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1(UFPB- PB - 2009)Número Original: 14Código: 8277

Segunda série

Práticas do sistema mercantilista (História) Economia no Período Colonial Política e sociedade no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Sobre o espaço colonial brasileiro, é correto afirmar que a) b) foi ocupado, visando a integração econômica das diferentes e vastas regiões naturais, transformadas pela metrópole colonizadora em fazendas, currais e engenhos. se limitava às fronteiras estabelecidas pelo tra- tado de Tordesilhas, que garantia aos portu- gueses e espanhóis as terras do Novo Mundo. teve a sua população indígena substituída ini- cialmente pelas populações lusitanas e negras e, posteriormente, pelos imigrantes europeus. possuía uma organização produtiva, voltada para o setor agrícola de exportação e determinada pelas políticas protecionistas dos estados mercantilistas europeus. possuía uma economia estruturada no comércio paulista, cuja força econômica integrava os espaços agropecuários e fortalecia as grandes cidades portuárias do país.


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     C     
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2(UFPB- PB - 2011)Número Original: 12Código: 8877

Segunda série

Práticas do sistema mercantilista (História)
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Questão de Vestibular - UFPB 2011
Questão de Vestibular - UFPB 2011
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A partir do século XVII, a ciência moderna estabeleceu como principal objetivo de suas investigações o conhecimento da natureza. Considerando as relações entre ciência, cultura e natureza nesse período, é correto afirmar: a) A ciência moderna concluin que a natureza não pode ser controlada pela inteligência humana. b) Os cientistas modernos não acreditavam na possibilidade do controle humano sobre a natureza. c) A ciência moderna definin a natureza como objeto de estudo exclusivo das pesquisas teológicas. d) A filosofia da ciência moderna condicionon a felicidade humana ao controle dos fenômenos naturais. e) Os cientistas modernos consideraram o método científico incapaz de produzir conhecimento seguro.


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3(UFPB- PB - 2011)Número Original: 14Código: 8798

Terceira série

Regiões no período colonial brasileiro.g
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Questão de Vestibular - UFPB 2011
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As diversidades regionais brasileiras são, ainda hoje, ponco conhecidas. A sociedade nordestina colonial é vista geralmente como uma grande p/antation açucareira; no entanto, nesse período, desenvolveram-se outros modos de vida no interior do Nordeste. Dentre esses, destaca-se o definido pelo historiador Capistrano de Abreu como a Civilização do Conro. Sobre essa formação sociocultural, identifique as afirmativas corretas: I. A vida na área da pecuária era modesta e a alimentação compunha-se predominantemente de carne bovina, leite e seus derivados. II. A unidade doméstica na área da pecuária era composta de casa grande, senzala e engenho. TI. A sociedade pecuária propiciou formas de lazer, como cantigas de viola, aboios, argolinhas e vaquejadas. IV. O couro, no interior nordestino, foi a base da cultura material: portas, janelas, leitos, roupas, selas, entre outros utensílios. V. A região da pecuária, etnicamente, teve predominância de brancos pobres, mamelncos, cafuzos e índios.


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4(UFPB- PB - 2011)Número Original: 13Código: 8793

Terceira série

Igreja Católica no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - UFPB 2011
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Considerando o ideário e a formação do pensamento cristão conservador no Brasil, identifique o movimento descrito corretamente: a) b) 9 a) e) Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), organização católica ultraconservadora que defendeu, durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1984), os projetos da Teologia da Libertação. Partido Monarquista Brasileiro, movimento não registrado como partido político que defende a restauração da monarquia brasileira e um regime baseado nos princípios ideológicos de um governo socialista e democrático. Integralismo, movimento ultranacionalista que defendia a instalação no Brasil de um Estado forte, centralizado e corporativista, inspirado nos princípios políticos e ideológicos do fascismo italiano de Benito Mussolini. Católicos ortodoxos, corrente cristã católica dissidente da Igreja Católica Apostólica Romana, por defender princípios teológicos de tolerância e convivência ecumênica com ontras tendências do credo cristão. Associação Theotokos, organização católica ultraconservadora que defende o retorno da Igreja Católica Apostólica Romana aos princípios da opção preferencial pelos pobres, segundo a Conferência de Puebla (1979).


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5(UFPB- PB - 2009)Número Original: 23Código: 8271

Segunda série

Igreja Católica no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Observe a figura abaixo em que o artista do século XVIII, Carlos Julião, representa um velho português assediando, com bilhetinhos, uma jovem mestiça. Myriam B MOTA, cavernas ao Terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2002. p. 232. BRAICK, Patrícia R. História: das Fonte: A questão do assédio sexual, mostrada na imagem, não é, portanto, uma problemática recente. Sobre a relação entre família e a sexualidade no Brasil Colonial, é correto afirmar: a) e) a) e) A Igreja Católica no Brasil, diferentemente da Europa, incentivava, até oficialmente, as chamadas “uniões ilícitas”, nas quais as pessoas conviviam sem se casarem. Pois, para a Igreja, importava, muito mais, a catequese dos filhos oriundos dessas uniões do que o cumprimento dos próprios preceitos religiosos. A existência da chamada “família patriarcal” era comum entre segmentos sociais de elite, em que o patriarca dominava uma ampla rede de relações. Essa configuração familiar era formada por um chefe, sua mulher e filhos, além de outros parentes, agregados e escravos. A presença de famílias comandadas por mulheres era ponco comum, devido ao forte patriarcalismo, principalmente entre os segmentos mais pobres, mesmo quando os homens da Colônia estavam fora de casa. Eles se ausentavam, para capturar índios e procurar ouro ou trabalho em engenhos e fazendas. O casamento legítimo era muito acessível a todos os segmentos sociais, apesar de exigir uma grande quantidade de documentos, geralmente vindos de Portugal. Essa modalidade de união conjugal foi bastante praticada, até mesmo pelas pessoas mais pobres, devido ao seu fervoroso catolicismo. A instituição da escravidão e a proximidade com as aldeias indígenas permitiram a muitos portugueses que tivessem filhos com africanas e indígenas fora dos casamentos oficiais. Mas as autoridades metropolitanas, devido ao Padroado, fiscalizavam e puniam severamente tais práticas, consideradas ilegais.


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