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1(UNEB - 2019)Número Original: 8Código: 7941747

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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Considerando-se os recursos de estilo do poema “Mágoas” e a escola literária em que o poeta está inserido, é procedente o que se afirma em (A) O epíteto de “Poeta da Morte”, que os críticos literários atribuem ao poeta, dá-se pela presença de um antilirismo exagerado, seguramente comprovada no poema em questão. (B) O uso do soneto como forma de expressão poética permite classificá-lo como um poeta da vanguarda modernista. (C) Augusto dos Anjos, assim como Álvares de Azevedo, em “Adeus, meus sonhos”, cantou suas angústias de adolescente, daí o seu epiteto poeta do byronismo. (D) A subjetividade do poema e o uso da função emotiva da linguagem permitem inserir seu autor na geração romântica, em que também se encontra Castro Alves. (E) As metáforas e suas associações às circunstâncias da vida mostram uma forte influência do Simbolismo, sobretudo em relação ao sofrimento e à transcendência.


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2(UNEB - 2019)Número Original: 7Código: 7941745

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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Analisando-se o poema, em destaque, é correto afirmar: (A) A temática estã vinculada à problemática existencial, analisada sob um olhar de um eu lírico imparcial e amadurecido pelo tempo. (B) A linguagem de que se apropria o eu lírico para sua expressão poética é científica, agressiva e filosófica, sem uso de qualquer termo que remeta o leitor à reflexão. (C) A presença de elementos da natureza constitui um recurso amenizador diante das questões filosóficas tratadas pelo eu lírico. (D) As imagens evocadas traduzem o percurso angustiante e existencial do eu lírico, assim como sua percepção de irreversibilidade diante dos fatos. (E) O uso enfático de elementos da pontuação, vírgulas e exclamações compromete a intenção poética e, em consequência, a percepção temática.


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3(UNEB - 2019)Número Original: 6Código: 7941743

Medicina e Demais Cursos - Caderno 1

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Questão de Vestibular - UNEB 2019
Questão de Vestibular - UNEB 2019
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Considerando-se os recursos linguísticos na tessitura do poema, é correto afirmar: (A) (B) O título do poema é incompatível com o seu teor temático, as palavras, em sua relação morfossintática, não permitem assim denominá-lo. A expressão “Dê-me um cigarro” (v.1) deveria flexionar-se no plural, pois são três os enunciadores desse discurso direto. O uso da ênclise e próclise, simultaneamente, em um mesmo texto, compromete a norma-padrão culta, justamente, por se tratar de uma linguagem literária. As formas verbais “diz” (v. 2) e “dizem “(v. 7) pertencem ao verbo “dizer”, irregular, com diferentes transitividades, exercendo, nesse poema, uma predicação transitiva direta. As expressões “Do professor e do aluno/ E do mulato sabido” (v. 3-4) exercem morfossintaticamente função de complemento nominal.


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4(UNEB - 2018)Número Original: 3Código: 7941416

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNEB 2018
Questão de Vestibular - UNEB 2018
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Marque com V ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as alternativas que apresentam uma oposição correta entre a situação do passado e a do presente, nessa ordem, com relação ao mundo do trabalho apresentado no texto. ( ) carreiras duradouras — rotatividade nos empregos. ( ) estabilidade e benefícios trabalhistas — vínculo efêmero e supressão de benefícios. ) salários estáveis — honorários variáveis. ) custos mínimos com pessoal — máxima produtividade. ) valorização da competência — valorização da qualificação profissional. en, A alternativa que contém a sequéncia correta, de cima para baixo, é a (A)FVF VV (D) VFVFEV (B) VVFVF (E)FVVVF (C) VVVFEF


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5(UNEB - 2018)Número Original: 14Código: 7941366

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNEB 2018
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TEMPO DO FIM Agora estamos somente nus entre a fumaça e o sangue Nus no arrepio do brilho que ainda treme no ondular das tochas e dos punhais Chegar ao tempo nosso do fim. DEPOIS Mas virá o tempo da cicatriz E da cura das fraturas E das células renascidas Saberemos recompor As quatro estações do ano E Os prazos do zodiaco Nos limites do chão E no ilimitado do além Estaremos ressurgidos Para o afinal começo Do começar CUNHA, Helena Parente. Inéditos (Em tempo de Fim de Mundo). Além de estar: antologia poética. Rio de Janeiro: Imago; Salvador: fundação Cultural do Estado da Bahia, 2000. p. 192-193. Há uma afirmação verdadeira sobre os poemas de Helena Parente Cunha em | “brilho” (v. 4) e “tochas” (v. 6), no poema Tempo do fim, sugerem conclusão vitoriosa de um processo longo e penoso. ll. “quatro estações” (v. 5) e “prazos do zodíaco” (v. 6) no poema Depois, se referem as limitações que o tempo impõe a possibilidade de superar situações adversas. lll. “a fumaça e o sangue” (v. 3), no poema Tempo do fim, sugerem sofrimento e morte; “cicatriz” (v. 1) e “células renascidas” (v. 3), no poema Depois sugerem cura e superação. IV. Em Tempo do fim, há uma constatação negativa, sobre a violência; em Depois, a autora acena com uma perspectiva positiva, de recuperação do equilíbrio. V. Ao usar a primeira pessoa do plural nos dois poemas, a autora se inclui como integrante da humanidade, a respeito da qual faz constatações e previsões. A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a (A) le II. (B) lle IV. (C) lle III. (D) |, lle V. (E) Ill, Ve V.


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