Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Manifestações e movimentos sociais no Brasil do século XXI
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2022)Número Original: 21Código: 11716049

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Brasil.b Questões com imagens (Hist.) Manifestações sociais de ressignificação da memória política histórica no Brasil do século XXI .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2022
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: “No mundo todo, os monumentos estão sob contestação. Na cidade de São Paulo, uma série de monumentos vêm sendo questionados de várias formas por grupos e movimentos sociais. (...) O embate público com os lugares de memória oficiais não diz respeito apenas aos monumentos, mas também ao patrimônio arquitetônico e peças-chave dos acervos históricos do Estado de S. Paulo, como a Pinacoteca e o Museu Paulista.” Disponível em: https://sites.usp.br/demonumenta/demonumenta-apre/ Acesso em: 15 jun. 2021. O trecho é a apresentação do projeto Demonumenta, da USP. Nos últimos anos, movimentos sociais têm vandalizado, e mesmo destruído, monumentos urbanos. Qual das alternativas abaixo retrata essa situação? a) b) Um agente de segurança vigia o Taj Mahal, na Índia. c) d) Alunos recolhem lixo no Sítio Histórico Pedra do Pichação da estátua dos Bandeirantes, em Reino, em São José do Belmonte (PE). São Paulo (2016). e) Abandono do Casarão do Barbalho, em Salvador (2017).


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2022)Número Original: 28Código: 11574155

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Processos e fatos históricos sobre as manifestações de junho de 2013 e seus símbolos .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Em uma democracia viva, as fronteiras do que é “o possi- vel” estão constantemente em questão, deixam de ser óbvias e naturais. Questionar um aumento de tarifa de transporte significa também questionar como são elaborados os orça- mentos públicos, como são executados, como são estabele- cidas as prioridades. O mesmo vale para os protestos contra gastos com megaeventos como a Copa do Mundo e a Olim- píada. [...] Ao gritar e escrever “Não me representa”, quem se mani- festa não quer apenas que o sistema político mude seu modo de funcionar: pretende mudar o jeito como a representação política é entendida. (Marcos Nobre. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma, 2013.) (A) a prática de corrupção e desvio de dinheiro público, que sempre prevaleceu nos espaços decisórios da política brasileira, independentemente do grupo ou setor social hegemônico. (B) a manipulação dos manifestantes por partidos políticos, que desejavam derrubar a presidente e criar condições para uma mudança ideológica radical no comando polí- tico do país. (C) o esforço coletivo de segmentos políticos variados, que defendiam a redemocratização brasi e a superação da herança autoritária oriunda do regime civil-militar. (D) o dinamismo das mobilizações, que combinavam reivindi- cações pontuais com processos econômicos estruturais e colocavam em debate a mecânica de representação e as formas possíveis de participação política. (E) a ingenuidade dos manifestantes, que restringiam seus questionamentos a temas superficiais, sem perceber que o funcionamento geral da política depende das decisões políticas institucionais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FAMERP - 2021)Número Original: 30Código: 9060981

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Processos e fatos históricos sobre as manifestações de junho de 2013 e seus símbolos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2021
Questão de Vestibular - FAMERP 2021
Exibir texto da questão

As Revoltas de Junho não têm lideranças, palanques nem discursos. As passeatas se formam, se dividem e se reúnem sem roteiro estabelecido. É difícil até prever onde vão surgir e ganhar corpo. Organizam-se a partir de catalisadores nas redes sociais e no boca a boca das mensagens de texto. Tão importante quanto se sentir parte é fazer a sua própria mani- festação, é encenar a individualidade sem diluí-la no coletivo, sem colá-la em uma liderança ou grupo. (Marcos Nobre. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma, 2013.) A partir do texto, é possível afirmar que as revoltas de junho de 2013 no Brasil (A) representaram uma guinada conservadora e foram con- troladas por membros de partidos políticos de direita. (B) demonstraram a insatisfação dos jovens com a dificul- dade de acesso à tecnologia de ponta e organizaram-se de forma articulada e pacífica. (C) iniciaram-se nos protestos sindicais por aumentos de salários e questionaram os gastos públicos com grandes eventos esportivos. (D) assumiram postura política anti-institucional e amplia- ram-se com a divulgação dos protestos através de meios eletrônicos. (E) rejeitaram as demandas de indivíduos ou grupos espe- cíficos e reivindicaram mudanças na política econômica governamental.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPR - 2014)Número Original: 1Código: 7927879

Primeira Fase

Processos e fatos históricos sobre as manifestações de junho de 2013 e seus símbolos .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2014
Exibir texto da questão

Vemos abaixo duas das inúmeras apropriações dos símbolos nacionais brasileiros durante as manifestações de junho de 2013 em várias cidades do país. A. B. #veras que um filho teu não foge a luta Sobre os símbolos nacionais e suas apropriações, considere as afirmativas abaixo: 1. Os símbolos nacionais, como o hino nacional e a bandeira, foram criados em consonância com os anseios populares presentes nos períodos tanto da independência quanto da proclamação da república e da república velha, o que explica sua intensa utilização em manifestações populares até os dias atuais. 2. Na figura B, a modificação do lema original da bandeira, “Ordem e Progresso”, de inspiração positivista, para o lema “Em progresso” demonstra a vontade de mudança política e social expressa nas manifestações, a partir de uma iniciativa popular. 3. As apropriações de símbolos nacionais ajudaram a aglutinar forças sociais de diferentes extratos sociais, em especial das classes médias urbanas, nas manifestações de rua e nas redes sociais, em um amplo questionamento das ações do Estado, dos partidos políticos e das condições de vida atuais. 4. Os símbolos nacionais tiveram variados sentidos durante as manifestações de junho de 2013 — do apartidarismo, que reivindicava a união do povo em prol de mudanças sociais e políticas, até o antipartidarismo, que se voltou contra partidos em geral e partidos de esquerda em particular. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UDESC - 2019)Número Original: 30Código: 9717169

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

Movimento Negro brasileiro (século XXI).g Aspectos do racismo na sociedade brasileira a partir da exposição de dados em artigo de 2017 .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UDESC 2019
Exibir texto da questão

Observe os seguintes dados apresentados pelo artigo "Racismo: o que você tem a ver com isso?", publicado em março de 2017 no portal Unisinos Notícias. 1) Segundo o Mapa do Encarceramento no Brasil, de 2012, as prisões contavam com 1,5 mais negros que brancos. 2) Segundo o Mapa da Violência, de 2015, os dados referentes ao ano de 2013 indicam que foram assassinados, proporcionalmente, 173,6% mais negros que brancos. 3) Segundo o mesmo Mapa da Violência, de 2015, em 10 anos (de 2003 a 2013) o número de homicídios de mulheres negras aumentou 54%. Sabendo-se que o racismo é elemento historicamente constitutivo da sociedade brasileira, assim a análise dos dados: ) permite afirmar que não existe racismo no Brasil. ) permite constatar que a violência, no Brasil, atinge mais pessoas negras que brancas. ) indica que não há qualquer relação entre o racismo e a desigualdade social. ) permite afirmar uma diminuição nos atos violentos, tendo por vítimas mulheres negras, entre os anos de 2003 e 2013. E. ( ) não se relaciona, de forma alguma, com questões raciais. COWS


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?