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1(USP- SP - 2009)Número Original: 5Código: 6021

Segunda Fase

Paleontologia (Evidências da Evolução Biológica) Ciclos Vitais - Classificação - Evolução Rec
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Questão de Vestibular - USP 2009
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Durante a transição do período Ordoviciano para o Devoniano, ocorreu a conquista do ambiente terrestre pelos vegetais. Algumas plantas gimnospermas surgiram nessa transição. As angiospermas, porém, ainda não haviam aparecido no planeta. a) Cite todos os órgãos vegetais que estavam disponíveis como alimento para os animais herbívoros nessa época, justificando. b) As evidências fósseis mostram que, nessa época, as plantas terrestres estavam sempre associadas a ambientes com alta disponibilidade hídrica. Como a proximidade da água pode ter favorecido a variabilidade genética dessas plantas?


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2(USP - 2017)Número Original: 50Código: 6978300

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Ordenação das características evolutivas das plantas na conquista no ambiente terrestre .f
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Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
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Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestres. a) Sistema vascular, semente, flor. b) Sistema vascular, flor, semente. c) Semente, sistema vascular, flor. d) Semente, flor, sistema vascular. e) Flor, sistema vascular, semente.


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3(USP- SP - 2013)Número Original: 44Código: 5025

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Paleontologia (Evidências da Evolução Biológica) Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
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O gráfico mostra uma estimativa do número de espécies marinhas e dos níveis de oxigênio atmosférico, desde 550 milhões de anos atrás até os dias de hoje. Og atmosférico (%) milhões de espécies 550 500 450 400 350 300 250 200 150 100 50 O Milhões de anos antes do presente Oo atmosférico nº de espécies marinhas Baseado em Smith, A. B. 2007. Marine diver through the Phanerozoic: problems and prospects. Journ. Geol. Soc. 164:731-745 Analise as seguintes afirmativas: Houve eventos de extinção que reduziram em mais de 50% o número de espécies existentes. A diminuição na atividade fotossintética foi a causa das grandes extinções. IH. A extinção dos grandes répteis aquáticos no final do Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, foi, percentualmente, o maior evento de extinção ocorrido. De acordo com o gráfico, está correto apenas o que se afirma em a). b) I. o) uu. d) tell. e) llelll.


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4(USP- SP - 2012)Número Original: 15Código: 5200

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Ciclos Vitais - Classificação - Evolução Rec
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Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
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As afirmações abaixo referem-se a características do ciclo de vida de grupos de plantas terrestres: musgos, samambaias, pinheiros e plantas com flores. |. O grupo evolutivamente mais antigo possui fase haploide mais duradoura do que fase diploide. Il. Todos os grupos com fase diploide mais duradoura do que fase haploide apresentam raiz, caule e folha verdadeiros. Ill. Os grupos que possuem fase haploide e diploide de igual duração apresentam, também, rizoides, filoides e cauloides (ou seja, raiz, folha e caule não verdadeiros). Está correto apenas o que se afirma em a). b) IL. c) Il. d) lell. e) llell.


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5(USP- SP - 2013)Número Original: 40Código: 5028

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Ciclos Vitais - Classificação - Evolução Reino Fungi Rec
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Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
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Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação a) não se justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que à das plantas. b) se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais. c) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas. d) se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas. e) se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.


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