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1(UNEB - 2019)Número Original: 14Código: 7941665

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Figuras de palavras
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Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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“Foi assim que o temporal, o vento uivando, as águas encrespadas, os alcançou em viagem. (...) Ninguém sabe como Quincas se pôs de pé, encostado à vela menor. (...) Mulheres e homens se seguravam as cordas, agarravam às bordas do saveiro... e a figura de Quincas, de pé, cercado pela tempestade, impassível e majestoso, o velho marinheiro. (...) Foi quando cinco raios sucederam-se no céu, a trovoada reboou num barulho de fim de mundo, uma onda sem tamanho levantou o saveiro. (...) ...àa luz dos raios, viram Quincas atirar-se e ouviram sua frase derradeira.” (p.101- 102) AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro d'Água. Rio de Janeiro: Record, 42 ed., 1980. A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água, de Jorge Amado, enquadra-se num estilo bastante desenvolvido na América Latina chamado Realismo Mágico. O trecho destacado ilustra bem esse estilo porque apresenta (A) linguagem coloquial, próxima do falar do povo, articulada em orações coordenadas e semanticamente fluida. sensorialismo e figuras de linguagem, o que remete à predominância de um estilo cheio de conotação. sentimentalismo e racionalismo em estado de equilíbrio, rompido pela ação impensada de Quincas. detalhes sobre a atitude das personagens, inclusive de Quincas, tornando verossimil a ideia de valorização de sua morte memorável sobre as outras duas: a física e a moral. determinismo como explicação para o comportamento das personagens que se encontravam em eminente situação de perigo.


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2(UNEB - 2017)Número Original: 2Código: 7941161

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Figuras de palavras
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Questão de Vestibular - UNEB 2017
Questão de Vestibular - UNEB 2017
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O segundo e o terceiro parágrafo do texto, respectivamente, desfazem estereótipos comumente atribuídos a Salvador no que diz respeito (A) a características de seu povo e a aspectos físicos ou topográficos da cidade. (B) à parte de expansão urbana mais recente e ao antigo Centro Histórico da cidade. (C) à sua diversidade cultural e ao modo hospitaleiro de receber os turistas visitantes. (D) à singularidade religiosa e à diversidade de situações socioeconômicas de seu povo. (E) à população negra e à população mestiça que formam a paisagem humana da cidade.


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3(UNEB - 2016)Número Original: 14Código: 7940870

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Figuras de Pensamento
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Questão de Vestibular - UNEB 2016
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Texto B Corpo no cerco Texto A os quatro pontos do globo O Cárcere das Almas os quatro cantos do céu AH! Toda alma num cárcere anda presa, as quatro esquinas do quarto Soluçando nas trevas, entre as grades o corpo todo travado Do calabouço olhando imensidades. no olhar cicatrizado Mares, estrelas, tardes, natureza. nas mãos as chaves Tudo se veste de uma igual grandeza oxi(sol)dadas Quando a alma, entre grilhões as liberdades onde as portas Sonha e, sonhando, as imortalidades (de sair aonde ?) Rasga no etéreo Espaço da Pureza. onde o norte só desnorte O almas presas, mudas e funéreas mais a leste, sem oeste Nas prisões colossais e abandonadas Da Dor no calabouço, atroz, funéreo os meus membros quatro exatos quatro minhas as paredes cerco do corpo no quarto meu corpo cortado em quatro Nesses silêncios solitários, graves, Que chaveiro do Céu possui as chaves Para abrir-vos as portas do mistério?! o CUNHA, Helena Parente. Corpo no cerco. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, SOUSA, João Cruz e. Poesia por Tasso de Silva. 2. ed. Rio de | | 1978. p. 20-21. Janeiro: Agir, 1960. p. 73. Considerando-se os poemas em questao, a analise sem respaldo encontra-se em (A) A referência ao corpo se dá como algo que aprisiona, entrelaça e dificulta a liberdade. (B) O estilo de que se apropriam os poetas para a manifestação de sua criação faz uso de uma linguagem peculiar ao período literário de cada poeta, que os aproxima pela abordagem da temática. (C) A metáfora de “chaves” representa, simultaneamente, libertação e aprisionamento: no texto A, a libertação da alma, presa no corpo; no B, a transposição de uma realidade frustrante, presa na fragmentação de um “eu” fragilizado. (D) As personas poéticas dos poemas veem-se em uma situação de cárcere em que o padecimento é inevitável, quer pela condição física, como no poema de Cruz e Souza, ou pela psicológica, como no de Helena Cunha. (E) A inspiração que conduz os poetas à concretização de suas ideias em poesia se faz por meio de um olhar sobre si mesmo.


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4(UNEB - 2015)Número Original: 4Código: 7940593

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Figuras de palavras
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Questão de Vestibular - UNEB 2015
Questão de Vestibular - UNEB 2015
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Sobre os aspectos linguísticos do texto, é correto afirmar: (A) (B) (C) O conector “ora”, em “ora educam para a emancipação” (/. 5), pode ser substituído por portanto, sem prejuízo de sentido, uma vez que conclui uma linha de raciocínio que vinha se desenvolvendo desde o início do texto. A expressão “pela trajetória e apropriação de um capital cultural” (!. 8) apresenta uma circunstância de modo, sugerindo a maneira como a cultura de massa inculca sua ideologia na sociedade em geral. A oração reduzida “Concordando com as colocações de Edgar Morin” (/. 11), por revelar uma hipótese polifônica levantada pela articulista, pode se desenvolver, sem alteração do sentido original, da seguinte forma: Caso concorde com as colocações de Edgar Morin. (D) A oração “empreender uma análise interdisciplinar.” (1. 19-20) apresenta função subjetiva de uma declaração que considera essa atitude indispensável para a compreensão da cultura de massa, proposta pela articulista. O termo “tal”, em “tal como foram propostas” (|. 27) explicita uma ideia de intensidade, denunciando uma crítica da articulista em relação a discursos generalizados e preconceituosos sobre a TV e a cultura das mídias.


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5(UNEB - 2018)Número Original: 11Código: 7941369

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Figuras de palavras Textos Científicos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNEB 2018
Questão de Vestibular - UNEB 2018
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Marque com V ou com F, conforme sejam, respectivamente, verdadeiras ou falsas as afirmativas sobre a obra de onde foi retirado o trecho em destaque. () A obra denuncia a presença de uma ciência elitista, particularmente assumida e difundida pela área médica, com suas teorias que se ocupavam de tentar provar a inferioridade racial e intelectual de pretos e mestiços. A convivência conflituosa entre a cultura científica e a cultura popular constitui um dos temas apresentados e discutidos no romance Tenda dos Milagres, representadas, respectivamente, pelos personagens Nilo Argolo e Pedro Archanjo. O ódio as religiões de matriz africana — com criminalização do candomblé e perseguição a seus adeptos —, fato amplamente ilustrado na obra, revela um contexto de higienização religiosa e racial que marca o final do século XIX e início do século XX. O comportamento atribuído ao brasileiro, de valorizar o que é estrangeiro em detrimento do que é nacional, é criticado na obra a partir do incidente de súbita valorização da produção de Pedro Archanjo, relegada ao esquecimento após sua morte. A resistência dos grupos marginalizados, representada pela “Tenda” e os que a frequentavam, em especial Pedro Archanjo, constitui um dos polos da oposição que se estabelece, na obra, entre a opressão de brancos e poderosos, de um lado, e a resistência de pobres, pretos e pardos, de outro. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a (A) VVVVV (D)FVVVF (B) VF VFF (E)FVFVV (C) VFFVF


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