Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNICAMP - Reações Químicas Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Reações Químicas
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 13Código: 4439

Segunda Fase

Reações Químicas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Exibir texto da questão

Em toda situação de confinamento, prevista ou acidental, como no recente desastre na mina de cobre do Chile, sempre há grande preocupação com a revitalização do ar ambiente. O superóxido de potássio (KO,) pode ser utilizado em dispositivos para revitalização do ar ambiente, já que ele reage com o gás carbônico, eliminando-o, e formando oxigênio gasoso como produto. a) As equações das reações que ocorrem com o KO, em ambiente seco e úmido são, respectivamente, 4KO(s) +2CO(9)=30(9) +2 K,CO,s) e 4KOs) + 4 CO,(g) + 2H,O(g) = 3 0,(g) + 4 KHCO,(s) Em qual dos casos (ambiente seco ou úmido) um dispositivo contendo dióxido de potássio seria mais eficiente para o propósito a que se destina? Justifique. b) O esquema abaixo é de um experimento que simula a situação de confinamento. À esquerda encontra-se a fase inicial e à direita, a final. No experimento, o êmbolo contendo CO, é pressionado, fazendo esse gás reagir com o KO,. Levando em conta a estequiometria da reação, complete a situação final, desenhando e posicionando corretamente o êmbolo que falta. Justifigue sua resposta, considerando que a reação é completa e só ocorre enquanto o êmbolo é empurrado, que a temperatura é constante e que não há atrito no movimento dos êmbolos. KO, co; INICIAL FINAL


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNICAMP - 2022)Número Original: 20Código: 11674937

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Biológicas e Saúde

Reações Químicas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
Exibir texto da questão

Navios cargueiros são responsáveis por 3% de todas as emissões de CO». Utilizando células de combustível de óxido sólido (SOFC) associadas à captura de CO, “on board”, pesquisadores propõem tornar Fonte 1 Fonte 2 Combustível fóssil é y Biocombustível Os Par co, ve y Navio carbono neutro ou mesmo carbono t . . . Produção Estação de SOFC negativo os navios. A SOFC funciona a eletrolítica de reabastecimento li N partir da oxidação do combustível com combustível IT Combustivel CO, oxigénio puro, extraido do ar, numa célula eletroquimica que da origem a uma corrente elétrica. Nesse caso específico, o CO, produzido é, então, $a Combi SE sorc / \ mm) / SOFC armazenado no estado líquido, no 1/ Partição móvel J espaço deixado pelo combustível A queimado, num tanque com partição [PN “aia | CO, móvel. Esse CO, deve ser reutilizado CO, J ou então armazenado adequadamente | Captura de carbono na natureza. A figura ao lado mostra como funciona o esquema proposto. a) b) Considerando o que se informa no texto, qual a importância, para o bom funcionamento da proposta, do uso das células de combustível em relação a motores de explosão interna (como os usados em carros convencionais e navios comuns)? Em condições ambientes, o CO, é mais estável no estado gasoso; do ponto de vista prático, o que é preciso fazer, nas condições da proposta, para estocá-lo? De acordo com o texto e a figura acima, qual fonte de combustível (1 e 2) seria classificada como carbono neutro e qual como carbono negativo. Justifique suas escolhas.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 3Código: 6991640

Segunda Fase

Reações Químicas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Exibir texto da questão

3.0 bioplástico PLA (poliácido lático) é obtido pela polimerização do ácido lático (CsH60s), um insumo que geralmente se origina da fermentação de açúcares provenientes do milho ou da cana-de-açúcar. Esse bioplástico é fabricado em larga escala em plantas industriais que funcionam à base de óleo cru, carvão ou gás natural. O PLA já é hoje uma realidade comercial, logo é importante que ele seja claramente identificado na embalagem para facilitar a sua distinção entre outros plásticos. Ao ser descartado em ambientes com muito oxigênio e na presença de microrganismos, esse bioplástico é rapidamente oxidado a gás carbônico e água. Contudo, em ambientes com pouco oxigênio, como aterros sanitários, o PLA se decompõe muito lentamente ao reagir com a umidade, formando gás carbônico e metano. a) Levando em conta as informações do texto, cite e comente uma desvantagem da produção do PLA e escreva a equação química para a formação do dímero desse ácido, sabendo que ele é obtido por uma condensação (com a liberação de água). b) Levando em conta as informações do texto, cite e comente uma desvantagem do pós-consumo do PLA e escreva a equação química para uma das formas de decomposição do dímero do ácido lático. (a) Produção do PLA Desvantagem Equação (b) Pós-consumo do PLA Desvantagem Equação


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 68Código: 6983804

Primeira Fase - Prova Q e X

Reações Químicas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Exibir texto da questão

Na preparação da calda bordalesa são usados 100 g de sulfato de cobre(Il) pentaidratado e 100 g de hidróxido de cálcio (cal extinta). Para uma reação estequiométrica entre os ions cobre e hidroxila há um excesso de aproximadamente a) 1,9 mol de hidroxila. b) 2,3 mol de hidroxila. c) 2,9 mol de cobre. d) 3,4 mol de cobre. Dados de massas molares em g-mol’': sulfato de cobre (Il) pentaidratado = 250; hidróxido de cálcio = 74.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 69Código: 6983802

Primeira Fase - Prova Q e X

Reações Químicas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Exibir texto da questão

Na formulação da calda bordalesa fornecida pela EMATER, recomenda-se um teste para verificar se a calda ficou ácida: coloca-se uma faca de aço carbono na solução por três minutos. Se a lâmina da faca adquirir uma coloração marrom ao ser retirada da calda, deve-se adicionar mais cal à mistura. Se não ficar marrom, a calda está pronta para o uso. De acordo com esse teste, conclui-se que a cal deve promover a) uma diminuição do pH, e o sulfato de cobre(Il), por sua vez, um aumento do pH da água devido à reação SO,” + H50 —> HSO4 + OH’. b) um aumento do pH, e o sulfato de cobre(Il), por sua vez, uma diminuição do pH da água devido à reação Cut + H,0 —> Cu(OH)* + Ht. c) uma diminuição do pH, e o sulfato de cobre(Il), por sua vez, um aumento do pH da água devido à reação Cu?t +H,0 —> Cu(0H)t + H+. d) um aumento do pH, e o sulfato de cobre(II), por sua vez, uma diminuição do pH da água devido à reação SO,? + H,0 — > HSO4 + OH.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?