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Resultados

1(UERJ - 2023)Número Original: 59Código: 12850979

Exame Único - Questões Objetivas

Perspectivas sobre a função dos patrimônios culturais e históricos da humanidade no mundo contemporâneo .f Questões de identificações (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2023
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Os patrimônios difíceis — também conhecidos como patrimônios sombrios, marginais ou da dor — estão associados ao sofrimento, à exceção, ao encarceramento, à segregação, à punição e à morte. Tais patrimônios podem reunir a função de local de peregrinação com a finalidade de rememoração coletiva e de reconhecimento de direitos e de reparação. A visitação aos patrimônios difíceis ou sombrios traz tensões morais e éticas e exigem mediação e objetivos educativos. CRISTINA MENEGUELLO Adaptado de CARVALHO, A.; MENEGUELLO, C. (orgs). Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2020. O bem cultural que se enquadra no conceito de patrimônio difícil explicitado no texto é: (A) Memorial da Paz em Hiroshima (B) Museu Real da África Central na Bélgica (C) Memorial da América Latina em São Paulo (D) Museu Nacional de Imigração em Nova York


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2(ENEM - 2022)Número Original: 68Código: 12794927

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Função social das instituições culturais dentro dos debates sobre produção de memória e do saber histórico .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
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Hoje sou um ser inanimado, mas já tive vida pulsante em seivas vegetais, fui um ser vivo; é bem verdade que do reino vegetal, mas isso não me tirou a percepção de vida vivida como tamborete. Guardo apreço pelos meus criadores, as mãos que me fizeram, me venderam, e pelas mulheres que me usaram para suas vendas e de tantas outras maneiras. Essas pessoas, sim, tiveram suas subjetividades, singularidades e pluralidades, que estão incorporadas a mim. É preciso considerar que a nossa história, de móveis de museus, está para além da mera vinculação aos estilos e à patrimonialização que recebemos como bem material vinculado ao patrimônio imaterial. A nossa história está ligada aos dons individuais das pessoas e suas práticas sociais. Alguns indivíduos consagravam-se por terem determinados requisitos, tais como o conhecimento de modelos clássicos ou destreza nos desenhos. FREITAS, J. M.; OLIVEIRA, L. R. Memórias de um tamborete de baiana: as muitas vozes em um objeto de museu. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, n. 14, maio-ago. 2020 (adaptado). Ao descrever-se como patrimônio museológico, o objeto abordado no texto associa a sua história às habilidades artísticas e culturais dos sujeitos. vocações religiosas e pedagógicas dos mestres. naturezas antropológica e etnográfica dos expositores. preservações arquitetônica e visual dos conservatórios. competências econômica e financeira dos comerciantes. VOVOA


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3(UEL - 2022)Número Original: 20Código: 12917984

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Conceituação de memória e de história nos processos sociais das civilizações ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UEL 2022
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Leia o texto a seguir. Num lugar escolhido da biblioteca do mosteiro [de Ulm] ergue-se uma magnífica escultura barroca. É figura dupla da história. Na frente, Cronos, o deus alado. É um ancião com a fronte cingida; a mão esquerda segura um imenso livro do qual a direita tenta arrancar uma folha. Atrás, e em desaprumo, a própria história. O olhar é sério e perscrutador; um pé derruba uma cornucópia de onde escorre uma chuva de ouro e prata, sinal de instabilidade; a mão esquerda detém o gesto do deus, enquanto a direita exibe os instrumentos da história: o livro, o tinteiro e o estilo. RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007, p. 67. Segundo a mitologia grega, Clio, a musa da história, é filha de Zeus e de Mnemósine, a memória. Sobre memória e história, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. (| ) A memória é a recordação das coisas que ficaram no passado, desvinculada do presente e da experiência histórica. ( ) A história é a forma de conhecimento que investiga aquilo que os seres humanos construíram no tempo e no espaço; neste sentido, ela é materialista. (| ) A memória é mais verdadeira que a história, porque se relaciona com a experiência vivida pelo indivíduo, e a experiência é mais fidedigna que a representação. ( ) A memória coletiva é aquela que, compartilhada por um grupo, substitui a história devido ao conceito de experiência. ( ) A história utiliza-se dos veículos de memória para garantir a objetividade necessária a toda forma de co- nhecimento. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, F, V. b) V, V, V, F, F. c) F, V, F, F, V. d) F, F, V, V, F. e) F,F,F.V.V.


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4(ENEM - 2021)Número Original: 49Código: 10788031

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Perspectivas sobre a função dos patrimônios culturais e históricos da humanidade no mundo contemporâneo .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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TEXTO! Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade. Carta de Venera, 31 de maio de 1964. Disponível em we lpnan ate “Aceaso om: 7 Out 2018 TEXTO I Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade socioeconômica. O tombamento, ao decretar à imutabilidade do monumento, provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta, de destruição inevitável. TELLES. LS. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre: Caras 39S Escala Superior de Tenloia São Lourenço da Brindes. 1977 (ats926%) Escritos em temporalidade histórica aproximada, OS textos se distanciam ao apresentarem pontos de vistê diferentes sobre a(s) O ampliação do comércio de imagens sacras. O substituição de materiais de valor artístico. O políticas de conservação de bens culturais. O defesa da privatização de sitios arqueológicos. O medidas de salvaguarda de peças museológicas.


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5(UPE - 2021)Número Original: 21Código: 10081877

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Debates sobre as relações entre a sociedade brasileira e as instituições de preservação do patrimônio histórico no Brasil .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UPE 2021
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“O espírito de conservação do patrimônio histórico não se limita a uma atitude de piedade contemplativa e de memória. (...) Para além da ligação afetiva, traduz-se num compromisso real, numa mobilização das energias ao serviço da proteção, uma ética da salvaguarda exigente”. Fonte: LACROIX, Michel. O princípio de Noé ou a ética da salvaguarda. Lisboa: Instituto Piaget, 1997, p. 23. (Adaptado) Considerando o texto, nosso comportamento em relação ao patrimônio histórico deve ser de a) fruição, a admiração acrítica e desatenta. b) rejeição, pois são marcos do passado injusto e perverso. c) participação, ações efetivas e conscientes de preservação. d) negação, os valores celebrados não condizem com os nossos. e) apartação, o afastamento de um tempo histórico que não nos diz respeito.


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