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26(UFPR- aa - 2012)Número Original: 40Código: 6339569

Primeira Fase

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2012
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“Para que te servem essas unhas longas? Para te arranhar de morte para arrancar os teus espinhos mortais, responde o lobo do homem. Para que te serve essa cruel boca de fome? Para te morder e para soprar a fim de que eu não te doa demais, meu amor, já que tenho que te doer, eu sou o lobo inevitável, pois a vida me foi dada. Para que te servem essas mãos que ardem e prendem? Para ficarmos de mãos dadas, pois preciso tanto, tanto, tanto — uivaram os lobos, e olharam intimidados as próprias garras antes de se aconchegarem um no outro para amar e dormir.” (trecho do conto “Os desastres de Sofia”, de Clarice Lispector, em Felicidade clandestina) Considerando os contos de Felicidade clandestina, de Clarice Lispector, assinale a alternativa correta. a) Em “Os desastres de Sofia”, a relação de amor e ódio que se constrói entre professor e aluna se apresenta metaforizada na figura do lobo. A violência praticada pelo professor por meio dos falsos elogios à escrita da menina desencadeia a violência final da narrativa. b) O reaproveitamento intertextual de personagens da literatura infantil é constante nos contos de Felicidade clandestina, como forma de representar a violência física e mental praticada por crianças e por adultos. e) De forma intertextual, a narradora de “Restos de Camaval’” afirma que seu mundo interior, quando criança, “não era feito só de duendes e príncipes encantados, mas de pessoas com o seu mistério”, o que é mais um exemplo da densidade da representação da infância pela autora. d) Se em “Os desastres de Sofia” a menina é punida pelo professor, em “Cem anos de perdão” a garota que rouba rosas e pitangas de casas ricas do Recife recebe o perdão do jardineiro e de um proprietário, o que desmerece a relação que ela tentara estabelecer entre crime e prazer. e) O embate entre dois seres profundamente diferentes se observa no conto “Tentação”, em que se encontram uma menina e um cachorro. As diferenças entre os seres, postas num primeiro plano na narrativa, frustram o desejo da criança de brincar com o cão.


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27(UFPR- aa - 2012)Número Original: 32Código: 6339566

Primeira Fase

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - UFPR 2012
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O autor apresenta convicções sobre seu objeto de estudos: a mente humana. Assinale a alternativa que apresenta uma delas. a) Já acumulamos conhecimento suficiente para abordar a mente humana e propor explicações para o seu funcionamento. b) Embora tenhamos alguns insights, prevalecem os mistérios em relação ao funcionamento da mente humana, haja vista o amor romântico. c) Embora alguns tenham defendido que a mente humana pode receber um tratamento mais científico, as velhas ideias é que se mostraram corretas. d) Diante da complexidade do funcionamento da mente humana somos incapazes de formular qualquer hipótese. e) O funcionamento da mente e o funcionamento do corpo humano constituem desafios que são similares em complexidade.


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28(UFPR- aa - 2012)Número Original: 43Código: 6339563

Primeira Fase

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2012
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“A duzentos anos de distância, embora ainda velados muitos pormenores desse fantástico enredo, sente-se a imprescindibilidade daqueles encontros, de raças e homens; do nascimento do ouro; da grandeza e decadência das Minas; desses gráficos tão bem traçados de ambição que cresce e da humanidade que declina; a imprescindibilidade das lágrimas e exílios, da humilhação do abandono amargo, da morte afrontosa — a imprescindibilidade das vítimas, para a definitiva execração dos tiranos.” (Cecília Meireles, Romanceiro da Inconfidência) O fragmento transcrito faz parte da conferência “Como escrevi o Romanceiro da Inconfidência”, proferida por Cecília Meireles em 1955. Com base na leitura do Romanceiro e nos conhecimentos sobre a literatura do período, assinale a alternativa correta. a) O Romanceiro da Inconfidência exemplifica a principal tendência da literatura produzida em meados do século XX no Brasil: longos poemas épicos inspirados na História do país b) Para apresentar a variedade humana envolvida nos episódios, o poema aproveita elementos do gênero dramático, de que são exemplo as falas de personagens espalhadas ao longo do texto. c) O engajamento político explicitado no texto da conferência é constante na obra de Cecilia Meireles, pois para ela a poesia lírica deveria ser instrumento para mudanças sociais. d) Não se pode considerar o Romanceiro um poema narrativo, pois, ao contrário do que acontece no trecho da conferência, o poema embaralha a ordem de apresentação dos acontecimentos históricos. e) Enquanto a conferência propõe que os tiranos sejam execrados, o Romanceiro da Inconfidência, por ser um texto lírico, revela sentimentos sem julgar ou estabelecer responsabilidades


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29(UFPR- aa - 2012)Número Original: 28Código: 6339560

Primeira Fase

Artigo de opinião
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Questão de Vestibular - UFPR 2012
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Segundo o texto, é correto afirmar: a) Atribuir a descoberta da América a Cristóvão Colombo menospreza a atuação do navegador Américo Vespúcio. b) Discutir se a chegada de Colombo constitui efetivamente uma descoberta ou outra coisa é uma polêmica infrutífera. c) Aceitar que a chegada dos europeus à Índia decorreu de um erro de cálculo na navegação foi um avanço na história. d) O astrônomo árabe Abu al-Farghani calculou de forma errada a abertura do grau, o que fez o genovês errar a rota e) Se utilizasse o conhecimento científico desenvolvido por contemporâneos seus, Colombo teria chegado mais cedo à América.


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30(UFPR- aa - 2012)Número Original: 37Código: 6339559

Primeira Fase

Crônicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2012
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Leia como o dicionário Aurélio explica o significado e o uso dos seguintes verbos. Atender. V. ti 1. Dar, prestar atenção: Não atendeu à observação que lhe fizeram. 2. Tomar em consideração; levar em conta; ter em vista; considerar: Não atende a súplicas. 3. Atentar, observar, notar: Atendia, de longe, aos acontecimentos. T. d. 4. Acolher, receber com atenção ou cortesia: Sempre atende aqueles que o procuram. Dar ou prestar atenção a. Tomar em consideração; considerar: Atende antes de tudo as suas conveniências. Desfrutar. V. t. d. 1. V. usufruir (2): Agora desfruta benefícios prestados; 2. Deliciar-se com; apreciar: Sádico, desfrutou as cenas brutais do filme. 3. Viver à custa de. 4. Zombar de; troçar, chacotear. T. i. 6. Fruir (3): Desfruta de bom conceito no meio científico. Precisar. V. t d. 1. Indicar com exatidão; particularizar, distinguir, especializar: Não sabe precisar a época de sua viagem. 2. Ter precisão ou necessidade de; necessitar: (...) precisa espairecer. 3. Citar ou mencionar especialmente: a testemunha precisou o criminoso. T. i. 4 Ter necessidade; carecer, necessitar: Precisa de dinheiro. Int. 5. Ser pobre, necessitado Trabalha porque precisa Proceder. V. ti. 1. Ter origem; originar-se, derivar(-se): O amor não procede do hábito. (...) 2. Provir por geração; descender: Segundo o cristianismo, todos os homens são irmãos porque procedem de Adão e Eva. 3. Instaurar processo: O governo procederá contra os agiotas. 4. Levar a efeito; executar, realizar: As juntas apuradoras procederam à contagem dos votos. (...) Revidar. V. t d. 1. Responder ou compensar (uma ofensa física ou moral) com outra maior: O rapaz revidou os socos do agressor. 2. Responder, replicar, contestando: O deputado revidou o discurso que o incriminava. T. d. e i. e Int. 3. Vingar uma ofensa com outra maior: Revidou a alusão pérfida com as mais violentas injúrias. Visar. V. t d. 1. Dirigir a vista fixamente para; mirar: visar um alvo. 2. Apontar arma de fogo contra: Visou o ladrão, imobilizando-o. 3. Pôr o sinal de visto em: visar um cheque. 4. Ter por fim ou objetivo; ter em vista: Ao escrever esta novela, visava um fim moral. T. i. 4. Ter por fim ou objetivo; ter em vista: Estas medidas visavam ao bem público. Agora, considere os seguintes períodos: 1. O caçador, depois de visar ao lobo na floresta, parou para revidar ao chamado dos companheiros de caça. 2. Depois de precisar os detalhes do contrato, o vendedor pediu aos interessados que aguardassem, pois teria de atender o chamado do escritório. 3. Para revidar as investidas dos clientes, o gerente adiou o início da liquidação e procedeu a investigação do percentual de aumento de preços praticado pela loja, o que permitiu que os funcionários desfrutassem de algumas horas extras de descanso. 4. Os representantes do povo demoram a atender a demandas dos cidadãos, mas sabem desfrutar as benesses do poder. lizadas acima constituem a gua portuguesa, que períodos Assumindo que as explicações sobre os verbos dispoi única possibilidade de uso segundo a norma culta da estariam adequados a essa norma? a) Somente o período 3. b) Somente os períodos 2 e 4. e) Somente os períodos 1 e 3 d) Somente os períodos 1 e 4. e) Somente os períodos 2, 3e 4.


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