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1(UFPB- PB - 2010)Número Original: 45Código: 7667

Segunda série

Reino Fungi Rec Respiração Anaeróbia

Questão de Vestibular - UFPB 2010
Questão de Vestibular - UFPB 2010
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Em um experimento, células de levedura foram cultivadas em meio de cultura cuja única fonte de carbono fornecida foi a sacarose. Considerando essa condição e o fato de a sacarose não atravessar a membrana citoplasmática das células de levedura, é correto afirmar que esses organismos podem se desenvolver em tal meio, porque a) são quimiolitoantotróficas. b) realizam inicialmente a digestão extracelular da sacarose. c) são unicelulares encariontes. d) realizam respiração celular aeróbica e acumulam — glicogênio como — reserva energética. e) possuem parede celular de quitina.


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2(UFPB- PB - 2013)Número Original: 43Código: 7029

Primeira série

Rec Respiração Anaeróbia

Questão de Vestibular - UFPB 2013
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Ha muitos anos o homem utiliza microorganismos para produção de alimentos e bebidas, como queijos e vinhos. Com o aumento da população mundial e consequentemente com o aumento do consumo, outras necessidades vêm surgindo e podem ter uma solução viável com a utilização de microorganismos. Dentre essas necessidades, está a produção de energia de fontes renováveis, a exemplo do biocombustível etanol, como alternativa ao uso de combustíveis derivados de petróleo. Com base na bioquímica dos microorganismos, é correto afirmar que alguns podem ser utilizados na produção de biocombustíveis porque a) produzem grandes quantidades de ATP em condições aeróbicas. b) desviam os produtos da via glicolítica para a fermentação alcoólica, em condições de baixa disponibilidade de oxigênio. c) sintetizam glicose a partir da fotossíntese. d) armazenam grandes quantidades de açúcares, que serão utilizados na produção de energia. e) utilizam o Ciclo de Krebs para produzir etanol em condições de disponibilidade de oxigênio.


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3(UFPB- PB - 2013)Número Original: 48Código: 6849

Terceira série

Reino Animal Reino Vegetal Reino Fungi Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2013
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As relações filogenéticas entre as espécies vem sendo cada vez mais compreendidas com o aumento dos conhecimentos biológicos. Recentemente, pesquisas mostraram que o Reino Fungi é mais próximo evolutivamente do Reino Animalia do que do Reino Plantae. Nesse contexto, identifique a(s) característica(s) que é (são) compartilhada(s) entre todos os representantes dos reinos Fungi e Animalia: 1. Possuir cloroplastos. Il. Apresentar estrutura de proteção de quitina. HI. Ser heterotrófico. IV. Ser multicelular. Está(ão) correta(s) apenas a(s) característica(s): a) II b) HI c) Tel d) IeIv e) LHeIv


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4(UFPB- PB - 2010)Número Original: 48Código: 7859

Primeira série - Programa antigo

Respiração Aeróbia Mitocôndrias - Cloroplastos (Fisiologia celular) Rec Respiração Anaeróbia

Questão de Vestibular - UFPB 2010
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O esquema a seguir mostra parte das reações da cadeia respiratória que ocorre nas membranas internas das mitocôndrias, com detalhe para a produção de ATP (adenosina trifosfato), de acordo com a teoria quimiosmótica. MEMBRANA EXTERNA H+ ADP + MATRIZ Pi ESPAÇO INTERMEMBRANOSO MEMBRANA INTERNA Considerando a estrutura mitocondrial, o processo destacado na figura e a utilização do ATP pelas células, identifique as afirmativas corretas: L IL. HI. IV. Vv. O ADP é transformado em ATP, a partir da energia resultante de um gradiente de prótons, liberada durante as reações da cadeia respiratória. A síntese de ATP é maior em células que realizam intenso trabalho, como as células da musculatura cardíaca. O ATP é a moeda universal de transferência de energia entre os produtores de bens (respiração celular) e os consumidores de bens (trabalho celular). A quantidade de invaginações (cristas) da membrana interna é inversamente proporcional à atividade celular. O cianeto, um veneno de ação rápida que bloqueia o transporte de elétrons, não altera a síntese do ATP.


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5(UFPB- PB - 2009)Número Original: 58Código: 8331

Segunda série

Algas Reino Monera Reino Fungi Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Um professor de Biologia, após as aulas sobre microorganismos, soliciton aos estudantes que escrevessem, para discussão, pequenos textos sobre a biodiversidade dos microorganismos e o avanço da biotecnologia, associado aos conhecimentos biológicos e à utilização desses seres em benefício da espécie humana. Dentre os textos abaixo (selecionados para discussão), identifique os que abordam corretamente o tema solicitado: 1. Nos rios e lagoas poluídos por esgotos, bactérias anaeróbicas decompõem os restos orgânicos, geralmente liberando gases tóxicos. II. No solo e na água, as bactérias e fungos decompositores de matéria orgânica de várias origens devolvem ao ambiente substâncias mais simples, que poderão ser reutilizadas, como nutrientes, por outros seres vivos. II. Na indústria farmacéutica, destacam-se alguns produtos que inicialmente foram obtidos de cultura de fungos, como, por exemplo, a penicilina. IV. Nos ambientes aquáticos, as algas unicelu- lares servem de alimento a vários animais e são importantes produtoras de O». V. Nas micorrizas, as hifas dos fungos crescem abundantemente no interior das células das raízes de muitos vegetais, trazendo-lhes benefícios, uma vez que são os únicos fungos que realizam a fotossíntese.


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