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1(UNESP - 2024)Número Original: 39Código: 14096682

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Revolução de 30
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Questão de Vestibular - UNESP 2024
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2(UNESP- SP - 2011)Número Original: 39Código: 13663

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Sentido da Revolução Constitucionalista no contexto político, social e econômico do Brasil da década de 1930 .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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O movimento constitucionalista de 1932, em São Paulo, pode ser interpretado como uma (A) tentativa de impedir o avanço de projetos políticos radi- cais de direita no país. (B) disputa entre grupos sociais hegemônicos no Brasil desde o final do século XIX. (C) reação da oligarquia paulista frente às medidas socialistas tomadas pelo governo de Getúlio Vargas. (D) mobilização popular contra o poder da elite cafeeira que dominava o país. (E) defesa dos interesses econômicos dos estados do sudeste brasileiro contra a hegemonia nordestina.


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3(UNESP- SP - 2009)Número Original: 58Código: 14457

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Revolução Constitucionalista de 1932.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Um cartaz alusivo à Revolução de 1932 continha a mensagem “Você tem um dever a cumprir”, que conclamava (A) os gaúchos à defesa do governo provisório de Vargas, ameaçado pelas forças separatistas dos estados. (B) os paulistas e os habitantes do estado de São Paulo à luta pela constitucionalização do país. (C) os jovens a ingressarem na Força Expedicionária Brasi- leira, na luta contra o nazi-fascismo. (D) os operários à mobilização pela legislação trabalhista, cujo projeto fora vetado pelo Congresso Nacional. (E) os empresários a defenderem a livre iniciativa econômica, ameaçada pelo governo da Aliança Liberal.


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4(UNESP- SP - 2017)Número Original: 3Código: 6991183

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Revolução de 30
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
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HISTÓRIA DE UM GOVERNO (http://acervo.folha.uol.com.br) O caricaturista Benedito Carneiro Bastos Barreto, o Belmonte, publicou no jornal paulistano Folha da Noite essas caricaturas de Getúlio Vargas. Elas retratam as reações de Getúlio às condições históricas de cada ano de seu governo, de 1930 a 1937. Escolha dois quadrinhos, cite o momento histórico que cada um representa e explique as razões das reações emocionais de Getúlio a esses momentos.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UNESP - 2015)Número Original: 37Código: 6985289

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Não há dúvida de que os republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro representavam preocupações totalmente distintas. Enquanto os republicanos da capital, ou melhor, os que assinaram o Manifesto de 1870, refletiam as preocupa- ções de intelectuais e profissionais liberais urbanos, os pau- listas refletiam preocupações de setores cafeicultores de sua província. [...] A principal preocupação dos paulistas não era o governo representativo ou direitos individuais, mas simples- mente a federação, isto é, a autonomia estadual. (José Murilo de Carvalho. A construção da ordem, 1980.) As diferenças entre os republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro, nas décadas de 1870 e 1880, podem ser explicadas, entre outros fatores, (A) pelo interesse dos paulistas em reduzir a interferência do governo central nos seus assuntos econômicos e em concentrar, na própria província, a maior parte dos recur- sos obtidos com exportação. (B) pela disposição dos intelectuais da capital de assumir o controle pleno da administração política nacional e de eliminar a hegemonia econômica dos cafeicultores e comerciantes de São Paulo. (C) pela ausência de projetos políticos nacionais comuns aos representantes de São Paulo e do Rio de Janeiro e pela defesa pragmática dos interesses econômicos das res- pectivas províncias. (D) pelo esforço dos paulistas em eliminar as disparidades regionais e em aprofundar a unidade do país em torno de um projeto de desenvolvimento econômico nacional. (E) pela presença dos principais teóricos ingleses e france- ses do liberalismo no Rio de Janeiro e por sua influência junto à intelectualidade local e ao governo monárquico.


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