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1(UFMG- aa - 2012)Número Original: 3Código: 6388763

Segunda Etapa

Questões de identificações (Hist.) Aspectos da Comuna de Paris no contexto político, social e econômico da Europa na segunda metade do século XIX .f Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Observe este cartaz comemorativo da Comuna de Paris: Almanach de la Question Sociale, 1897. In: BOITO JR. A Comuna Republicana ou Comuna Operaria? Revista Espaco Académico, Brasil, 10 fev. 2011, p. 11. Disponivel em:. Acesso em: 12 jun. 2011. A partir da análise desse cartaz e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, 1. DESCREVA o contexto histórico que motivou a revolta que deu origem à Comuna de Paris, em 1871. 2. CITE duas medidas adotadas pelo governo constituído pela Comuna de Paris. Medida 1: Medida 2: 3. EXPLIQUE como cada um dos dois elementos representados no cartaz — a mulher e os dois homens — se relaciona com o contexto da Comuna de Paris. A mulher: Os homens:


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2(UFMG- aa - 2009)Número Original: 2Código: 6389052

Segunda Etapa

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Causas e consequências da transferência da Corte portuguesa para o Brasil no início do século XIX.g

Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Leia este trecho: O mercado ficou inteiramente abarrotado. tão grande e inesperado foi o fluxo de manufaturas inglesas no Rio. logo em seguida à chegada do Príncipe Regente. que os aluguéis das casas para armazená-las elevaram-se vertiginosamente. A baía estava coalhada de navios e. em breve. a alfândega transbordou com o volume de mercadorias. MAWE, John. Viagens ao interior do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1978. A partir da leitura desse trecho e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, 1. IDENTIFIQUE o evento a que se faz referência nessa passagem. 2. EXPLIQUE dois impactos econômicos e dois impactos políticos decorrentes desse evento. A) Impacto econômico 1: Impacto econômico 2: B) Impacto político 1: Impacto político 2:


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3(UFMG - 2008)Número Original: 28Código: 6347181

Primeira Etapa

Sentido do Sete de Setembro nas expressões artísticas a partir da independência .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - UFMG 2008
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Analise estas duas representações do chamado Grito do Ipiranga, de 7 de setembro de 1822: Independência ou Morte, de Pedro Américo (1888) Proclamação da Independência, de François René-Moreaux (1844) A partir da análise dessas duas representações e considerando-se outros. conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que, em ambas, A) a disposição dos atores — coletivos e individuais —, bem como dos aspectos que compõem o cenário, é diferenciada e expressa uma visão particular sobre D. Pedro — na primeira, como o protagonista central; na segunda, como líder de uma ação popular. as mesmas concepções históricas e estéticas fundamentam e explicam a participação dos mesmos grupos sociais e personagens históricos — o príncipe, militares, mulheres, camponeses e crianças. D. Pedro, embora seja o protagonista, se destaca de modo diferente — na primeira, ele recebe o apoio de diversos grupos sociais; na segunda, a participação das camadas populares é mais restrita. os artistas conseguem causar um mesmo efeito — descrever a Independência do Brasil como um ato solene, grandioso, sem participação popular e protagonizado por D. Pedro.


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4(UFMG- aa - 2010)Número Original: 5Código: 6388827

Segunda Etapa

Fundamentalismo religioso nas tensões políticas e sociais entre o Oriente e o Ocidente.g Terrorismo no mundo islâmico da Idade Contemporânea.g

Questão de Vestibular - UFMG 2010
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No início do século XX, a expressão fundamentalismo foi cunhada, no mundo ocidental, para designar a tendência de alguns grupos cristãos a recusar aspectos do mundo moderno — como o racionalismo e o liberalismo —, em nome de um retorno às Escrituras Sagradas Posteriormente, em fins do mesmo século, o termo começou a ser usado em outros contextos e situações e ganhou notoriedade com o advento do Fundamentalismo Islâmico, que se caracteriza pelo mesmo impulso de retornar aos fundamentos da religião Alguns grupos terroristas encontram inspiração em tal movimento religioso, mas é um equivoco confundir terrorismo com fundamentalismo. 1. CITE duas razões para a emergência do Fundamentalismo Islâmico. Razão 1 Razão 2 2. ANALISE uma dessas razões.


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5(UFMG - 2008)Número Original: 1Código: 6347268

Segunda Etapa

História da Arte Cultura na Primeira República.g

Questão de Vestibular - UFMG 2008
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(Davi, de Michelangelo. A partir da análise dessa imagem e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, 1. IDENTIFIQUE o movimento artístico a que pertence a obra. 2 IDENTIFIQUE e EXPLIQUE duas características desse movimento artístico. Característica 1 Característica 2


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