Se os tubarões fossem homens
Se os tubarões fossem homens, eles seriam mais
gentis com os peixes pequenos?
Certamente, se os tubarões fossem homens,
fariam construir resistentes gaiolas no mar para os peixes
pequenos, com todo o tipo de alimento, tanto animal como
vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre
água fresca e adotariam todas as providências sanitárias.
Naturalmente haveria também escolas nas
gaiolas. Nas aulas, os peixinhos aprenderiam como nadar
para a goela dos tubarões. Eles aprenderiam, por exemplo,
a usar a geografia para localizar os grandes tubarões
deitados preguiçosamente por aí. A aula principal seria,
naturalmente, a formação moral dos peixinhos. A eles seria
ensinado que o ato mais grandioso e mais sublime é o
sacrifício alegre de um peixinho e que todos deveriam
acreditar nos tubarões, sobretudo quando estes dissessem
que cuidavam de sua felicidade futura. Os peixinhos
saberiam que este futuro só estaria garantido se
aprendessem a obediência
Cada peixinho que na guerra matasse alguns
peixinhos inimigos seria condecorado com uma pequena
Ordem das Algas e receberia o título de her
BRECHT. 8. Historias do Sr. Kouner. 5ão Paulo: Ed. 34, 2008 (adaptado)
Como produção humana, a literatura veicula valores que
nem sempre estão representados diretamente no texto,
mas são transfigurados pela linguagem literária e podem
até entrar em contradição com as convenções sociais e
revelar o quanto a sociedade perverteu os valores
humanos que ela própria criou. É o que ocorre na narrativa
do dramaturgo alemão Bertolt Brecht mostrada. Por meio
da hipótese apresentada, o autor
O demonstra o quanto a literatura pode ser alienadora ao
retratar, de modo positivo, as relações de opressão
existentes na sociedade.
O revela a ação predatória do homem no mar,
questionando a utilização dos recursos naturais pelo
homem ocidental.
@ defende que a força colonizadora e civilizatória do
homem ocidental valorizou a organização das
sociedades africanas e asiáticas, elevando-as ao
modo de organização cultural e social da sociedade
moderna
@ questiona o modo de organização das sociedades
ocidentais capitalistas, que se desenvolveram
fundamentadas nas relações de opressão em que os
mais fortes exploram os mais fracos.
@ evidencia a dinâmica social do trabalho coletivo em
que os mais fortes colaboram com os mais fracos, de
modo a guiá-los na realização de tarefas.