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791(UNESP - 2017)Número Original: 35Código: 6986875

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

_ América Latina no século XIX _
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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No movimento de Independência atuam duas tendên- cias opostas: uma, de origem europeia, liberal e utópica, que concebe a América espanhola como um todo unitário, assembleia de nações livres; outra, tradicional, que rompe laços com a Metrópole somente para acelerar o processo de dispersão do Império. (Octavio Paz. O labirinto da solidão, 1999. Adaptado.) O texto refere-se às concepções em disputa no processo de Independência da América Latina. Tendo em vista a situação política das nações latino-americanas no século XIX, é correto concluir que (A) os Estados independentes substituíram as rivalidades pela mútua cooperação. (B) os países libertos formaram regimes constitucionais estáveis. (C) as antigas metrópoles ibéricas continuavam gover- nando os territórios americanos. (D) o conteúdo filosófico das independências sobrepôs-se aos interesses oligárquicos. (E) as classes dirigentes nativas foram herdeiras da anti- ga ordem colonial.


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     D     
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792(UNESP - 2016)Número Original: 9Código: 6986856

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Empirismo Britânico
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Texto 1 Se dois homens desejam a mesma coisa, ao mesmo tempo que é impossível ela ser gozada por ambos, eles tornam-se inimigos. E no caminho para seu fim (que é principalmente sua própria conservação, e às vezes apenas seu deleite) esforçam-se por se destruir ou subjugar um ao outro. E disto se segue que, quando um invasor nada mais tem a recear do que o poder de um único outro homem, se alguém planta, semeia, constrói ou possui um lugar conveniente, é provável de esperar que outros venham preparados com forças conjugadas, para desapossá-lo e privá-lo, não apenas do fruto de seu trabalho, mas também de sua vida e de sua liberdade. Por sua vez, o invasor ficará no mesmo perigo em relação aos outros. (Thomas Hobbes. Leviatã [publicado originalmente em 1651], 1999. Adaptado.) Texto 2 Anarquismo é a doutrina segundo a qual o indivíduo é a única realidade, que deve ser absolutamente livre e que qual- quer restrição que lhe seja imposta é ilegítima. Costuma-se atribuir a Proudhon (1809-1865) o nascimento do Anarquismo. Sua principal preocupação foi mostrar que a justiça não pode ser imposta ao indivíduo, mas é uma faculdade do eu indivi- dual que, sem sair do seu foro interior, sente a dignidade da pessoa do próximo como a sua própria e, portanto, adapta-se a realidade coletiva mesmo conservando a sua individualidade. (Nicola Abbagnano. Dicionário de Filosofia, 2000. Adaptado.) Qual foi a solução proposta por Hobbes para a resolução do problema exposto no texto 1? Explique a principal diferença entre Hobbes e a doutrina anarquista de Proudhon quanto à organização política.


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793(UNESP - 2016)Número Original: 8Código: 6986854

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Fenômenos Climáticos
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Migrações inter-regionais segundo as grandes regiões, 2005-2010 Saldo Grandes regiões Imigrantes Emigrantes migratório líquido Norte 297152 260670 36 482 Nordeste 87 | 330 1272413 (—) 701078 Sudeste 1163575 838 080 325495 Sul 345 184 268 892 76292 Centro-Oeste 604 048 341 240 262 808 (Leila R. Ervatti et a!. Mudança demográfica no Brasil no início do século XXI, 2015. Adaptado.) A partir da análise da tabela, identifique a principal região de repulsão e a principal região de atração populacional do terri- tório brasileiro, explicitando, para cada uma delas, um fator socioeconômico que contribuiu para essa condição.


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794(UNESP - 2016)Número Original: 6Código: 6986850

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Descolonização da Ásia e da África
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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O livro de Nnimmo Bassey rompe com dois lugares comuns que têm prevalecido nos discursos sobre a África: 1) o continente é sempre interpretado como vítima de um passado colonial onipresente que o incapacita a sair do qua- dro de miséria e subdesenvolvimento, é como se a África estivesse condenada pelo passado, uma região sem presente; 2) O continente caracteriza-se por infindáveis lutas fratricidas e tribais. Aliás, esse conceito de tribo é reiteradas vezes usado para caracterizar os conflitos e lutas do continente, impondo-se assim um conceito que, na literatura colonialista, é oposto ao conceito de civilização. Haja eurocentrismo! Não, para Nnimmo Bassey essa história colonial não condena o presente desse continente e seus povos por uma simples razão: o fim do colonialismo não significou o fim da colonialidade que, assim, se mostra irmão siamês do capitalismo na sua sanha de acumulação de capital. (Denilson A. Oliveira e Carlos W. Porto-Gonçalves. “Apresentação à edição brasileira”. In: Nnimmo Bassey. Aprendendo com a África, 2015. Adaptado.) Explicite o modo de estabelecimento das fronteiras no continente africano durante o período colonial e o contexto em que grande parte dos movimentos por descolonização ocorreram. Cite dois exemplos de como a colonialidade se expressa nesse continente.


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795(UNESP - 2016)Número Original: 5Código: 6986847

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Agentes Externos do Relevo
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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(Dirce M. A. Suertegaray (org.). Terra: feições ilustradas, 2008. Adaptado.) Identifique a forma de relevo indicada pela seta e o processo responsável por sua formação. Considerando seus diferentes agentes formadores, cite dois exemplos de classificação desta forma de relevo.


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