Em uma gincana, cinco grupos de estudantes precisavam agrupar corretamente imagens e cartas sobre as
diferenças entre as monocotiledôneas e as dicotiledôneas.
1 2
Geralmente com crescimento secundário Geralmente sem crescimento secundário
Ex.: árvores em geral, roseira, feijão, etc Ex.: milho, arroz, grama, bananeira, cana-de-açúcar, etc
Riscos cotilédones E cotilédone Nervuras paralelas Bem rs | Garotos |
Flor tetrâmera ou pentâmera:
elementos florais em número
múltiplo de 4 ou 5
8
Flor trímera: elementos florais em
número múltiplo de 3
9 10
Raiz Raiz pivotanete
fasciculada ou ou axial
em cabeleira
11 12
Feixes Feixes
vasculares vasculares
dispostos em difusos
círculo
Disponível em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/bioangiospermas4.php; https://agro20.com.br/milho-verde/;
https://www1 .folha.uol.com.br/mercado/2022/05/feijao-carioca-o-preferido-do-brasileiro-esta-mais-caro-e-escasso.shtml
Ao final da gincana, foi construído o quadro reproduzido a seguir, com o que cada grupo montou.
Grupo Características Número de Tipo de Distribuição de | Tipos de i Tipo
cotilédones nervação vasos no caule raiz Crescimento e
na semente foliar exemplos
1 Monocotiledônia 4-A 5-C
Dicotiledônia 3-D 6-I
2 Monocotiledônia 6-|
Dicotiledônia 3-A 5-C
3 Monocotiledônia 4-D 5-l
Dicotiledônia 3-A 6-C
4 Monocotiledônia 4-D 5-l 11-H 9-B 8-K 2-L
Dicotiledônia 3-A 6-C 12-E 10-J 7-F 1-G |
5 Monocotiledônia 4-A 6-| 11-E 9-J 7-K 2-L
Dicotiledônia 3-D 5-C 12-H 10-B 8-F 1-G
Após a análise do quadro, os juízes da gincana devem dar o prêmio pelo acerto de todas as respostas a que
grupo?
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5