Abaixo, encontram-se dois textos poéticos inscritos no Modernismo brasileiro, o primeiro contém um trecho
de “Acalanto do seringueiro”, de Mário de Andrade; e o segundo traz um trecho do poema em que Carlos Drummond
homenageia Mário de Andrade, por ocasião da morte deste.
ACALANTO DO SERINGUEIRO
Seringueiro brasileiro,
Na escureza da floresta
Seringueiro, dorme.
Ponteando o amor eu forcejo
Pra cantar uma cantiga
Que faça você dormir.
Que dificuldade enorme!
Quero cantar e não posso,
Quero sentir e não sinto
A palavra brasileira
Que faça você dormir...
Seringueiro, dorme...
E
Seringueiro, eu não sei nada!
MÁRIO DE ANDRADE DESCE AOS
INFERNOS
El
mm
O meu amigo era tão
de tal modo extraordinário,
cabia numa só carta,
esperava-me na esquina,
e já um poste depois
ia descendo o Amazonas,
tinha coletes de música,
entre cantares de amigo
pairava na renda fina
dos Sete Saltos,
na serrania mineira,
E no entanto estou rodeado
Dum despotismo de livros,
Estes mumbavas* que vivem. *mumbavas: parasitas
‘Chupitando vagarentos
O meu dinheiro o meu sangue
E não dão gosto de amor...
Me sinto bem solitário
No mutirão de sabença
Da minha casa, amolado
Por tantos livros geniais,
"sagrados", como se di
E não sinto os meus patrícios!
E não sinto os meus gaúchos!
Seringueiro dorme...
E não sinto os seringueiros
Que amo de amor infeliz...
LJ
ANDRADE, Mário de. O clã do jabuti. São Paulo: Poeteiro Editor
Digital, 2016, p. 36-8.
no mangue, no seringal,
nos mais diversos brasis,
e para além dos brasis,
nas regiões inventadas,
países a que aspiramos,
fantásticos,
mas certos, inelutáveis,
terra de João invencível,
a rosa do povo aberta...
LI
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do
povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012,
p. 154-5.
Sobre a relação entre os dois textos poéticos e o modo pelo qual eles exemplificam a relação que se
estabeleceu entre a poética de Drummond e a poética de Mário de Andrade, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Mário pertenceu à primeira geração modernista que, a partir da Semana de 1922, foi responsável pela
transformação formal que se deu na poesia brasileira. Nesse aspecto, sua geração serviu de guia para a segunda
geração, a de Drummond; como pode se observar, comparando-se as soluções formais dos poemas em análise,
em que predominam versos brancos e livres, estrofes irregulares e linguagem que une coloquialidade à riqueza
figurativa.
B) Em Acalanto do seringueiro, observa-se o dilema de Mário de Andrade que, sendo parte de uma pequena elite
intelectual, almejava conhecer e assim poder falar ao homem do povo brasileiro. Em seu poema elegíaco,
Drummond exalta a busca de Mário pelos “diversos brasis” e aponta como essa busca o inspirou, ao associá-la
à imagem de “rosa do povo”, metáfora em que Drummond expõe seu próprio anseio por construir uma poesia
que falasse ao povo.
C) Ambos os poemas expressam a inquietação dos seus autores quanto à constituição de uma poesia perpassada
por uma brasilidade, que fosse além do clichê nacionalista de um Brasil paradisíaco e do academicismo literário,
que ignorava a cultura popular. Esse (re)descobrimento do Brasil pela literatura foi um dos maiores legados do
movimento modernista, no qual Mario e Drummond se destacaram como autores fundamentais.
D) A imagem do seringueiro, em Acalanto do seringueiro, é apropriada por Drummond ao mencionar o termo
“seringal”, em seu poema-homenagem. Ao se criar um vínculo entre os poemas, Drummond revela como a
coragem do amigo, ao abordar os aspectos dolorosos da sociedade brasileira (por isso Mário “desce aos
infernos”), o inspirou a também abraçar uma poesia engajada, levando-o a se posicionar combativamente diante
da nossa realidade social.