Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UPE - 2019)Número Original: 40Código: 10019150

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Primeiro Dia

Métodos e conceitos sobre conhecimento e linguagem desenvolvidos pelo pensamento filosófico ao longo do tempo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Sobre a consciência crítica e a filosofia, atente ao texto a seguir: A filosofia é um conhecimento, uma forma de saber que, como tal, tem uma esfera própria de competência, a respeito da qual procura adquirir informações válidas, precisas e ordenadas. (MONDIN, Batista. Curso de Filosofia. São Paulo: Paulus, 1981, p. 7.) O autor da citação acima delimita a dimensão e o valor do saber filosófico na esfera do conhecimento. No alinhamento dessa discussão, é CORRETO afirmar que a) b) c) d) e) o primado da consciência filosófica, como saber racional e saber reflexivo, viabiliza a busca do conhecimento na sua inteireza. a filosofia é a simples esfera da competência experimental. o valor do saber filosófico paira na esfera da informação. a consciência crítica tem valor insignificante no adquirir conhecimento. a esfera do saber filosófico finca o valor do senso comum.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 8

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Métodos e conceitos sobre conhecimento e linguagem desenvolvidos pelo pensamento filosófico ao longo do tempo .f

Exibir Questões - UPE

Questões Parecidas

1(UPE - 2019)Número Original: 39Código: 10019158

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Primeiro Dia

Métodos e conceitos sobre conhecimento e linguagem desenvolvidos pelo pensamento filosófico ao longo do tempo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Sobre o conhecimento filosófico, considere o texto a seguir: O pensamento não é um dom do homem, senão uma aquisição precária que lhe custa muito esforço e pode ir-se entre as mãos. (AGUADO, Emiliano. Ortega Y Gasset. Madrid: Epesa, 1970, p. 107.) O texto do filósofo espanhol define claramente o valor do pensamento no plano filosófico. Nessa linha de raciocínio, é CORRETO afirmar que a) b) c) d) e) o pensamento filosófico requer muito esforço e pouca interpretação. o pensamento filosófico tem valor secundário na aquisição do conhecimento. a dimensão do pensamento se encontra no âmbito do esforço acrítico. o primado do conhecimento filosófico se restringe ao dom do homem. a singularidade do pensamento filosófico atrela-se ao esforço crítico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEMA - 2020)Número Original: 32Código: 7892786

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões de identificações (Filosofia) Métodos e conceitos sobre conhecimento e linguagem desenvolvidos pelo pensamento filosófico ao longo do tempo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Uma das questões comuns aos professores de Filosofia quando vão para suas atividades em sala de aula é a seguinte: Para que mesmo serve a Filosofia? Pela pergunta apresentada, parece que os alunos têm clareza para que serve as ciências de uma forma em geral e conseguem identificar o seu pragmatismo, mas quanto à Filosofia, parece não ficar clara a sua função. Analise a cena transcrita: A professora ou o professor de Biologia, ao terminar de explicar a aula sobre Leishmaniose, faz a seguinte atividade para os alunos: Analise as imagens relacionadas à leishmaniose e sintetize as informações pertinentes. Ao executar esse comando, a professora espera que o aluno saiba o que é o analisar e o sintetizar. Essa é uma condição de operacionalização do pensar que pode ser feita com imagens ou com conceitos para todas as ciências. Os procedimentos de análise e de sistematização pressupõem, necessariamente, comportamentos cognitivos de a) memorização e de aprendizagem. b) investigação e de organização. c) convencimento e de reflexão. d) focalização e de reação. e) inferência e de comando.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UPE - 2023)Número Original: 35Código: 13055005

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (filosofia).g Questões de identificações (Filosofia) Métodos e conceitos sobre conhecimento e linguagem desenvolvidos pelo pensamento filosófico ao longo do tempo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Leia a tirinha a seguir. MORDi A GOIABA ALGUMAS OU AO MENOS OU UMA NO CASO, E vi A LARVA! GOIABAS TEM UMA GOIABA GOIABA TEM METADE DE / \ ~ LARVAS! TEM LARVAS... UMA LARVA! UMA LARVA... ENTAO, GOIABAS TEM \ \ \ LARVAS! CALMA, 7 MANO... NAO GENERALIZE! Na linguagem da lógica, a conexão exemplificada na tirinha recebe o nome de Alexandre Beck 2470/17 a) proposição. b) paradoxo. c) oximoro. d) sentença. e) silogismo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UECE - 2019)Número Original: 3Código: 7856035

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Questões de identificações (Filosofia) Métodos e conceitos sobre conhecimento e linguagem desenvolvidos pelo pensamento filosófico ao longo do tempo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

Numa postagem do Facebook, um usuário afirma: Alguém apagou o vídeo em que mostra imagens de mulher nua Arregou Uma amiga comenta: Todo covarde é arregão... Todo estuprador é covarde... logo, todo estuprador é arregão... Observe que esse comentário constitui um argumento, com premissas e conclusão. Supondo que a palavra “covarde” tenha o mesmo significado nas duas premissas, a forma do argumento é A) B) C) D) falaciosa. modus ponens. modus tollens. silogistica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UEMA - 2019)Número Original: 6Código: 7893280

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões de identificações (Filosofia) Métodos e conceitos sobre conhecimento e linguagem desenvolvidos pelo pensamento filosófico ao longo do tempo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2019
Exibir texto da questão

Leia o texto para responder às questões que seguem. A FILOSOFIA NÃO É CIÊNCIA E ESTÁ FADADA A DESAPARECER A ciência distinta... Isso já diz muito, ou seja, não há ciência sem um regime em que as pessoas possam exprimir o que pensam, porque a ciência avança pelas contradições que tem, pela oposição das hipóteses emitidas. A ciência evolui no domínio das dúvidas, e não no domínio das verdades, da certeza absoluta, que é o domínio da religião. Como vamos excluindo as hipóteses que estão erradas, esta coisa avança, progride... Todo o resto da atividade humana não progride. Por isso filosofia não é ciência, porque nunca progride. Eu tenho o maior respeito pelos filósofos porque o objetivo da filosofia é o mesmo que o da ciência: explicar o mundo e a nós próprios. Agora, nós temos um bom processo e eles não têm, portanto estão fadados a desaparecer. O que é o objetivo da filosofia vai ser resolvido pela ciência, e a filosofia vai passar a história. Eu acho que os cientistas são os únicos que resolvem problemas, e [isso] é uma coisa de que as pessoas, habitualmente, não estão muito cientes. Problemas absolutamente fundamentais, que muita gente chamaria de metafísica, [como] a origem do universo, o que é a consciência e outros problemas muito mais triviais, como [matar] uma célula cancerígena, coisas assim. Isso é o que nós fazemos, resolver problemas. Fonte: www.ihu.unisinos.br/78-noticias/579601-filosofia-nao-e-ciencia-e-esta-fadada-a-desaparecer-afirma-pesquisador a) Identifique o argumento principal do texto. b) Diga por que a filosofia é imprescindível para a ciência.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?