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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2011)Número Original: 38Código: 3174

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Intradisciplinar Igreja Católica na Idade Média.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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O café tem origem na região onde hoje se encontra a Eti mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente cristã”. THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado). A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao ® ateísmo. O judaísmo. @ hinduísmo. O islamismo. O protestantismo.


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Igreja Católica na Idade Média.g

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2013)Número Original: 13Código: 30089

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Intradisciplinar Igreja Católica na Idade Média.g Atualidades (História)
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido. DUBY,G. Ano 1000 ano 2000 na plsta dos nossos medos. “São Pao: Unasp, 1988 (adaptado) Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de mercantilização das crenças religiosas. transformação das representações sociais. disseminação do ateísmo nos países de maioria cristã. diminuição da distância entre saber científico e eclesiástico. amadurecimento da consciência ligada à civilização moderna. v “000


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2(UEA - 2016)Número Original: 13Código: 7821782

Macro - Conhecimentos Gerais

Representação espacial na perspectiva cultural da cristandade medieval ao longo da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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A questão de como decorar as igrejas cristãs fez reviver as discussões sobre o problema geral da imagem e o seu uso na religião cristã. O Papa Gregório Magno, que viveu no final do século VI, defendeu o seu uso, argu- mentando que muitos membros da Igreja não sabiam ler nem escrever e, que, para ensiná-los, essas imagens eram úteis. Disse ele: “A pintura pode fazer pelos analfa- betos o que a escrita faz pelos que sabem ler”. (Ermest H. Gombrich. A história da arte, 1993. Adaptado.) A decisão tomada pelo Papa Gregório Magno expressava (A) a adoção pelas pequenas comunidades cristas de conteúdos politeístas e fetichistas das tribos germã- nicas. o empenho eclesiástico em se manter fiel às proi- bições dos textos originais e fundamentadores do monoteísmo. a oposição do papado à preservação de qualquer ele- mento cultural oriundo da tradição clássica romana. o esforço de adaptação do catolicismo às condições históricas caracterizadas pela derrocada do Império Romano e pela formação dos reinos bárbaros. a necessidade do cristianismo romano de combater a expansão do movimento protestante na Europa.


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3(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 48Código: 6077763

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Aspectos da doutrina cristã na construção do poder da Igreja Católica durante a Idade Média.f Europa.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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Deus criador do universo fixou duas grandes luminárias no firmamento do céu: a luminária maior para dirigir o dia e a luminária menor para dirigir a noite. Da mesma maneira, para o firmamento da Igreja universal, como se se tratasse do Céu, no- meou duas grandes dignidades; a maior para tomar a direção das almas, como se estas fossem dias, a menor para tomar a direção dos corpos, como se estes fossem as noites. Estas dignidades são a autoridade pontifícia e o poder real. Assim como a Lua deriva a sua luz da do Sol e na verdade é inferior ao Sol tanto em quantidade como em qualidade, em posição como em efeito, da mesma maneira o poder real deriva o esplendor da sua dignidade da autoridade pontifícia: e quanto mais intimamente se lhe unir, tanto maior será a luz com que é adomado; quanto mais prolongar [essa união], mais crescerá em esplendor. (Apud Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos) No documento — escrito pelo papa Inocêncio IT, em 1198 é correto identificar (A) a recuperação de um preceito dos primeiros tempos do cristianismo, que defendia a pureza da alma e a pecami- nosidade do corpo. (B) uma associação entre a estrutura moral dos monarcas e a aprovação dos seus governos pelas autoridades religiosas. (C) acondenação de todas as teorias que adotavam a cosmo- logia divina sobre a constituição do poder dos líderes da Igreja Católica. (D) uma determinada visão sobre as relações hierárquicas entre o poder espiritual e o poder temporal no mundo medieval europeu. (©) osresquicios de uma concepção da Antiguidade Oriental que reconhecia a supremacia das religiões monoteistas sobre o paganismo.


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4(FGV - SP - 2013)Número Original: 47Código: 6341601

Segundo Semestre - Primeira Fase - Administração

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a perseguição e a conversão forçada de judeus ao cristianismo no período da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Leia o texto abaixo com atenção e depois considere as afirmações que o seguem. Durante muito tempo considerou-se que a Idade Média conheceu apenas o antijudaísmo, que se aplicava aos judeus como assassinos do Cristo e cegos à verdadeira fé, diferentemente do antissemitismo moderno, ideologia laica fundada sobre um critério racial. Ao que tudo indica, a Idade Média ignora a noção de raça, tal qual ela é formulada no século XIX, e é antes a constituição da cristandade como totalidade unificada que leva então à rejeição dos judeus, enquanto não cristãos e não como povo julgado inferior. De fato, uma conversão ao cristianismo torna possível sua integração social, mesmo se permanece sempre algo da antiga condição que a conversão não chega jamais a abolir completamente. BASCHET, J. A civilização feudal. Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006, p. 238. I As perseguições aos judeus durante a Idade Média tem as mesmas justificativas daquelas estabelecidas pelos nazistas no século XX. Il A noção de cristandade estabelecida na Idade Média previa a constituição de uma unidade religiosa, política, cultural e racial. Ill Mesmo convertidos ao cristianismo, antigos judeus não estiveram completamente a salvo de perseguições durante a Idade Média. Está correto apenas o que afirma em I. I. Ml. tell. tle lll. MONOD


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5(ENEM - 2022)Número Original: 78Código: 12794896

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Processos e fatos históricos sobre a influência política, econômica e cultural da igreja católica a partir do período medieval .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
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TEXTO | Manda o Santo Ofício da Inquisição que ninguém, seja qual for seu estado, idade ou condição, pare com carroça, caleça ou montaria nem atrapalhe com mesas ou cadeiras o centro das ruas, que vão da Inquisição a São Domingos, nem atravesse a procissão em ponto algum da ida ou da volta, amanhã, 19 do corrente, em que se celebrará auto de fé. E também que nem nesse dia nem nos dos açoites ouse alguém atirar nos réus maçãs, pedras, laranjas nem outra coisa qualquer. PALMA, R. Anais da Inquisição de Lima. São Paulo: Edusp; Giordano, 1992 (adaptado). TEXTO II Como acontece em todos os ritos, o sentido do auto da fé é conferido pela sequência dos atos que o compõem. Os lugares, as posturas, os gestos, as palavras são fixados previamente em toda a sua complexidade. Por isso, o auto da fé apresenta momentos fortes — durante a preparação, a encenação, o ato e a recepção — que convém seguir em seus pormenores. BETHENCOURT, F. Historia das Inquisições: Portugal, Espanha e Itália — séculos XV-XIX. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. O rito mencionado nos textos demonstra a capacidade da Igreja em abrandar cerimônias de punição. favorecer anseios de violência. criticar políticas de disciplina. produzir padrões de conduta. ordenar cultos de heresia. VOVOO


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