Tempo médio estimado para decomposição de resíduos Pneus: Copos de plástico: Lata de aç Chicletes: Pano: ES EEE O anos EE 6 meses a 1 ano Palito de madeira: [ERES Pape: ERES 1. A análise das camadas de lixo em aterros e vazadouros a céu aberto, ou lixões, permite uma visão sociológica de diferentes comunidades e, também, fornece subsídios para pesquisas biológicas. Em determinado aterro, por exemplo, além dos mais diversos materiais biodegradáveis, foram recuperados jornais da década de 1970 perfeitamente legíveis. Com base nessas informações e em outros conhecimentos sobre o assunto, EXPLIQUE por que jornais com 40 anos de idade puderam ser encontrados, em condições de leitura, em aterros sanitários 2. No início de 2010, ocorreu um grave acidente em uma área da cidade de Niterói/RJ, em que houve muitas mortes devido a deslizamentos de terra e a explosões. Divulgou-se, na época, que essa área tinha sido utilizada, há 50 anos, como depósito de lixo urbano. CITE uma substância que, nesse caso, pode contribuir para a ocorrência de explosões e EXPLIQUE, do ponto de vista biológico, de que modo ela se forma. Substância: Explicação: 3. O chorume é um líquido escuro formado em aterros sanitários como resultado da decomposição de materiais orgânicos que constituem o lixo urbano. Por ser extremamente tóxico e poder contaminar lençóis freáticos, esse produto deve ser devidamente tratado Em um dos processos utilizados, atualmente, no tratamento do chorume, uma das etapas consiste na remoção da amônia, que, nesse material, se encontra em equilíbrio com o íon amónio, em meio aquoso. ESCREVA a equação química que representa esse equilíbrio 4. A constante de basicidade para a equação do item anterior é, aproximadamente, 2x 10º. CALCULE o pH que esse sistema deve ter para que a concentração de amônia seja cinco vezes maior que a concentração do ion amônio. (Deixe seus cálculos indicados, explicitando assim seu raciocínio.) Calculo pH= 5. Aremoção da amônia, nesse caso, dá-se pela passagem de uma corrente de ar pelo chorume. A) Assinalando com um X a quadrícula apropriada, INDIQUE se esse processo é mais eficiente em meio básico ou em meio ácido. Aremoção da amônia é mais eficiente em meio básico. ácido. B) JUSTIFIQUE sua indicação, considerando o equilibrio entre a amônia e o íon amônio, em solução aquosa, bem como a interação dessas espécies químicas com a água 6. Aamônia arrastada pelo fluxo de ar pode ser recuperada por absorção em uma solução de ácido sulfúrico. ESCREVA a equação quimica balanceada que representa a reação completa envolvida nesse processo.


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