Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - USP - Biologia Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Biologia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP- SP - 2012)Número Original: 2Código: 5068

Segunda fase - Terceiro dia

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Caraterísticas do ciclo ovariano .f Características do ciclo menstrual .f Influência da gravidez nos hormônios hipofisários .f Com gráfico de linhas (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

As figuras ao lado mostram os ciclos ovariano e uterino e as variações dos hormônios hipofisarios relacionadas com esses ciclos, na mulher. Em cada figura, a representação dos eventos se inicia em tempos diferentes. As figuras estão página de resposta. reproduzidas na a) Nas linhas horizontais abaixo das figuras A e B, indique, com a letra M, o início da menstruação. b) Na linha horizontal abaixo da figura C, indique, com a letra O, o momento da ovulação. c) Na gravidez, o que ocorre com a produção dos hormônios representados na figura C? A. Ciclo ovariano Maturação Desenvolvimento Desenvolvimento do ovécito do foliculo do ovécito 200 COCK BS, B. Ciclo uterino: desenvolvimento do endométrio Hu I thu} Corpo lúteo C. Hormônios hipofisários Hormônio luteinizante (LH) Hormônio folículo estimulante (FSH)


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(USP - 2021)Número Original: 5Código: 9131091

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Função da febre no organismo nos primeiros dias de uma infecção .f Identificação (Biologia) Características dos métodos de diagnóstico da COVID-19 por meio da presença de anticorpos .f Uso de figuras (Biologia).t Consequências da diminuição da saturação de oxigênio para o pH sanguíneo .f Consequências do acúmulo de líquidos nos pulmões para as trocas gasosas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2021
Exibir texto da questão

Analise a resposta imunológica à infecção do organismo pelo coronavírus do tipo SARS-CoV-2, associado à COVID-19, a variação na quantidade de vírus no organismo, os sintomas (quando presentes) e as possibilidades de diagnóstico da infecção por dois métodos (X e Y) ao longo de 20 dias após a infecção. SARS-CoV-2 Linfócitos B Anticorpos —> Ys Fagócitos Sf E 7/ x O a 12 horas 7 a20 dias Tempo após a infecção Término da febre e início de outros sintomas A 0 Diagnóstico pelo método Y Curva da quantidade de vírus no organismo ==. o* / Curva de eficácia do diagnóstico pelo método X I 1 1 10 15 20 Diasapós © a infecção Abbas, et al. Imunologia Celular e Molecular, 2011, e J. Bras. Patol. Med. Lab., https://doi.org/10.5935/1676-2444.20200049. Adaptados. a) Cite uma função da febre nos primeiros 5 dias da infecção por SARS-CoV-2. b) Dos métodos citados, identifique e justifique aquele mais indicado para o diagnóstico da infecção por SARS-CoV-2 pela presença de anticorpos. Segundo o gráfico apresentado, em qual dia após a infecção o diagnóstico será mais preciso utilizando este método? c) A resposta imunológica à infecção por SARS-CoV-2 pode causar inflamação pulmonar. Isso resulta em acúmulo de líquido nos pulmões, o que prejudica a troca gasosa, diminuindo a saturação de oxigênio no sangue. Como o acúmulo de líquidos nos pulmões interfere na troca gasosa? O que acontece com o pH do sangue quando ocorre diminuição da saturação de oxigênio?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(USP - 2021)Número Original: 2Código: 9131081

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Identificação por tabelas (Biologia).t Consequências da insuficiência pancreática para a saúde humana.f Consequências na estrutura primária de uma proteína por um códon de parada .f Identificação do padrão de herança a partir da análise genealógica .f Identificação das alterações nos códons de um RNAm pela substituição de aminoácidos .f Uso de heredograma (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2021
Exibir texto da questão

A hemocromatose juvenil é uma doença rara que pode ser causada por uma mutação no gene HJV, a qual resulta em proteina hemojuvelina com função comprometida. Nessa condição, o indivíduo acumula muito ferro proveniente da alimentação em seu organismo, o que pode levar à falência de órgãos como o fígado, pâncreas e coração. Diversas mutações já foram associadas a esta forma de hemocromatose juvenil, dentre elas a substituição do aminoácido glicina na posição 320 pelos aminoácidos valina ou alanina (6320V ou G320A) e a formação de códon de parada prematuro. O heredograma a seguir representa uma família na qual há uma pessoa afetada. Legenda: [ | Homem não afetado O Mulher não afetada OQ Mulher afetada = União consanguínea Primeira base Segunda base U Bue Fenilalanina UCU | al | Tirosina uu E Cisteína(CIS) U U UUC (FEN) UCC | Serina | UAC (TIR) UGC (O UVA | Leucina UCA | (SER) Códons de Códon de parada [ai UUG (LEU) UCG | parada | UGG Triptofano (TRP) e CUU | CCU | cau | Histidina | CGU U CUC | Leucina CCC | Prolina | CAC | (HIS) | CGC | arcinina (ARG) ES CUA (LEU) CCA | (PRO) | CAA | Giutamina]| CGA as CUG | ccG caG] (GLN) | CGG e AUU | | Isoeucina ACU | AAU fAsparagina nee E E] Serina (SER | AUC + (ILE) ACC | Treonina) AACI (ASN) | AGC ina (SER) Re Met MET ou ara A ACG | AAG (LIS) age [Arsinina (ARG) 6 GUU7 | GCu cau Aspartato | GGU LO Guc | Valina GCC | Alanina} GAC] (ASP) | GGC | Gi ina GL) o GUA (VAL) GCA | (ALA) | GAA | Glutamato! GGA AN GUG | GCG | GAG] (GLU) | GGG e a) Cite uma complicação para a saúde humana decorrente da insuficiência de atividade do pâncreas. b) Pela análise do heredograma, qual é o padrão mais provável de herança genética da hemocromatose juvenil? Justifique sua resposta. c) Considere a sequência parcial do RNAm da hemojuvelina selvagem (os números acima das trincas de nucleotídeos indicam a correspondência dos aminoácidos): 319 320 321 322 RNAm - 5º... GUU-GGG-GGA-UGC-UUC.... 3 Considerando apenas um evento de mutação em cada caso, que alteração na trinca 320 do RNAm leva à substituição do aminoácido glicina por: 1) valina; 2) alanina; 3) códon de parada? O que acontece com a estrutura primária da proteína no caso de haver um códon de parada prematuro no RNAm? 9seq ellodo]


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(USP- SP - 2016)Número Original: 6Código: 6387115

Segunda Fase - Terceiro Dia

Identificação da curva que representa o processo de transpiração da água de uma árvore Indicação do fluxo de água entre as células estomáticas para manter o estômato aberto Uso de figuras (Biologia).t Relação fisiológica entre o processo de transpiração e a absorção de água nas plantas Identificação da curva que representa o processo de absorção da água de uma árvore Com gráfico de linhas (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2016
Exibir texto da questão

No gráfico abaixo, uma das curvas representa a entrada e a outra, a saída de água em uma árvore da mata atlântica, ao longo de 12 horas, num dia ensolarado. Taxa relativa (g/h) Hora da dia a) Considerando que, em uma planta terrestre, a transpiração é realizada majoritariamente pelos estômatos, identifique a curva que representa a transpiração e a que representa a absorção de água. b) Explique como os processos da transpiração e da absorção de água nas plantas se relacionam fisiologicamente. c) Na página de resposta, há o esquema de um estômato aberto. Nas quatro barras pretas, coloque setas indicando a direção do fluxo da água entre as células estomáticas, para manter o estômato aberto. Célula subsidiária Célula guarda


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(USP - 2021)Número Original: 4Código: 9131088

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Identificação dos fatores abióticos de um ambiente.f Características dos níveis de organização dos seres vivos .f Identificação de um organismo pela densidade populacional.f Uso de figuras (Biologia).t Identificação dos fatores bióticos de um ambiente.f Características dos níveis de organização em ecologia .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2021
Exibir texto da questão

O esquema representa um costão rochoso e alguns dos organismos comuns que nele vivem. Nível médio da maré alta é R ae Go Caramujo Õ dio dk Caranguejo Craca “Ee Estrela-do-mar / Sos Ostra Q, x <> * de pg x @ sp IX TE rocha 959 5009 % 093% 805% 4 --------------: Nivel médio da maré baixa Com base no esquema, responda: a) Qual é o organismo que apresenta maior densidade populacional nesse trecho de costão rochoso representado no esquema? b) Cite um fator biótico e um fator abiótico que podem atuar neste ambiente. c) Com relação ao esquema, preencha as lacunas da frase que se encontra na folha de respostas, utilizando os níveis de organização a seguir (é possível fazer ajustes de concordância de plural e singular): molécula > célula > tecido > órgão > sistema> organismo ou indivíduo > população > comunidade > ecossistema > bioma > biosfera c) O costão rochoso é um ambiente característico de/do(s)/da(s) costeiros(as), muito comuns nas áreas litorâneas do Sudeste do Brasil, limítrofes com o(s)/a(s) Mata Atlântica. O esquema mostra um(a) de invertebrados, formado(a) por de cinco espécies.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?