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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2023)Número Original: 4Código: 12818385

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Estequiometria Simples
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Questão de Vestibular - USP 2023
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Os acontecimentos globais recentes mostraram a importância da oferta de fertilizantes nitrogenados, como amônia e ureia, para a manutenção da segurança alimentar da população mundial. As mudanças na disponibilidade de gás natural impactam diretamente a produção de fertilizantes nitrogenados. As reações a seguir mostram o processo de formação de amônia e ureia a partir do gás natural: (1) CHa(g) + H2O(g) > CO(g) + 3Ha(g) (II) Na(g) + 3H2(g) > 2NHa(g) (Ill) CO2(g) + 2NH3(g) > CO(NH>)>(s) + H>0(g) Com base nessas informações e seus conhecimentos, responda: a) Qual principal componente do gás natural utilizado na produção de fertilizantes nitrogenados? b) Uma outra forma de gerar H; para a reação Il é por meio da eletrólise da água utilizando energia solar. Escreva a equação balanceada da reação de eletrólise da água. Dê um argumento que justifique essa fonte de hidrogênio tornar o processo mais sustentável. c) O Brasil consome cerca de 6 milhões de toneladas de ureia por ano. Considerando que toda a produção de ureia tenha o metano como partida, qual a massa, em toneladas, de gás natural necessária para a obtenção de 6 milhões de toneladas de ureia? Considere que o metano corresponde a 50%, em massa, de gás natural. Note e adote: Massas molares (g/mol): H= 1; C=12;N=14;0= 16.


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Estequiometria Simples

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2016)Número Original: 18Código: 6387607

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Estequiometria com a reação balanceada .f Estequiometria com a reação explicitada .f Estequiometria com massa.f Estequiometria Simples com única etapa .f
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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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Um dirigível experimental usa hélio como fluido ascensional e octano (CsHss) como combustível em seu motor, para propulsão. Suponha que, no motor, ocorra a combustão completa do octano: Gg) + ZÉ 0,(8) — 8C0;(8)+9 H,0 (8) Para compensar a perda de massa do dirigível à medida que o combustível é queimado, parte da água contida nos gases de exaustão do motor é condensada e armazenada como lastro. O restante do vapor de água e o gás carbônico são liberados para a atmosfera. Qual é a porcentagem aproximada da massa de vapor de água formado que deve ser retida para que a massa de combustível queimado seja compensada? a) 11% b) 16% c) 39% d) 50% e) 70% Note e adote: Massa molar (g/mol):H0..... 18 Os 32 CO. da Cau 114


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 21Código: 6983591

Primeira Fase - Prova Q e X

Estequiometria com a reação não explicitada .f Estequiometria com a reação não balanceada .f Estequiometria Simples com única etapa .f Tópicos de estequiometria quanto ao tipo de reação (Reação de combustão) .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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A adição de biodiesel ao diesel tradicional é uma medida voltada para a diminuição das emissões de gases poluentes. Segundo um estudo da FIPE, graças a um aumento no uso de biodiesel no Brasil, entre 2008 e 2011, evitou-se a emissão de 11 milhões de toneladas de CO, (gás carbônico). (Adaptado de Guilherme Profeta, “Da cozinha para o seu carro: cúrcuma utilizada como aditivo de biodiesel”. Cruzeiro do Sul, 10/04/2018.) Dados de massas molares em g:mol”: H=1, C=12, 0=16. Considerando as informações dadas e levando em conta que o diesel pode ser caracterizado pela fórmula mínima (ChnHs,n), é correto afirmar que entre 2008 e 2011 o biodiesel substituiu aproximadamente a) 3,5 milhões de toneladas de diesel. b) 11 milhões de toneladas de diesel. c) 22 milhões de toneladas de diesel. d) 35 milhões de toneladas de diesel.


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     A     
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     D     
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3(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 47Código: 6890858

Primeiro exame de qualificação

Estequiometria com a reação balanceada .f Estequiometria com gases na CNTP .f Estequiometria com a reação explicitada .f Estequiometria com massa.f Estequiometria Simples com única etapa .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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A hemoglobina é uma proteína de elevada massa molar, responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Esse transporte pode ser representado pela equação química abaixo, em que HB corresponde à hemoglobina. HB+40,> HB(O,), Em um experimento, constatou-se que 1 g de hemoglobina é capaz de transportar 2,24 x 10“L de oxigênio molecular com comportamento ideal, nas CNTP. A massa molar, em g/mol, da hemoglobina utilizada no experimento é igual a: A) 1 x 10° B) 2 x 10° C) 3 x 10° ( ( (C) (D) 4 x 10°


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UERJ- RJ - 2019)Número Original: 37Código: 6977111

Simulado

Estequiometria com a reação balanceada .f Estequiometria com a reação explicitada .f Estequiometria com massa.f Estequiometria Simples com única etapa .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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A equação química a seguir representa a obtenção de ferro metálico a partir de seu minério. 2 Fe,O, (s) + 3 C (s) > 4 Fe (s) + 3 CO, (g) Admitindo um rendimento de 100%, a massa de Fe,O,, em quilogramas, necessária para a obtenção de 28 kg de ferro metálico corresponde a:


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     A     
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     D     
     E     




5(UNICAMP - 2021)Número Original: 36Código: 9157478

Primeira Fase - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Biológicas e Saúde - Prova Q e Z

Estequiometria com a reação não explicitada .f Estequiometria com a reação não balanceada .f Estequiometria com massa.f Estequiometria Simples com única etapa .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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O Brasil é líder mundial na produção do etanol, que substitui grande parte da gasolina. Um dos fatores a considerar nessa substituição é a geração de CO, no processo global de produção e uso. O impacto na etapa final de uso pode ser avaliado por um cálculo simplificado. Por exemplo, um carro médio consome 1.000 g de etanol combustível ou 700 g de gasolina comercial para percorrer 10 km. Nessas condições, a queima de 700 g de gasolina comercial leva à formação de 1.962 g de CO». Assim, nas condições apresentadas, a diferença em massa de dióxido de carbono emitido na combustão, quando se substitui a gasolina comercial por etanol combustível, é de aproximadamente a) 1649; a relação estequiométrica C5H,0:0, é de 1:3,5. b) 499; a relação estequiométrica C,H,0:0; é de 1:3. c) 1649; a relação estequiométrica C5H,0:0; é de 1:3. d) 499; a relação estequiométrica C5H,0:0, é de 1:3,5. Dados: 1.000 gramas de etanol combustível apresentam 940 g de etanol e 60 g de água: massas molares (g mol’): C.H,O = 46; CO, = 44.


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