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46(UFU - 2021)Número Original: 52Código: 11749591

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Português
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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Antes de começar qualquer atividade física vale contar com a orientação de um especialista. Depois dos 35, 40 anos, principalmente, é essencial avaliar o risco cardíaco. E é fácil. Um teste ergométrico, a medida da pressão e um exame de sangue — com a dosagem de hormônios, colesterol, glicose e ácido úrico — traçam o perfil de risco para os próximos dez anos. Além disso, duas avaliações facilitam a personalização do treino e também da alimentação. Como uma roupa feita sob medida, a dupla atividade física e dieta varia muito entre um idoso, um atleta, um adolescente e uma mulher. E é aí que entra a calirometria. Nesse teste, um dispositivo mede, por meio da respiração do indivíduo, o seu consumo de oxigênio e quanto gás carbônico libera. Com isso, dá para deduzir o número de calorias que ele provavelmente consome em 24 horas. Costumo dizer que isso funciona como um detector de mentiras. Mas, brincadeiras à parte, saber esse valor faz toda a diferença. Pessoas com biotipo parecido podem queimar quantidades bem diversas de calorias. Todo mundo tem um amigo ou amiga que come muito mal e não engorda. PEDRINOLA, Dr. Filippo. Um convite à saúde. São Paulo: Editora Abril, 2011. p. 28. (Fragmento adaptado) No trecho, o autor, o endocrinologista Filippo Pedrinola dá orientações ao leitor a respeito do que deve fazer antes de iniciar uma atividade física. A partir da leitura do trecho e considerando-se os enunciados negritados, é correto afirmar, em relação ao registro de linguagem utilizado, que se trata de um registro A) parcialmente adequado para textos de divulgação científica, uma vez que não se pode afirmar categoricamente que “Todo mundo tem um amigo ou amiga que come muito mal e não engorda” por ser essa uma asserção sem sustentabilidade científica. B) adequado para textos de divulgação científica, em que se pode valer de registros mais informais de linguagem em função do público-alvo e dos objetivos do gênero do discurso. C) inadequado para textos de divulgação científica que, por cumprirem o objetivo primordial de abordar questões de ordem mais técnica, não devem se valer de registros informais. D) adequado para textos de divulgação científica, na medida em que o objetivo principal de tais textos é construir para o leitor a imagem de que fazer ciência é legal.


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47(UFU - 2021)Número Original: 51Código: 11749589

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Português
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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Vivemos a época das redes. Formações rizômicas espontâneas de seres humanos e máquinas que provocam erupções e disrupções societais ao sabor de suas próprias volições e mutações. Sim, o sistema possui vontade - sustentamos -, e, sim, nós e nossos corpos e mentes fazemos parte desse gigantesco sistema. E sim, mais uma vez: o sistema é literalmente vivo, já que o animamos constantemente com nossas próprias consciências. Somos - metaforicamente - como neurônios num cérebro “glocal”, o que vale dizer, um cérebro global e local ao mesmo tempo. E as sinapses que esse cérebro produz são as informações compartilhadas. Daí se segue que o referido sistema tem também consciência e sensibilidade. Esse é o contexto que se apresenta diante de nós agora, repleto de transformações e metamorfoses continuadas. Nesse sentido, a cibercultura e as realidades virtuais estão transformando radicalmente a nossa experiência psicossocial coletiva, ou seja, a forma como vivemos, nos comportamos, nos compreendemos e a própria realidade. QUARESMA, Alexandre. Ciber-relações societais. Sociologia. Ed. 70. São Paulo: Editora Escala. p. 28. (Fragmento adaptado) No trecho, o uso repetitivo do “sim” cumpre, principalmente, a função de A) responder a perguntas que foram enviadas à edição de revista. B) manifestar a empolgação do jornalista em relação ao tema abordado. C) construir a direção argumentativa do texto. D) introduzir asserções inquestionáveis.


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48(UFU - 2021)Número Original: 49Código: 11749576

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Português
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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No centro da investigação filosófica de Max Scheler (1874-1928), está o problema ético, captado em toda a sua amplitude e estendido aos âmbitos mais variados da vida do ser humano e da sociedade. O objetivo do pensador bávaro é a busca de uma nova fundamentação da moral em bases teoricamente válidas. Scheler combate tanto o formalismo ético kantiano, que, a seu ver, resulta contaminado pela abstração, quanto o niilismo de Nietzsche, que negava qualquer moralidade. Assim, procedendo nesta linha, ele chega a elaborar uma filosofia segundo a qual os valores têm uma própria existência objetiva, constituindo uma hierarquia que deve guiar o ser humano nas suas escolhas. SHOEPFLIN, M. (ed.). O amor segundo os filósofos. Bauru, SP: EDUSC, 2004. p. 39. (Fragmento) No trecho, o autor da resenha, ao apresentar o cerne do pensamento do filósofo Max Scheler, o faz por meio da seguinte estratégia enunciativa A) equiparação valorativa de outras perspectivas filosóficas à perspectiva de Scheler. B) rebaixamento de perspectivas filosóficas distintas da perspectiva de Scheler. C) supervalorização da perspectiva filosófica de Scheler. D) recomposição da rede discursiva em relação a que Scheler se posicionou.


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49(UFU - 2021)Número Original: 55Código: 11749550

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

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Questão de Vestibular - UFU 2021
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Há iniciativas que conseguem fazer que os leitores saiam do cerco cristalizado do conhecido e confortável e conheçam novos autores e gêneros ou se voltem, de modo renovado, aos clássicos. Nesse sentido, o trabalho de ONGs que atuam em territórios vulnerabilizados pelas crises socioeconômicas, programas de leitura que enfatizam mais o encontro entre leitores e os textos do que as estatísticas sobre leitura, propostas de formação e capacitação que dão espaço a novas leituras e pensam os professores como leitores, revistas virtuais e impressas que propõem desafios, todos esses e outros projetos, muitas vezes, abrem caminhos alternativos nos processos de canonização, tão complexos e variáveis. Assim como a narradora do livro Histórias para Fernández da escritora argentina Ema Wolf mobiliza seu cânone pessoal para inventar histórias cativantes, todo mediador (quem escolhe um texto para editar, quem decide o que vai ler com seus alunos, quem faz uma lista de livros para renovar uma biblioteca, além de tantas outras mediações) está sempre permeado por questões do cânone. BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. p. 103-104. (Fragmento adaptado) No segundo parágrafo do fragmento acima, o termo “Assim” A) inicia um parágrafo, cumprindo a função de introduzir uma conclusão. B) integra a expressão “Assim como”, que cumpre a função de introduzir uma descrição. C) integra a expressão “Assim como”, que cumpre a função de introduzir uma comparação. D) inicia um parágrafo, cumprindo a função de introduzir uma narração.


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50(UFU - 2021)Número Original: 56Código: 11749549

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

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Questão de Vestibular - UFU 2021
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O ambiente artístico da Rússia nos anos anteriores à Revolução de 1917 era de uma efervescência impressionante. A cada dia surgia um novo movimento de vanguarda, um novo manifesto era lido nos bares de Moscou, frequentados por jovens artistas. Serge Diaghilev, numa entrevista datada de 1913, quando chegou a Paris, disse, a propósito do ambiente artístico de Moscou naquela época: “Vinte escolas nascem em um mês. O Futurismo e o Cubismo são a antiguidade, a pré-história. Em três dias, a gente se torna acadêmico”. GULLAR, Ferreira. As vanguardas russas. Arte e informação. Ano 1, nº 5, dez. 2001. São Paulo: Editora Ar de Paris. (Fragmento) No fragmento acima, a força do depoimento de Serge Diaghilev e sua consequente força argumentativa, no trecho considerado, decorre do emprego que Diaghilev faz do recurso da A) metonímia. B) metáfora. C) gradação. D) hipérbole.


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