Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNICAMP - Verbos - Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Verbos
  • Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 66Código: 7507803

Primeira Fase - Prova Q e X

Verbos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Exibir texto da questão

Para se referir a matérias jornalísticas televisivas que informam e, ao mesmo tempo, entretêm os espectadores, o autor cria um neologismo por meio de a) derivação prefixal. b) composição por justaposição. c) composição por aglutinação. d) derivação imprópria.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNICAMP- SP - 2017)Número Original: 4Código: 6627563

Primeira Fase - Prova Q e Y

Verbos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Exibir texto da questão

E COISAR é um vorbo universal que substitui qualquer outro verbo que num seja lembrado no momento. Signos Kordostinoo (Disponível em https ww facebook comiSignosNordestnos/?iref-ts. Acessado em 260712016) Do ponto de vista da norma culta, é correto afirmar que “coisar é a) b) 9 9) uma palavra resultante da atribuição do sentido conotativo de um verbo qualquer ao substantivo coisa”. uma palavra resultante do processo de sufixação que transforma o substantivo “coisa” no verbo “coisar” uma palavra que, graças a seu sentido universal, pode ser usada em substituição a todo e qualquer verbo não lembrado. uma palavra que resulta da transformação do substantivo “coisa” em verbo “coisar”, reiterando um esquecimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 1Código: 6983826

Primeira Fase - Prova Q e X

Verbos Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Exibir texto da questão

Estrangeirismos são palavras e expressões de outras línguas usadas correntemente em nosso cotidiano. Sobre o emprego de palavras estrangeiras no português, o linguista Sírio Possenti comenta: Tomamos alguns verbos do inglês e os adaptamos a nosso sistema verbal exclusivamente segundo regras do português. Se adotarmos start, logo teremos estartar (e todas as suas flexões), pois nossa língua não tem sílabas iniciais como st-, que imediatamente se tornam est-. A forma nunca será startar, nem ostartar ou ustartar, nem estarter ou estartir, nem printer ou printir, nem atacher ou atachir etc., etc., etc. (Adaptado de Sírio Possenti, “A questão dos estrangeirismos”, em Carlos Alberto Faraco, Estrangeirismos: guerras em torno da língua. Sao Paulo: Parabola, 2001, p. 173-174.) As alternativas abaixo reproduzem trechos de um forum de discussão na Internet sobre um jogo eletrônico. Nessa discussão, um jogador queixa-se por não ter conseguido se conectar a uma partida e ter perdido pontos. Escolha a alternativa que contém um exemplo do processo de adaptação de verbos do inglês para o sistema verbal do português, como descreve Sírio Possenti. a) “Aconteceu logo na manhã deste domingo, quando iniciei uma ranked.” b) “Ela não deu load e pensei que era um bug no site.” c) “Entrei no lolking para ver se a partida estava sendo computada.” d) “Nem upei meu personagem de tanto problema no server.” (Adaptado de http://forums. br.leagueoflegends.com/board/showthread. php?t=187 120. Acessado em 15/07/2017.) Glossario: Bug: falha devido ao mau funcionamento em um programa de informatica. Computar: contar, incluir. Dar load: carregar. Lolking: site da Internet sobre o jogo Ranked: partida que da pontos ao jogador Server: servidor; em informatica, € um programa ou um computador que fornece serviços a uma rede de computadores. Upar: subir de nível, recarregar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 80Código: 6387771

Primeira Fase - Prova Q e Z

Informativo-expositivo (interpretação de textos) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Exibir texto da questão

A partir da identificação de várias expressões nominais ao longo do texto, é correto afirmar que: a) b) qd) As expressões “pedagogia do abraço”, “pedagogia da roda”, “pedagogia do sabão”, “pedagogia do brinquedo”, “oficinas de cafuné” "são referências a terminologias educacionais de caráter técnico. As expressões “biscoito escrevido”, “processo de ensinagem” e “folia do livro” são neologismos criados por meio da manipulação de processos de formação de palavras. A expressão “escola” está entre aspas porque se refere aos espaços de aprendizagem diferentes da escola tradicional de hoje e que não serão encontrados no futuro. A expressão “processo eletivo”, compreendida no texto como exclusão social, pressupõe a existência de um projeto educacional que tem por objetivo a uniformização da aprendizagem.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 2Código: 4406

Segunda Fase

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Exibir texto da questão

Quando vitaminas atrapalham Consumir suplementos de vitaminas depois de praticar exercícios físicos pode reduzir a sensibilidade à insulina, o hormônio que conduz a glicose às células de todo o corpo. Temporariamente, um pouco de estresse oxidativo — processo combatido por algumas vitaminas e que danifica as células — ajuda a evitar o diabetes tipo 2, causado pela resistência à insulina, concluíram pesquisadores das universidades de Jena, na Alemanha, e Harvard, nos Estados Unidos. Desse estudo, publicado em maio na PNAS, participaram 40 pessoas, metade delas com treinamento físico prévio, metade sem. Os dois grupos foram divididos em subgrupos que tomaram ou não uma combinação de vitaminas C e E .Todos os subgrupos praticaram exercícios durante quatro semanas e passaram por exames de avaliação de sensibilidade da glicose à insulina antes e após esse periodo. Apenas exercícios físicos, sem doses adicionais de vitaminas, promovem a longevidade e reduzem o diabetes tipo 2. Ao contrário do que se pensava, os resultados negam que o estresse oxidativo seja um efeito colateral indesejado da atividade física vigorosa: ele é na verdade parte do mecanismo pelo qual quem se exercita é mais saudável. A conclusão é clara: nada de antioxidantes depois de correr. (Adaptado de “Quando vitaminas atrapalham”. Revista Pesquisa FAPESP 160, p.40. junho de 2009.) a) Por se tratar de um texto de divulgação científica, apresenta recursos linguísticos próprios a esse gênero. Quais são eles? Transcreva dois trechos em que esses recursos estão presentes. b) O experimento em questão concluiu que as vitaminas atrapalham. Explique como os pesquisadores chegaram a essa conclusão.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?