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1(UFU - 2016)Número Original: 41Código: 7818426

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Conjunções Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2016
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Considerando a leitura do poema e o uso dos recursos expressivos, em Dionisos Dendrites, A) a aliteração no verso “Pés percutem a pedra enegrecida” indica um som reproduzido como o dos tambores do verso subsequente. B) a gradação em 'bocas', faces' e “corpos”, nos três primeiros versos da 3º estrofe, aponta para a opulência do ritual. C) a metonímia em “seu olhar verde penetra a Noite entire tochas acesas” revela o embate estabelecido entre a vida e a morte. D) a metáfora em 'taças incendiadas”, no verso “o vinho espuma nas taças incendiadas”, denota o sentimento de enfado dos presentes em relação ao ritual.


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2(UFU - 2017)Número Original: 1Código: 7876578

Dois - Segunda Fase - Grupos 1, 2, 3 e 4 - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2017
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JOGOS FLORAIS l Minha terra tem palmeiras onde canta o tico-tico. Enquanto isso o sabia vive comendo meu fuba. Ficou moderno o Brasil ficou moderno o milagre: a água já não vira vinho, vira direto vinagre. ll Minha terra tem Palmares memoria cala-te ja. peço licença poética Belém capital Pará. Bem, meus prezados senhores dado o avançado da hora errata e efeitos do vinho O poeta sai de fininho. (sera mesmo com 2 esses que se escreve paçarinho?) CACASO. Jogos Florais. In: Destino: poesia. Organização de Italo Moriconi. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2016. p.71. A) Indique duas relações intertextuais que o poema Jogos Florais estabelece. B) O poema foi publicado originalmente em 1974 e faz referência ao chamado milagre econômico brasileiro da época da ditadura. Explique de que forma Jogos Florais pode ser lido como uma crítica a esse período.


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3(UFU - 2017)Número Original: 3Código: 7876574

Dois - Segunda Fase - Grupos 1, 2, 3 e 4 - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2017
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Texto IV Lugar mais bonito de um passarinho ficar é a palavra. Nas minhas palavras ainda vivíamos meninos do mato, um tonto e mim. Eu vivia embaraçado nos meus escombros verbais. O menino caminhava incluso em passarinhos. E uma árvore progredia em ser Bernardo. Ali até santos davam flor nas pedras. Porque todos estávamos abrigados pelas palavras. Usávamos todos uma linguagem de primavera. Eu viajava com as palavras ao modo de um dicionário. A gente bem quisera escutar o silêncio do orvalho sobre as pedras. [...] Eu queria pegar com as mãos no corpo da manhã. Porque eu achava que a visão fosse um ato poético do ver. [...] Eu não queria ocupar o meu tempo usando palavras bichadas de costumes. Eu queria mesmo desver o mundo. Tipo assim: eu vi um urubu dejetar nas vestes da manhã. [...] BARROS, Manoel de. Menino do mato. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2015. p.19-20. Texto Il 19 Quando meu V6 morreu caiu em siléncio concreto sobre nos. Era uma barra de siléncio! Eu perguntei entao a meu pai: Pai, quando o V6 morreu a solidao ficou destampada? Solidao destampada? Como um pedaço de mosca no chao. Não é uma solidão destampada? BARROS, Manoel de. Menino do mato. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2015. p.65. A) Levando-se em conta que o poema IV integra a primeira parte da obra Menino do mato, explique, em um parágrafo, como se pode interpretar o verso “Usávamos todos uma linguagem de primavera”, no contexto deste poema. B) O poema 19 integra a segunda parte da obra Menino do mato. Explique, em um parágrafo, o que sugere a metáfora “solidão destampada”, no contexto deste poema.


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4(UFU - 2017)Número Original: 51Código: 7818568

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2017
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FLORES DO MAIS devagar escreva uma primeira letra escrava nas imediações construídas pelos furacões; devagar meça a primeira pássara bisonha que riscar o pano de boca aberto sobre os vendavais; devagar imponha o pulso que melhor souber sangrar sobre a faca das marés; devagar imprima o primeiro olhar sobre o galope molhado dos animais; devagar peça mais e mais e mais CESAR, Ana Cristina. Flores do mais. In: Destino: poesia. Organização de Italo Moriconi. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016. p.41. Expoente da poesia marginal da década de 1970, Ana C. escreve poesia que reflete experiências do cotidiano. Em Flores do mais, com o auxílio da gradação dos fenômenos da natureza (furacões, vendavais, mares), a autora metaforiza A) o esfacelamento do sujeito poético e os problemas existenciais. B) o desejo de travar relacionamento bucólico com outros interlocutores. C) a angústia proveniente do fazer poético comparado ao prazer de viver. D) o trabalhoso processo de escrita e a inscrição da palavra no papel.


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5(UFU - 2016)Número Original: 32Código: 7818444

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Verbos Crônicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2016
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Uma barra: na era das mensagens de texto e das descrições de perfis no Twitter, ela se tornou um sinal de pontuação universal para aqueles que querem descrever rapidamente suas atividades sociais (jantar/drinques), as ambições de carreira (trabalho/diversão) e até mesmo os arranjos amorosos (amigo/ amante). Mas, para alguns integrantes da geração Y (aqueles nascidos entre 1980 e 2000), ela se transformou em uma espécie de marcador de identidade (advogada/atriz; relações públicas/DJ; executiva/cozinheira) para aqueles que trabalham em dois (ou mais) mundos diferentes. Ao contrário de legiões de americanos que têm vários empregos por necessidade, esses jovens escolhem se esticar entre várias atividades. Enquanto um trabalho geralmente paga as contas, outro permite algo mais criativo. Eles consideram esse coquetel de atividades essencial para o bem-estar e consideram que se concentrar em apenas uma coisa para o resto da vida é antiquado. "Uma coisa para o resto da minha vida? Absolutamente não”, diz Maxwell Hawes 4º, 25, que atualmente se alterna entre uma companhia de tecnologia para publicidade em San Francisco e uma start-up (empresa iniciante) e de vestuário masculino. "Eu não imagino como seria isso. Folha de S. Paulo, 28 de dezembro de 2014. A citação, entre aspas, presente no fim do texto relaciona-se à ideia desenvolvida no parágrafo anterior com o objetivo de apresentar um(a) ) argumento de autoridade. ) estratégia de persuasão. ) exemplificação como prova. ) interlocução direta. DOU >


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