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41(UFU - 2015)Número Original: 41Código: 7816057

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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A Possêidon Dádivas colhi do mar e a Possêidon, meu canto. Se a terra adormece e estéril é seu repouso, Avanças, poderoso! O fundamento das coisas estremece, Rochedos fendem-se, crispa-se o arvoredo. Mais que os ventos, Impões o fluxo e a mudança. Lampejos da aurora se acendem No poente. Move meu canto, move a Terra num bramido, Touro do Mar, e um novo reino instaura, dissolvendo Nas águas a impureza dos feitos. Acenda-se o olhar humano Em chama renovada e às almas de luz os corpos se reúnam! SILVA, Dora Ferreira. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004.p.48. De acordo com a leitura do poema acima, assinale a alternativa correia. Possêidon, rei dos mares, cuja principal característica é a estagnação, com seu rugido estridente, instaura um novo reino na terra, lavando com suas águas impuras tanto as árvores como os rochedos. A expressão “Touro do mar” é metáfora da exuberância e da fertilidade deste deus das águas, que com seu caráter imutável, fecundava tanto a terra infrutífera como os oceanos estéreis. Ao retratar de forma irônica e paródica as habilidades desproporcionais de Possêidon, a poeta mantém o discurso jocoso que perpassa todos os outros poemas da obra Hídrias. O poema dialoga com o título da obra, Hídrias, ao enfocar Possêidon, violento rei das águas e dos oceanos, também conhecido como Netuno, o qual tinha o poder de provocar a instabilidade nos mares.


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42(UFU - 2015)Número Original: 45Código: 7816021

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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A Deusa Anêmona mais voluptuosa que o Mar, Sorriso da luz: Afrodite. Envolta em pérolas Já se afasta, rumo a um reino distante. Rolam cachos de uvas, despertam cânticos, Frutos amadurecem que o sol cultiva nos pomares. SILVA, Dora Ferreira. Hidrias. Sao Paulo: Odysseus, 2004. p. 57. De acordo com o trecho acima, assinale a alternativa correta. Neste pequeno haicai, a poeta Dora Ferreira consegue traduzir, por meio de versos livres, toda a voluptuosidade que Afrodite, a deusa da sexualidade e do amor, desperta nos cânticos eróticos. Nesta quadra, a poeta Dora Ferreira descreve, em versos de medida regular a sensualidade e a sedução que Afrodite, a deusa do amor e do erotismo, provoca tanto no mar como na terra. Nesta estrofe, a poeta Dora Ferreira elege versos de tamanhos irregulares, em que comparecem tanto o alexandrino como o decassílabo, para descrever Afrodite, a deusa do amor e da sexualidade. Neste soneto, composto em versos livres, a poeta Dora Ferreira, ao mencionar “cachos de uvas”, aproxima Afrodite, a deusa do erotismo, da mesma sedução que emana de Dionísio, deus do vinho.


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43(UFU - 2015)Número Original: 48Código: 7816012

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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hípica Saltos records cavalos da penha correm jóqueis de Higienópolis Os magnatas As meninas E a orquestra toca chá Na sala de cocktails ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974. v. 7, p. 129. No poema acima, Oswald de Andrade absorve os elementos da estética barroca, ao justapor, de forma fragmentada, imagens antitéticas e paradoxais, enfocando num mesmo ambiente tanto pessoas como animais. dando continuidade à estética parnasiana, descreve de forma acadêmica e formal cenas de sua convivência com burgueses paulistas num clube hípico elitizado. descreve cenas de lazer da alta burguesia, incorporando tanto a estética fragmentada do cubismo, como os elementos imagéticos do cinema. numa linguagem imagética e cinematográfica, denuncia em seus versos sintéticos a vida social dos magnatas paulistas nos elegantes clubes hípicos.


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44(UFU - 2015)Número Original: 49Código: 7816010

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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O Brasil já vai à guerra - Juca Chaves Brasil já vai a guerra, comprou um porta-avioes Um viva pra Inglaterra de oitenta e dois bilhões Ahhhh! Mas que ladrões Comenta o zé povinho, Governo varonil, Coitado coitadinho, Do banco do brasil Há há, quase faliu. A classe proletária Na certa comeria Com a verba gasta diaria Em tal quinquilharia Sem serventia. Alguns bons idiotas, Aplaudem a medida, E o povo sem comida, Escuta as tais lorotas Dos patriotas. Porém há uma peninha De quem é o porta avião E meu diz a marinha, E meu diz a aviação Ahhhh! Revolução! Brasil, terra adorada Comprou um porta aviões Oitenta e dois bilhões Brasil, oh pátria amada, Que palhaçada. http://www .vagalume.com.br/juca-chaves/o-brasil-ja-vai-a-guerra.html. De acordo com a canção de Juca Chaves, assinale a alternativa correta. A última estrofe da canção parodia o hino nacional brasileiro, uma vez que Juca Chaves debocha da participação do Brasil na Guerra da Cisplatina e dos enormes gastos desnecessários com a compra de porta-aviões. Nesta canção, o autor ironiza o regime ditatorial de Getúlio Vargas que, antes simpático ao regime fascista de Hitler, alia-se aos Estados Unidos, enviando porta-aviões caríssimos para bombardear a Rússia. Nesta canção, Juca Chaves critica os gastos desnecessários do Brasil ao enviar aviões e soldados para a Itália, no início da Primeira Guerra Mundial, rompendo assim com os Países do Eixo e apoiando os Aliados. Nesta canção, o autor enfoca de maneira paródica e bem humorada a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, quando Getúlio Vargas envia armas e militares da FEB para lutar na Italia.


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45(UFU - 2018)Número Original: 43Código: 7818714

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Modernismo Artigo de opinião Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFU 2018
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Levando-se em consideração a leitura dos contos de Clarice Lispector e o conceito de EPIFANIA, isto é, o instante de revelação, a súbita percepção ou a transformação na consciência, assinale a alternativa que exemplifica um desses momentos. A) Em O primeiro beijo, o garoto bebe água diretamente da boca da estátua. B) Em Os obedientes, o marido e a esposa conversavam a respeito de política. C) Em A legião estrangeira, Ofélia encontrava-se com a narradora no elevador. D) Em Os desastres de Sofia, a narradora enfrenta o professor para ser expulsa da sala.


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